Migração de ERP: como saber que é preciso trocar o sistema atual?

Migração de ERP: como saber que é preciso trocar o sistema atual?

Certamente, sua empresa já conta com um ERP e entende as facilidades que a automação e organização trazem para seus processos corporativos. Mas o tempo passou e as funcionalidades do sistema podem não mais ser suficientes para o seu negócio. Será que é a hora de fazer a migração de ERP?

Neste post, você vai descobrir quando é preciso investir em um novo sistema de gestão. Além disso, conheça os principais mitos sobre esse processo de implantação!

Os sinais de que um novo ERP se faz necessário

A resposta para essa pergunta pode não ser tão simples. Afinal, as necessidades e o perfil variam de uma empresa para outra. Assim, é preciso avaliar as características de cada negócio. Mas existem alguns pontos importantes que devem ser considerados. Veja só.

Baixa qualidade de suporte

Esse é um dos principais sinais que indicam a necessidade da migração de ERP. Quando o atendimento do prestador de serviço apresenta problemas, como profissionais com baixa qualificação e dificuldades no contato, é necessário buscar uma nova solução.

Diante dessa ineficiência, sua empresa poderá ficar com o sistema indisponível durante muito tempo, o suficiente para perder oportunidades e travar o andamento dos processos. Por isso que, nesse caso, o melhor é procurar um fornecedor mais competente.

ERP local

Se você ainda usa um sistema instalado localmente nas máquinas, é aconselhado um ERP na nuvem. Esse modelo é mais econômico, escalável, seguro e prático. Além disso, fornece maior mobilidade e flexibilidade, permitindo a colaboração em tempo real das atividades feitas por sua equipe.

Mudança de necessidades

Pode ser que seu negócio tenha novas necessidades, prioridades ou mesmo tenha uma nova estrutura com processos diferentes daqueles embarcados no ERP atual. O resultado é que a empresa começa a realizar algumas tarefas manualmente ou adota sistemas complementares que aumentam os custos e reduzem o potencial de automação. Um novo ERP pode resolver essas dificuldades.

Aumento nos custos de manutenção

Será que os custos para manter seu sistema atual ainda são condizentes com o que é apresentado no mercado? Você pode estar pagamento mais caro do que deveria.

Alterações legais

Seu sistema pode estar inadequado à legislação brasileira. Como assim? As obrigações acessórias no Brasil são bem complexas. Não atender a essas exigências pode gerar multas e juros. Por isso, se seu ERP tem dificuldades em atender à legislação vigente, o melhor é trocá-lo.

Esses são apenas alguns dos sinais que você pode estar sentindo em seu negócio. Mas alguns ainda assim não fazem a troca de ERP devido a temores e inverdades que cercam essa operação. Vamos falar sobre isso!

Os principais mitos sobre a migração de ERP

Vai ser preciso recadastrar todos os dados no novo sistema

Não necessariamente. Provavelmente, o seu ERP atual pode gerar um arquivo de exportação que será importado pelo novo sistema.

A implementação é muito demorada

Isso depende bastante. É preciso avaliar a infraestrutura do negócio, os requisitos de sistema, a configuração do software e o treinamento no ERP. O que leva mais tempo é a importação dos dados, levando de alguns dias a semanas, dependendo do caso.

A troca é mais cara do que manter o ERP atual

O custo da migração e da implantação do novo ERP depende bastante do tamanho da empresa e da estrutura de suas operações quando comparado às funções do sistema.

Normalmente, a troca do software traz vantagens econômicas a longo prazo. Ganhos na produtividade, redução de falhas e melhorias no atendimento contribuem para o fortalecimento da marca e consequentes avanços no mercado.

A verdade é que manter um sistema que não atende às suas necessidades pode trazer muito prejuízos financeiros a longo prazo, justificando o investimento em um novo ERP mais adequado. Com um parceiro confiável e que tenha expertise no mercado, é possível tornar a migração de ERP mais tranquila e segura.

Entre em contato com a MXM para entender melhor como essa mudança pode ser benéfica e tirar todas as suas dúvidas de uma vez por todas!


Quer conhecer mais sobre ERP e saber os módulos disponíveis para sua empresa? Então, baixe agora mesmo nosso e-book gratuito Guia dos Módulos ERP e entenda as diferenças e saiba como escolher os melhores módulos para seu negócio:

CTA modulos erp primeira versao com borda 01 1 6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.