A Alfaparf é uma multinacional italiana especializada em cosmética capilar, com foco na fabricação de produtos profissionais de alta qualidade para diferentes tipos de cabelos. Com mais de 40 anos de atuação, e há mais de 20 no mercado brasileiro, a Alfaparf está presente em 87 países e é reconhecida como uma das maiores marcas do segmento em todo mundo.
Com o intuito de incentivar o desenvolvimento do mercado de beleza nacional, a corporação oferece educação profissionalizante para que cabeleireiros e funcionários de salões aprendam novas técnicas e dominem as últimas tendências do setor.
A parceria entre a MXM e a Alfaparf se iniciou assim que a holding se instalou em solo brasileiro, no início dos anos 2000 e, ao longo desses 20 anos, sugeriu a seus distribuidores plataforma de gestão MXM-WebManager para otimizar suas operações de BackOffice no Brasil.
Confira a seguir as recentes conquistas operacionais alcançadas pelo grupo DBDC, maior distribuidor de produtos Alfaparf no Brasil, através das soluções de gestão desenvolvidas pela MXM Sistemas:
Desafios Superados:
Em janeiro de 2020 a Alfaparf fechou um contrato exclusivo com a DBDC (Distribuidora Brasileira de Cosméticos e Participações) para distribuição, faturamento e entrega de seus produtos no Brasil. A operação estava prevista para iniciar no mês de maio, mas as companhias não contavam com os desafios que seriam impostos pela pandemia da Covid-19.
Diante de um período de menos de quatro meses para estruturar um canal de distribuição em território brasileiro, a Alfaparf entrou em contato com a MXM Sistemas, que rapidamente iniciou o processo de implementação do software MXM-WebManager na distribuidora.
Para isso, os consultores da MXM apoiaram na implementação dos módulos gestão de processos, fiscal com emissão de DANFE, plano orçamentário, patrimônio e outros. Segundo Igor Fernandes (Coordenador de TI da DBDC), “a MXM também estimulou a capacitação dos nossos key users (usuários-chave) através de treinamentos específicos sobre as funcionalidades de cada um dos módulos”.
Sendo assim, o comprometimento das equipes da MXM, da Alfaparf e da DBDC fizeram com que a distribuidora iniciasse suas transações dentro do prazo definido.
De acordo com Fabrizio Grisci (Diretor de TI da Alfaparf), “Todos colaboraram da melhor forma possível para o sucesso da implementação em meio à pandemia. Mesmo com um prazo restrito, a distribuidora conseguiu emitir todas as notas fiscais necessárias para o desenvolvimento das suas atividades administrativas e operações comerciais. Esta conquista foi um verdadeiro mérito coletivo!”, e Igor complementa: “Sabíamos que a meta era apertada, mas felizmente conseguimos implementar o projeto em um ou dois meses antes de replicarmos para toda empresa. E em um período de 1 ano e meio dobramos a meta porque o projeto inicial contemplava 4 empresas em 4 diferentes estados e na metade de 2021 já estávamos com 8 empresas operando em 8 estados brasileiros. Tudo isso foi possível porque tivemos o apoio da MXM para a resolução de todas as questões que encontrávamos no processo. Essa proximidade da MXM com seus clientes é um grande diferencial”.
Oportunidades Conquistadas:
Durante os dois últimos anos foram realizadas diversas reuniões de alinhamento semanais entre as empresas, a fim de manter o sistema funcionando adequadamente e estimular o desenvolvimento tecnológico das equipes de TI envolvidas. O Diretor de TI da Alfaparf comenta que “até os dias de hoje estas reuniões são feitas e isso demonstra o quanto a MXM é uma empresa parceira! Afinal, poucos fornecedores de sistemas estão dispostos a reunir profissionais para gerar mais avanços”.
Com o objetivo de obedecer às regras de negócios da DBDC, o ERP da MXM sofreu customizações específicas para agilizar e facilitar o fluxo de trabalho da distribuidora.
Além de auxiliar na implementação dos módulos do ERP, a MXM Sistemas também conseguiu otimizar a segurança da informação da distribuidora, principalmente quando seus colaboradores adotaram o regime de home-office durante o isolamento social. “Não enfrentamos dificuldades em infraestrutura para habilitar o trabalho remoto na DBDC, afinal, o ERP da MXM conseguiu propiciar toda mobilidade necessária por ser um sistema web”, comenta Igor.
Resultados Observados:
Diante de um grande desafio é comum que dificuldades surjam, contudo, em qualquer segmento de negócio, o diferencial é como as organizações enfrentam estes obstáculos. Nestas circunstâncias, uma sólida parceria entre fornecedor e empresa é crucial para o sucesso dos negócios.
E foi com o apoio da MXM que a DBDC conseguiu:
- Emitir notas fiscais em tempo recorde, respeitando todos os prazos estipulados;
- Fortalecer a segurança da informação e o desenvolvimento tecnológico das empresas;
- Adquirir flexibilidade operacional e operações administrativas mais ágeis;
- Conquistar mobilidade e facilitar o trabalho remoto entre os colaboradores; e
- Desenvolver operações comerciais em ambiente 100% web.
“Toda equipe MXM é bastante prestativa, até mesmo diante das etapas mais críticas, como na ocasião da implementação do TI e o Go Live. Sou grato à equipe e ao Vice-Presidente de Operações da MXM, Guilherme Carrullo, que também nos prestou suporte em vários momentos. A responsabilidade deste projeto é enorme e não podemos permitir que nosso negócio pare, portanto, muito obrigado a todos!”, agradece Fabrizio.
“Esta conquista não seria alcançada sem o apoio da consultoria e do SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário). Nossas executivas de contas prestaram um ótimo serviço e o Diretor de Serviços Marco Bellio também acompanhou todo o projeto de perto”, acrescenta Igor Fernandes.
Quer resultados como estes para a sua empresa?
Converse agora mesmo com um dos nossos especialistas pelo WhatsApp Business (21) 97632-7230 e prepare-se para ser o protagonista da transformação digital na sua empresa. Faça como mais de 350 grupos socioeconômicos e escolha a MXM Sistemas para levar o seu negócio para o próximo nível.