Para que sua empresa consiga melhorar os seus resultados financeiros de curto e longo prazo, é necessário adotar novas abordagens quanto à gestão do negócio. Anteriormente, as regras que orientavam toda a dinâmica de trabalho eram estabelecidas de forma informal, mas agora é necessário buscar melhores práticas de governança corporativa.
Essa ideia representa a busca por um ambiente interno mais formal e organizado, fornecendo mais segurança para os acionistas e investidores sobre como a empresa é conduzida. Se você quer entender como melhorar esse aspecto do seu negócio, continue a leitura e veja nossas dicas!
O que é a governança corporativa?
A governança corporativa representa o sistema em que uma empresa é administrada, controlada e guiada por seus líderes. Esse conjunto de normativas pode ser composto por regulamentos, regras internas, regimento ou qualquer outra descrição formal que estabeleça diretrizes para o comportamento da empresa.
Essas noções são relativamente recentes no Brasil, mas já cumprem um papel importante na melhoria da transparência nas empresas e na prevenção de fraudes que prejudicam investidores e demais indivíduos vinculados à corporação.
Assim, o principal objetivo da governança corporativa é profissionalizar a gestão empresarial e garantir mais autonomia para cada líder no processo de tomada de decisão. Isso deve ser feito com base em regras previamente estabelecidas.
Quais são os princípios da governança corporativa?
A governança corporativa pode ser aplicada em uma empresa por meio de 4 princípios, sendo eles:
- equidade;
- prestação de contas;
- transparência;
- responsabilidade corporativa.
Com a aplicação da governança corporativa, esses princípios são transformados em atitudes para assegurar uma empresa com melhor desempenho.
Quais são as melhores práticas de governança corporativa?
Existe uma metodologia criada pelos professores José Paschoal Rossetti Adriana Solé que pode ajudar a aplicar esse conceito, chamada de 8 Ps da Governança corporativa. Essas letras apresentam o seguinte significado:
- Propriedade: é necessário saber como o capital social está organizado na empresa;
- Princípios: consistem no alicerce da governança corporativa, devendo ser compartilhados e aceitos por todos;
- Propósitos: são úteis para alinhar missão, visão e planejamento estratégico da empresa;
- Papéis: deve-se ter bem estabelecido cada função na organização
- Poder: é preciso ter lideranças legítimas e capazes;
- Práticas: devem proporcionar eficiência, organização e transparência na empresa;
- Pessoas: é preciso medir a qualidade do capital humano da instituição;
- Perenidade: empresas devem adotar soluções para crescerem e se manterem ativas no mercado.
Ao colocar em prática cada um desses conceitos, a empresa consegue ganhar eficiência e garantir que a governança corporativa seja eficiente.
Quais são os principais resultados para a empresa?
Por meio de mudanças na governança corporativa da empresa é possível ter mais transparência quanto aos processos internos e identificar quais são os principais gargalos do negócio.
Desse modo, é possível proceder com ajustes em diversos setores e otimizar as rotinas da equipe. Isso representa uma significativa redução dos custos, que é resultante da melhoria dos processos internos e do ganho de produtividade de todo o time.
Viu como melhores práticas de governança corporativa podem transformar o seu negócio? Entender como implementar esse formato é o primeiro passo para desenvolver uma versão otimizada de sua empresa. Então não perca mais tempo e comece a aplicar essas melhorias agora mesmo!
Um negócio estagnado é perigoso tanto para a cultura organizacional quanto para seus lucros. Para evitar esse problema, preparamos um eBook especial: nele você entenderá quais são os principais entraves para o crescimento, assim como as melhores tecnologias para turbinar seus negócios. Faça o download gratuito do guia aqui ou clique no banner abaixo:
Gostou do nosso artigo? Curta nossa página no Facebook e confira conteúdos incríveis para alavancar os seus projetos!