Negócio escalável: qual o papel do ERP para o sucesso?

Alguns empresários têm certo receio de expandir seus negócios, pois isso aumenta a complexidade do trabalho e abre espaço para vários erros. Reestruturar sua empresa para atender mais clientes com mais qualidade é um grande investimento, algo que muitos pretendem evitar. Porém, quando você tem um negócio escalável, esse processo se torna bem mais simples.

Para aqueles que não conhecem o termo, escalabilidade diz respeito à capacidade de “aumentar a escala”, quando sua empresa pode aumentar suas atividades sem atingir um ponto de quebra. Em geral, isso depende do desempenho das ferramentas usadas no seu negócio, como o Enterprise Resource Planning, ou ERP.

O ERP, por sua vez, é um software de gestão que facilita o trabalho de administração de clientes. Ele é um dos componentes que você deve aplicar em sua empresa para produzir uma boa escalabilidade.

Para que você entenda o papel do ERP na construção de um negócio escalável, listamos aqui 4 benefícios que essa ferramenta traz para sua empresa. Acompanhe!

Maior controle e precisão de dados

Uma das principais dificuldades de muitas empresas em crescimento é manter as informações do negócio sempre organizadas e precisas. Falhas no registro de determinadas métricas podem levar a decisões empresariais ruins.

Com a ajuda de uma ferramenta de ERP, boa parte dos dados sobre seus clientes pode ser registrada e atualizada automaticamente, minimizando as possibilidades de erro. Com um sistema escalável, será mais fácil manter o controle à medida que o negócio cresce.

Acompanhamento da conversão de clientes

A taxa de conversão de clientes é uma das métricas mais importantes para um negócio escalável. De forma simples, conversão é a fração do público que avança na jornada do cliente, se aproximando mais da decisão de compra.

Usando tal ferramenta, você pode classificar cada cliente em sua base, de acordo com seu estágio de compra, e gerar métricas que indiquem com alguma precisão sua taxa de conversão a cada momento.

Informações estratégicas para tomada de decisões

A partir dos dados registrados sobre seu público, é possível traçar diversos planos para aumentar a rentabilidade da empresa, além de analisar o limite da escalabilidade do seu negócio. Sem o cruzamento de métricas, não é possível entender o a influência que cada ação tem na empresa como um todo.

Esse tipo de informação estratégica é o que permite desenvolver planos com maior rentabilidade para sua companhia.

Administração mais fácil de novos clientes

Por fim, o ERP é a melhor ferramenta para captar e encaminhar rapidamente novos leads em sua base. Como boa parte do processo é automatizada e/ou padronizada, não há tanta dificuldade em manter o controle desses contatos e do processo de atendimento.

Considerando que o crescimento do negócio envolve o aumento do volume de vendas, é fundamental ter um sistema que dê conta desse influxo de leads sem dificuldade.

Levando esses pontos em conta, você já deve entender a importância do ERP para construir um negócio escalável. Se você quiser descobrir como escolher um sistema desses para seu negócio, veja nosso artigo sobre como escolher um ERP de alta performance agora mesmo.


Baixe nosso e-book e saiba quais são os principais módulos ERP, suas diferenças e como escolher os melhores para a
eficácia do seu negócio. Faça o download agora mesmo gratuitamente e fique por dentro desse sistema que pode mudar sua empresa!

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *