CONVERSA FRANCA MXM | Liderança Corporativa

Liderança Corporativa
Compartilhe:

O “Conversa Franca MXM” é o quadro de entrevista com a presidência, diretores e gestores da MXM Sistemas, onde são abordados diversos assuntos de gestão empresarial e tecnologia.

As transmissões foram realizadas através da plataforma Microsoft Teams e todo o conteúdo já foi divulgado internamente entre todos os colaboradores e PJs de todas as unidades.

CONVERSA FRANCA MXM | ANO I – Nº 4
Entrevistado: Rafael Terra – Vice Presidente de Tecnologia da MXM
Tema: Liderança Corporativa

Dando sequência à série de entrevistas, o assunto dessa vez expõe opiniões, do profissional, sobre pontos cruciais para qualquer pessoa que deseja liderar uma equipe.

Conheça um pouco mais sobre este profissional da MXM numa conversa descontraída, onde ele mostra que, apesar de desafiador, o tema pode ser visto de maneira simples e objetiva.

1. Trajetória profissional

Sou graduado em Informática pela Estácio de Sá e tenho Pós-Graduação na UFRJ, mas não quero parar por aí. Meu objetivo é nos próximos 5 anos começar meu mestrado e, em sequência, fazer o doutorado.

Comecei a trabalhar no Centro de Eletrônica da Marinha, onde tive contato com a Informática de baixo nível. Trabalhando com computadores da década de 70 pude aprender e entender esta tecnologia desde seus primórdios. Entrei na MXM como programador Jr. 1 e passei por todas os setores da área de Desenvolvimento. Acredito que isso tenha sido meu grande diferencial, o que me deu base para apoiar
as equipes até hoje.

2. Tema central

Um grande divisor de águas para mim foi fazer coaching com uma profissional muito competente, que me apresentou inúmeros pontos importantes sobre a liderança corporativa. A questão mais importante foi entender o conceito da palavra empatia.

Sempre fui muito técnico, o que muito me ajudou a liderar projetos, mas só consegui saber bem o que é liderar pessoas quando apliquei empatia com a minha equipe. Quando uma pessoa entra na sua sala e você para aquilo que que está fazendo para dar atenção exclusiva, tudo muda. Ou simplesmente dizer com franqueza: “Olha, agora não posso, mas te chamo assim que puder dar atenção total a você.” Através deste conceito, pude aplicar melhor a liderança corporativa, entender melhor cada indivíduo, o que ele espera da vida, seus problemas e angústias. Pude também dar e ouvir conselhos.

Procuro dar os direcionamentos sempre de acordo com o caminho que acredito ser possível na empresa. Assim eu posso orientar sobre o que estudar, indicar uma futura promoção ou até mesmo a buscar uma oportunidade em outro setor. Empatia mudou a minha vida como líder e tive muitos feedbacks positivos das pessoas à minha volta, o que me trouxe ainda mais motivação para continuar.

Às vezes o dia a dia nos impede de liderar, pois os problemas não permitem um tempo de reflexão conjunta. O home office também atrapalha um pouco, já que reduz o contato entre as pessoas. Por isso, sempre que falo com o meu time eu peço que liguem a câmera para conseguir ver os olhos das pessoas, seja qual for o assunto. Antes da pandemia fazíamos com frequência uma integração com o time: café da manhã, churrascos e sempre tinha um bolo às sextas-feiras (mesmo no meio do expediente). Agora, com o isolamento social, temos que usar outras estratégias como um café da manhã virtual, por exemplo. Liderar sem contato é muito difícil.

3. Considerações finais do entrevistado

3.1. Se você pudesse dar apenas uma dica profissional a alguém, qual seria?

Estude, pois este é único bem que ninguém consegue tirar de você.

3.2. Qual o maior aprendizado que você teve em sua vida profissional?

Não existe vida pessoal e profissional, existe a vida. E como líderes precisamos saber lidar com qualquer adversidade.

3.3. Para você, qual o valor mais precioso de um profissional?

Conhecimento.

4. Qual o seu recado para os colaboradores da MXM?

Se cuidem, aproveitem este momento que passamos para estudar, aprender outras coisas, começar um curso on-line, ficar mais tempo com seus parentes. É isso o que importa.

Clique na imagem abaixo para assistir à entrevista na íntegra.


Interessado em gestão empresarial? Confira o kit que preparamos para você. Baixe o nosso kit de e-books gratuitos sobre gestão empresarial.

kit de ebooks gestão
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.