Agilidade e produtividade: conheça a Metodologia de Implantação da MXM Sistemas

metodologia de implantacao
Compartilhe:
CTA telas mobile mxm webmanager final 01 4

Com o intuito de reduzir o tempo de implantação e aumentar a assertividade de suas soluções, a MXM Sistemas S/A lançou em março de 2018 uma inovadora metodologia de implantação de sistemas. Através de um cronograma bem definido, com etapas pré-determinadas, a nova metodologia otimiza e facilita o acompanhamento e treinamento dos usuários ao sistema de gestão ERP MXM-WebManager.

A principal premissa da metodologia de implantação desenvolvida pela MXM é concluir projetos com melhor qualidade e em menos tempo, promovendo a maior economia possível de recursos humanos e materiais, sempre com foco na satisfação dos clientes.

De acordo com Marco Giusseppi Bellio, Diretor de Serviços da unidade MXM-Rio, “Entendemos que nossos clientes precisam dar foco ao seus negócios e a implementação de um sistema não deve ser um fardo. Por este motivo, nossa metodologia busca atender tudo aquilo que o mercado ERP deseja entregar aos seus clientes nos quesitos de: agilidade, objetividade, parceria e qualidade”.

Confira a seguir o vídeo explicativo sobre a metodologia de implantação da MXM Sistemas S/A:

Diferenciais e vantagens da metodologia de implantação MXM:

Durante o processo de implantação do MXM-WebManager na edtech Estante Mágica foi levantada a necessidade de integração do sistema com uma plataforma de front-office para a geração de informações contábeis e fiscais para o escritório de contabilidade do cliente. Portanto, a metodologia de implementação foi ajustada unindo as equipes da MXM e da Estante Mágica em busca de soluções rápidas: “Um dos desafios que tivemos foi que a arquitetura de implantação ocorreu em meio a pandemia, mas nada disso nos fez esmorecer diante das dificuldades […] Os consultores da MXM foram ótimos e realizaram diversos treinamentos remotos com nossos times, já em home office. Portanto, nossa comunicação foi realizada através de vídeo conferências, ligações e mensagem de texto… tudo foi resolvido rapidamente”. – Comenta Graça Peixoto, CFO da Estante Mágica.

Saiba mais sobre o MXM-WebManager: clique aqui e confira o folder digital da solução.

Para que a metodologia de implantação da MXM Sistemas cumpra seu objetivo, dois importantes elementos são elencados para o projeto: o Núcleo de Pré-Implantação e o Executivo de Contas.

NPI (Núcleo de Pré-Implantação)

O NPI é o Núcleo que coordena a atuação da arquitetura e planejamento, orientando a implantação da Plataforma de Gestão MXM-WebManager no cliente. O resultado final do trabalho do núcleo é um desenho da solução que será implantada, além do fornecimento de bases parametrizadas e o direcionamento do esforço da ordem de implantação dos módulos do projeto.

“Quando o Mapa Estratégico é desenvolvido pelo NPI, somos capazes de minimizar riscos desconhecidos ainda no momento da venda. Além disso, entregamos uma base pré-parametrizada com cadastros populados com dados pré-existentes do cliente. Esta é uma verdadeira demonstração de parceria com nossos clientes”. – Afirma Marco Bellio.

Executivos de Contas

O Executivo de Contas conduz o projeto seguindo a metodologia de implantação da MXM. É o responsável por monitorar e acompanhar clientes e projetos em relação aos serviços prestados pela MXM. Basicamente, o Executivo de Contas é o ponto de referência para o cliente, atuando em todas as fases do planejamento e desenvolvimento do projeto, desde o início até a entrega.

O processo de implementação dirigido pelo Núcleo de Pré-Implantação e guiado pelos Executivos de Contas busca levar aos clientes os seguintes ganhos competitivos:

  • Facilidade na implantação, manutenção e utilização da solução;
  • Redução no tempo de implantação do sistema de gestão ERP da MXM;
  • Eficiência com alto nível de integração, com processos mais simples e intuitivos;
  • Excelência na relação custo-benefício do produto e serviços atrelados;
  • Operações otimizadas, diminuindo a quantidade de equipes por área;
  • Eliminação de rotinas manuais e repetitivas, reduzindo a sobrecarga de trabalho; e
  • Maior qualidade no produto final devido à parametrização e apoio dos especialistas da MXM.

Etapas do processo de implementação do MXM-WebManager:

A metodologia de implantação da plataforma de gestão MXM-WebManager recomenda reuniões regulares para acompanhar o projeto, investigar ajustes necessários e propor revisões das atividades contempladas no cronograma definido na abertura do projeto.

