Como fazer a migração de ERP sem impactos?

migracao erp sem impactos blog mxm 01

Considerar a migração de ERP (Enterprise Resource Planning) é essencial para quem quer adequar o negócio às demandas necessárias na rotina organizacional. Isso porque um sistema integrado garante diversas vantagens quando bem selecionado e executado. 

Mesmo que toda mudança envolva transtornos, ainda é possível fazê-la sem muito impacto no empreendimento, por meio de medidas que vão desde o planejamento até a implementação. O desafio é realizar isso sem prejuízos. 

Para esclarecer o assunto, mostraremos a seguir a importância de fazer a transação de dados, como escolher um fornecedor e algumas orientações que valem a pena serem seguidas para uma maior chance de sucesso. Boa leitura!  

A importância da migração de ERP em alguns casos 

É normal não mexermos em tecnologias que ainda são capazes de suprir as necessidades da empresa. No entanto, mesmo que seja difícil no início, é importante considerar a migração de ERP em alguns casos, quando o sistema não está mais adequado para aquele momento. 

Um dos panoramas mais comuns é o crescimento do negócio. Depois de instaladas as aplicações, em um dado período, logo depois elas não suportam mais os processos complexos das atividades. Assim, é necessário um sistema integrado completo

E não só isso. Com a modernidade, os softwares ficam obsoletos e não atendem mais as demandas empresariais. Por isso, geram despesas desnecessárias e deve haver uma migração em prol da economia.  

Dicas para trocar o sistema de gestão sem impactos 

Determinar a hora de migrar o ERP pode ser uma tarefa árdua. Mas com um bom planejamento você consegue mudar para uma ferramenta muito melhor e ver retorno de cada recurso investido. Confira a seguir algumas dicas para fazer a transação sem impactos. 

Mapeamento dos processos 

Primeiramente, é necessário elaborar estratégias divididas em fases para a empresa acompanhar e monitorar de perto. Saber o que acontecerá em cada etapa é muito útil para que tudo saia como o esperado e de forma tranquila. 

Importação de dados 

Não perder seus dados antigos e importantes deve ser um dos pontos a serem levados em conta nesse processo. Para isso acontecer sem transtornos, pesquise com cada fornecedor se há possibilidade de importar os dados para o sistema fornecido por ele. 

Não se esqueça de tirar todas as suas dúvidas e perguntar como ocorre a importação, qual é o formato do arquivo utilizado e se haverá custos extras. Isso tudo serve para que a mudança seja a mais segura possível. 

Alinhamento com a equipe 

Sair de um sistema para outro não é algo do dia a dia nas empresas e, por ser complexa, a adaptação precisa de toda a atenção dos responsáveis de cada setor. Por isso, comunique a sua equipe sobre a alteração, para alinhá-los à estratégia de implementação e às necessidades e expectativas. 

Período de adaptação 

Quando as ordens são dadas pelas gerência, é normal haver um prazo para início e conclusão do projeto. Porém, além disso, é necessário contabilizar uma data para adaptação do novo sistema de gestão. Isso garante que todos os envolvidos consigam enviar dali pra frente todas suas informações de maneira correta. 

A escolha do novo fornecedor 

É preciso ter em mente a eficiência e o reinvestimento quando for pesquisar os fornecedores. Um software tem módulos para os mais variados setores, como estoque e financeiro. Por isso, analise flexibilidade, ferramentas e capacidade de integração. 

Além disso, avalie a trajetória da empresa no mercado em que atua. É necessário contar com fornecedores experientes e qualificados, que acompanhem as transformações e fiquem atentos às inovações.  

Qualquer tomada de decisão em uma organização visa o crescimento. Muitas vezes, é necessária a transformação em processos internos, como no caso da migração de ERP. Para fazer isso com sucesso, siga nossas dicas e realize as alterações da melhor forma.

Mudar de ERP é o que sua empresa precisa para otimizar seus processos e ter mais segurança? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções. Nós podemos ajudar!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.