Metodologias ágeis estão em toda parte! É a maneira como o mundo da tecnologia e a maioria das organizações operam depois de abandonar os procedimentos de implementação em cascata.
No entanto, uma das principais questões que todas as organizações enfrentam ao implementar essas metodologias é: “Como gerenciar nossas finanças agora?”. Neste artigo, nós trazemos algumas dicas para fazer a administração do ser financeiro em um ambiente ágil. Vamos nessa?
O que são metodologias ágeis?
Ágil é um método popular no desenvolvimento de software que se caracteriza por práticas iterativas e incrementais. Elas buscam explorar ciclos de feedback juntamente a estruturas organizacionais flexíveis e colaborativas como um mecanismo de enfrentamento a mudança e incertezas.
Desde o lançamento de seu manifesto em 2001, as práticas ágeis entraram no mercado de TI e se estabeleceram em termos de desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. Embora existam vários tipos disponíveis para atender a cada desejo de projeto, tudo é baseado nos princípios básicos do manifesto ágil.
Kanban
Inicialmente, o conceito foi introduzido como um sistema de manufatura enxuta e lentamente se dirigiu para equipes de desenvolvimento de software ágeis. Esse método usa elementos visuais para desenvolver e gerenciar projetos.
Scrum
Semelhante ao Kanban, divide as fases de desenvolvimento em estágios ou ciclos chamados “sprints”. O tempo de desenvolvimento de cada um é maximizado e dedicado, gerindo assim apenas um por vez.
Lean
Apesar de ter muitas semelhanças, a Lean não é considerada uma metodologia ágil. Trata-se de um conjunto de conhecimentos denominado mais especificamente “Manufatura Enxuta”. Em suma, ela diz para eliminar implacavelmente tudo o que não agrega valor — reuniões, tarefas e documentações desnecessárias —, além de métodos ineficientes de trabalho, como multitarefa.
Como elas beneficiam a gestão financeira?
A agilidade empresarial é fundamental para equipes financeiras, já que as competências organizacionais devem ser desempenhadas da melhor forma, garantindo o crescimento do negócio. Ao adotar metodologias ágeis nesse setor, alguns dos benefícios conquistados são:
- velocidade de decisão aprimorada;
- equalização de dados;
- controle inteligente de indicadores;
- redução da complexidade;
- gestão eficiente de recursos.
Como aplicar as metodologias ágeis no setor financeiro da sua empresa?
As equipes de finanças, que geralmente contam com modelos de planilha complicados, processos baseados em e-mail e intranet — sem mencionar os longos ciclos de entrega —, se beneficiam muito com a aplicação de abordagens ágeis para planejar investimentos. Adotar os processos abaixo vai ajudar nessa jornada.
Aumente a velocidade de decisão
As equipes Scrum estão no centro das técnicas ágeis. São pequenos grupos multifuncionais que trabalham lado a lado, verificando diariamente atualizações de progresso rápido e resolução de problemas.
O departamento de finanças tem a opção de aplicar essa abordagem com pequenas equipes que se reúnem com frequência e têm autoridade funcional para tomar decisões com velocidade para levar os projetos adiante.
Democratize os dados
Ter uma única fonte para planejar investimentos em tecnologia — como um ERP — elimina debates sobre conjuntos de dados concorrentes, concentra as discussões em insights para apoiar as necessidades de negócios em constante mudança, permite decisões orçamentárias mais rápidas e estimula a colaboração entre finanças corporativas e equipes de TI. Isso também se torna fácil ao utilizar soluções que adotam o armazenamento de dados na nuvem.
Projete ativos para reutilização
Soluções reutilizáveis são essenciais para a eficiência e são caracterizadas pela modularidade (código com funcionamento independente) e interoperabilidade (integração a partir de protocolos padrão). Mas esse conceito também é aplicado a “ativos leves”, como processos de negócios que são reutilizados.
As empresas que adotam metodologias ágeis na gestão financeira ganham vantagem competitiva quando se trata de responder rapidamente às mudanças nas necessidades de negócios e na dinâmica do mercado.
Alcançar melhores níveis de agilidade requer novas maneiras de pensar sobre orçamentos e previsões, bem como abordagens diferentes para esses processos críticos. Considere reservar um momento para avaliar como aplicar alguns desses conceitos para se tornar mais eficiente e produtivo.
Gostou do artigo e quer receber outros conteúdos sobre gestão e tecnologia? Assine nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente no seu e-mail!
Curtiu o artigo? Aproveite e baixe o nosso kit de e-books gratuitos sobre gestão empresarial.