“Nossa metodologia de implantação concentra-se primordialmente no negócio do cliente, oferecendo um ERP em produção no tempo mais curto possível, sem perder a qualidade em processos. Prova disto é que, antes mesmo do Go Live do projeto, não abrimos mão de realizar diversos testes integrados em bases de homologação, tornando esta metodologia verdadeiramente vencedora”. – Conclui Bellio.

Conheça a seguir as etapas da Metodologia de Implantação desenvolvida pela MXM Sistemas S/A:

  • Etapa 1: Preparação

Nesta etapa inicial do projeto, o departamento comercial promove uma reunião interna de alinhamento com a finalidade de preparar os profissionais envolvidos no projeto. Em seguida, é organizada uma reunião inaugural com o cliente, com o objetivo principal de apresentar todos os times da MXM envolvidos na implementação do sistema.

Neste encontro, além de alinhar as expectativas de ambas equipes, o escopo do trabalho é definido e o Questionário de Arquitetura é entregue ao cliente. As respostas deste questionário auxiliam os arquitetos de solução a compreender o negócio do cliente, assim como as necessidades que precisam ser supridas através dos módulos contratados.

  • Etapa 2: Planejamento

Com base nas respostas obtidas através do Questionário de Arquitetura, uma nova reunião é realizada com o intuito de oferecer um overview dos módulos contratados, obter informações adicionais sobre o negócio e verificar se o cliente compreende todas as etapas do processo de implementação.

Após a conclusão do levantamento do planejamento é elaborado um mapa estratégico da solução que será apresentada e submetida à aprovação do cliente. Ainda nesta etapa, o NPI implementa a base de dados padrão com informações específicas do cliente, tais como: plano de contas, centro de custos, fluxo de caixa, clientes, fornecedores, produtos, itens patrimoniais e outros.

Etapa 3: Execução

Na fase de execução, a equipe de consultoria da MXM Sistemas alocada no projeto torna-se responsável por desenvolver treinamentos presenciais no cliente, com a intenção de capacitar usuários e esclarecer eventuais dúvidas.

Neste estágio o consultor e o usuário do sistema executam testes integrados para homologar todos os processos levantados no desenho da solução, simulando a operação do sistema no dia a dia do cliente. Após a validação dos processos é agendada uma reunião denominada “go-no-go” para que seja decidido se o projeto entra ou não em produção.

  • Etapa 4: Pós-implantação

A última etapa começa com a operação assistida, pela qual o consultor de implantação acompanha a execução das atividades em produção. Com o relatório assinado pelo cliente em mãos, o Executivo de Contas registra as lições aprendidas e encerra o projeto. A partir desse momento, o cliente passa a contar com Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) para dar suporte à sua operação, caso necessário.

Sobre a MXM Sistemas S/A:

Fundada em 1990, a MXM Sistemas é uma empresa brasileira que investe constantemente em tecnologia de ponta para desenvolver soluções empresariais inovadoras. Com o intuito de aprimorar a gestão de organizações instaladas em solo nacional, a MXM atua no mercado corporativo atendendo às necessidades de companhias que demandam de uma gestão de alta qualidade para obter ganhos de produtividade e vantagem competitiva no mercado.

Com unidades no Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Portal Alegre, a MXM Sistemas oferece soluções integradas de gestão, visando atender demandas operacionais, contábeis, fiscais, tecnológicas e de infraestrutura empresarial, complementando sua robusta linha de produtos com uma equipe profissional, capacitada e com alto conhecimento técnico em diversos segmentos de mercado.

Ao longo de sua história, a MXM Sistemas tornou-se reconhecida no mercado por seus sistemas de gestão empresarial de alto valor, auxiliando as empresas a controlarem seus negócios através de uma plataforma integrada.

Com larga experiência no atendimento a empresas nacionais e internacionais – desde uma fase startup a uma operação consolidada no Brasil –, a MXM se posiciona como uma provedora de soluções tecnológicas com um portfólio abrangente, que vai desde a venda de hardware e software, serviços gerenciados de computação em nuvem até consultoria e outsourcing de serviços de TI.

Atualmente a MXM atende uma sólida carteira de clientes formada por organizações nacionais e multinacionais de diversos portes e segmentos, oferecendo serviços profissionais de TI altamente qualificados e soluções empresariais totalmente on-line e aderentes à legislação brasileira.

Siga a MXM Sistemas: Site | Facebook  | Instagram | LinkedIn | SlideShare | Twitter | YouTube

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.