Módulos do SPED: Conheça mais sobre EFD ICMS/IPI.

obrigatoriedades fisicais perguntas ICMS IPI 01 2

Grandes empresas precisam da melhor performance no planejamento contábil. Por causa disto a MXM Sistemas investe constantemente em soluções inovadoras para facilitar o controle dos gestores sobre as exigências governamentais. Já que o mercado como um todo ainda possui muitas dúvidas sobre as reformulações do sistema Sped implementado, criamos no nosso blog uma série de artigos sobre sistema tributário e documentos fiscais obrigatórios. Acompanhe aqui algumas das principais perguntas e respostas para que você contribuinte e sua equipe tenham mais informações sobre o tema.

O Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) é uma solução tecnológica sofisticada, que padroniza os arquivos digitais relacionados às escriturações fiscais e contábeis dentro de um formato digital. Já a Escrituração Fiscal Digital – EFD se constitui de um conjunto de documentos fiscais e registros de apurações de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte. Este arquivo deverá ser assinado digitalmente e transmitido via Internet ao ambiente Sped. Essa e outras informações são de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal.

No caso do EFD-ICMS/IPI, o arquivo trata da escrituração digital dos livros contábeis com as informações relativas a esses dois impostos, e contempla: Livro Registro de Inventário; Livro Registro de Saídas; Livro Registro de Entradas; Livro Registro de Apuração de ICMS; Livro Registro de Apuração de IPI; Livro Registro do Controle de Produção e Estoque; Documento Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente. A entrega do EFD-ICMS/IPI é obrigatória para todos os contribuintes do ICMS e IPI em território nacional. Ao realizar a entrega desse arquivo digital com os documentos referentes a cada um dos livros fiscais descritos, a sua impressão não é mais necessária.

Conheça mais sobre o EFD-ICMS/IPI com algumas das principais perguntas e respostas:

1 – Onde se encontra a legislação aplicável à EFD-ICMS/IPI?

A legislação geral se encontra em  http://sped.rfb.gov.br/pastalegislacao/show/518. Já a legislação de cada estado deve ser consultada no respectivo site da Secretaria de Fazenda.

2 – Quantos arquivos devem ser enviados?

Um arquivo para cada mês civil de apuração dos impostos (ICMS e IPI) para um mesmo CNPJ + IE.

3 – Quem pode assinar a EFD-ICMS/IPI?

I – Se o informante for pessoa jurídica: os 8 primeiros dígitos do CNPJ do certificado do assinante deverão ser os mesmos do informante da escrituração. Neste caso será aceito certificado de pessoa jurídica: e-CNPJ ou e-PJ. Caso o informante seja pessoa física: o CPF do certificado do assinante também deverá ser o mesmo do informante da escrituração e será aceito certificado de pessoa física (e-CPF).

II – Se o signatário da escrituração constar no Sistema CNPJ da RFB como representante legal do informante da escrituração, isto o qualifica para assinar a EFD-ICMS/IPI de qualquer estabelecimento da empresa. 

III – Se o signatário da escrituração estiver atuando como procurador do declarante da escrituração devidamente habilitado no Sistema de Procuração Eletrônica com procuração, poderá então assinar a escrituração fiscal. A procuração deverá estar válida na data da transmissão do arquivo da escrituração fiscal, e é específica para assinar a EFD-ICMS/IPI e outorgada para cada estabelecimento, não se estendendo o mandato às demais filiais.

IV – No caso de sucessão, a EFD-ICMS/IPI pode ser assinada com certificado digital da sucessora se o CNPJ da sucedida estiver extinto no cadastro CNPJ da RFB por um dos seguintes eventos: incorporação, fusão ou cisão total, e se a EFD-ICMS/IPI referir-se a período de apuração anterior ao da data da sucessão.

4 – Qual a periodicidade da EFD-ICMS/IPI?

Mensal. As informações são relativas a um mês civil ou fração, ainda que as apurações dos impostos (ICMS e IPI) sejam efetuadas em períodos inferiores a um mês. 

5 – Quantos arquivos devem ser enviados?

Um arquivo a cada mês civil de apuração dos impostos (ICMS e IPI) em um mesmo CNPJ + IE. 

Para mais dúvidas sobre EFD ICMS/IPI, clique aqui.

Deseja inovação na gestão de sua área contábil e fiscal?

Estratégia e gestão contábil é com o MXM-WebManager. Mais que um sistema de gestão ERP, uma plataforma online de gestão empresarial ideal para grandes e médias empresas que procuram qualidade, performance e soluções inovadoras. As soluções da MXM Sistemas são desenvolvidas em conformidade com a Receita Federal Brasileira e utilizam a mais avançada tecnologia para a integração entre Sped e ERP.

Sua simplicidade operacional é resultado da lógica aplicada no desenvolvimento, permitindo a inclusão e alteração de lançamentos na mesma rotina, facilitando assim o uso e garantindo a integridade dos dados contábeis e fiscais. Com apenas alguns cliques no MXM-WebManager, sua organização é capaz de gerir e obedecer às obrigações fiscais de maneira segura e completa, desde a geração até a validação e consolidação das informações do arquivo.

Implante já seu EFD-Reinf. Entre em contato com a MXM Sistemas.

Aqui no blog criamos matérias exclusivas sobre o setor contábil. Além disso, sugerimos que faça o download gratuito de dois ebooks!

Sabia que através de um Planejamento Contábil de Sucesso você consegue avaliar a saúde financeira do seu negócio? Escolha o formato ideal do sistema de gestão para a sua empresa com o Guia dos Módulos ERP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.