O mundo é imprevisível, mas a infraestrutura tecnológica não

Compartilhe:

O ambiente em que vivemos e trabalhamos tem mudado drasticamente. Nos últimos anos, vimos as tecnologias móveis e sociais transformarem a maneira como interagimos e fazemos negócio. A interação online e a explosão de dados criam fluxos imprevisíveis entre diversas redes de tecnologia.

Agora vemos a revolução digital dar espaço à nova Era Cognitiva. Cargas de trabalho cognitivas requerem uma infraestrutura capaz de sintetizar quantidades massivas de dados extraídos de um ecossistema tecnológico enorme, incluindo nuvem pública, privada e híbrida, assim como dispositivos distribuídos e Internet das Coisas (Internet of Things).

Portanto, se antes eram necessários recursos altamente seguros e disponíveis para armazenar e gerenciar esse volume, hoje a infraestrutura tecnológica se torna essencial também para repensar a melhor maneira de superar os desafios mais urgentes que as empresas enfrentam.

Nesse atual cenário, os consumidores e as organizações têm cada vez mais expectativas. Os clientes esperam acesso à informação e respostas personalizadas em tempo real. Já as empresas demandam que a tecnologia gere mais valor ao seu negócio. Os líderes de TI, que até então eram vistos apenas como técnicos, agora têm um papel estratégico e devem abrir suas empresas a novas tecnologias.

Para avançar nessa jornada de transformação, as empresas devem ter flexibilidade para se adaptar a condições de negócio que mudam rapidamente. Desenvolver uma infraestrutura de TI segura que se ajuste rápido às mudanças imprevisíveis do mercado é essencial. Não ter essa capacidade pode resultar em queda da receita, impacto negativo na marca e perda de clientes para a concorrência.

Muito mais do que um diálogo sobre o gerenciamento de custos do sistema ou as opções de sistema operacional, a conversa sobre TI agora gira em torno de sucesso ou fracasso no mercado. Fazer os investimentos corretos em tecnologia transformacional e mudar as mentalidades existentes são essenciais para uma estratégia de negócio digital de sucesso.

Para lidar com a imprevisibilidade e sobreviver às mudanças constantes, é preciso preparar seus sistemas para o futuro. Na nova era dos negócios cognitivos, dominar nuvem híbrida e evoluir a infraestrutura de TI serão decisivos no plano de negócios do novo líder de TI.

 

Créditos autorais:  Vice Presidente – Systems Hardware IBM Latin America
Fonte: IBM Systems Brasil Blog


E você, está preparado para competir em um mundo imprevisível?
Entre em contato conosco pelo telefone (21) 3233-2300 e prepare sua empresa para enfrentar a imprevisibilidade!

Não deixe de baixar gratuitamente nosso Glossário de TI e conheça 8 termos importantíssimos desta área!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.