Descubra o que é chatbot e como ele otimiza seu RH

O uso de soluções tecnológicas é uma das principais estratégias para otimizar os processos de qualquer empresa. Essa questão vem se tornando cada vez mais importante, dada a grande competitividade do mercado na era da Revolução 4.0. Nesse sentido, o uso de chatbot para RH tem se mostrado um diferencial importante.

No entanto, é comum se deparar com algumas dúvidas. Afinal, o que exatamente é chatbot? Como ele pode ser utilizado pelo RH? Quais são os benefícios?

Neste post, você encontrará as respostas definitivas para essas perguntas. Confira!

O que é chatbot?

Um chatbot nada mais é do que um robô digital desenvolvido com base em Inteligência Artificial (IA) para promover um atendimento sem intervenção humana. Isso significa que ele assume um chat de conversa e responde perguntas, tira dúvidas e oferece informações específicas de acordo com o que a pessoa solicita.

Em outras palavras, é um robô que simula um atendente humano. Com sua grande capacidade de interpretar textos, ele identifica a necessidade do interlocutor e responde de acordo com o que foi programado.

Consequentemente, sua utilização se popularizou rapidamente no mercado — tanto no atendimento ao cliente (uso externo) quanto aos profissionais da própria empresa (uso interno).

Como usar o chatbot para RH?

No uso interno, o chatbot se mostrou uma ferramenta extremamente valiosa para o setor de Recursos Humanos. Sua implementação pode ser pontual ou mais abrangente, de acordo com as necessidades específicas de cada empresa. Um grande exemplo disso é o uso para melhorar e agilizar o recrutamento.

O principal benefício desta ferramenta é a otimização do atendimento aos profissionais. Com um chatbot à disposição, as dúvidas mais comuns dos colaboradores da empresa podem ser tiradas imediatamente.

Informações sobre planos de saúde e outros benefícios, holerites, jornadas de trabalho e férias, por exemplo, são consultadas diretamente pelo chat. Os profissionais encontram as respostas para cada pergunta no próprio computador, sem precisar entrar em contato direto com os profissionais.

Além disso, com a mesma tecnologia do chatbot, podemos contar com softwares capazes de auxiliar no processo de recrutamento e seleção de candidatos. Assim, o RH passa a ser capaz de organizar com mais precisão os dados e até mesmo focar em pontos relevantes do perfil que deseja para preencher uma vaga.

Leia mais: Revolucione o seu processo de recrutamento e seleção com a solução cognitiva MXM-Recruitment

Vale destacar que, em casos mais complexos, o próprio chatbot pode indicar quem é a pessoa mais apta para ajudar — informando, inclusive, os dados para contato. Como você pode imaginar, os benefícios do seu uso são muitos!

Quais são as vantagens dessa tecnologia?

O primeiro grande diferencial é a otimização do tempo de toda a empresa. O volume de atendimentos internos, por exemplo, é um dos grandes obstáculos para a eficiência do RH, pois é comum que haja muitas dúvidas sobre assuntos relativamente simples.

O uso do chatbot transfere essa responsabilidade para um sistema digital que pode atender todos ao mesmo tempo, dando informações completas e detalhadas sempre que necessário. Com isso, os profissionais do RH podem focar em outras atividades que demandam mais atenção.

A redução de custos também é significativa. Afinal, quanto maior a empresa, mais funcionários o RH precisaria ter simplesmente para focar na comunicação interna — sem falar da burocracia envolvida.

No fim, são soluções simples mas que podem aumentar a produtividade de uma empresa. Por isso, adote o chatbot para RH e veja como a eficiência operacional do setor pode crescer rapidamente!

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