O que é cultura organizacional e como ela afeta a produtividade da empresa?

Compartilhe:

Uma organização não é somente composta por bens corpóreos e materiais. Na verdade, poderíamos dizer que a sua essência é completamente imaterial. Uma empresa pode se constituir de insumos, material humano e tecnologia.

Contudo, o que lhe dá vida e confere individualidade diante das demais empresas é o conjunto de valores, crenças, objetivos e propósitos que constituem a sua razão de ser, a finalidade para a qual foi idealizada pelo empreendedor. Isso é justamente o que é cultura organizacional, também chamada de cultura corporativa.

A cultura organizacional envolve uma série de outros temas empresariais, já que ela refletirá na forma como serão desenvolvidas as atividades, na qualidade dos produtos ou serviços produzidos pela organização e, até mesmo, no grau de motivação e engajamento dos colaboradores nos negócios da empresa, refletindo, consequentemente, na própria produtividade e desempenho da organização no mercado. Neste post, vamos falar um pouco mais sobre cultura organizacional e como ela afeta a produtividade da empresa. Confira:

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional pode ser conceituada como o conjunto de valores, objetivos, símbolos, hábitos, comportamentos, política e crenças de uma organização.

Como se vê, é um termo complexo e muito abrangente, comportando desde a forma como o ambiente físico de uma empresa é estruturado — por meio da disposição e tipo dos móveis, se favorece a interação entre os colaboradores ou não, se o ambiente é mais sério ou mais descontraído, etc. — até a forma como são mantidas as relações interpessoais entre os colaboradores e entre estes e suas lideranças, impactando, também, no clima organizacional e, consequentemente, na produtividade da empresa.

A cultura define o propósito da corporação, embasando as metas e objetivos a serem perseguidos, e pode sofrer mudanças ao longo do tempo para se adaptar às mudanças sociais.

No entanto, deve-se preservar os valores e princípios maiores da organização, como a honestidade nos negócios, o espírito competitivo e o primado da qualidade dos produtos e serviços postos no mercado.

Impactos da cultura organizacional na sociedade

A cultura organizacional não se reflete apenas dentro da empresa, mas interfere, também, no seu status no mercado e na visão dos seus clientes.

Atualmente, os consumidores não desejam apenas adquirir produtos ou serviços. Agora os clientes investigam a cultura da organização, seus valores, sua forma de agir no mercado, a forma como produz seus produtos — se utiliza trabalho escravo, se a empresa preserva o meio ambiente, se valoriza os seus colaboradores, etc. — tudo isso é levado em consideração antes de fazer a escolha dentre os concorrentes. Compra-se muito mais ideias e estilos de vida, do que simplesmente um produto.

Cultura organizacional e produtividade

A motivação é considera atualmente como o principal fator que determina o desempenho dos funcionários de uma organização, refletindo no grau de zelo e comprometimento com que eles desenvolvem suas atividades, e no engajamento com os objetivos e metas da organização.

Por isso mesmo, funcionários motivados são também mais produtivos, gerando bons resultados para a empresa. Nesse tema, a cultura organizacional tem grande importância e assume um papel essencial como fator de motivação da equipe.

Isso porque, numa organização em que se prima pelo respeito aos clientes, valorização dos trabalhadores, qualidade dos produtos e serviços fornecidos, desenvolvimento sustentável, prática do trabalho colaborativo e onde se mantém boas relações interpessoais, os trabalhos são realizados de forma mais leve e entusiasmada, levando, consequentemente, ao aumento da produtividade.

Trabalhadores mais felizes e satisfeitos com as condições de trabalho terão orgulho e gratidão pela organização, e certamente irão se empenhar muito mais na busca pelo seu sucesso.

Gostou do nosso artigo sobre o que é cultura organizacional e como interfere na produtividade da empresa? Sabe de mais algum aspecto dessa relação? Deixe seu comentário!

Compartilhe:

1 comentário em “O que é cultura organizacional e como ela afeta a produtividade da empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.