Para que uma empresa possa monitorar corretamente os resultados de suas operações, a utilização de indicadores é fundamental. Entre essas métricas, algumas das mais importantes são os KPIs financeiros, que apresentam a função de indicar se o negócio será capaz de alcançar suas metas no que tange às finanças empresariais.
Mesmo que você não tenha uma formação específica no setor de finanças, esses indicadores serão essenciais para que haja um diagnóstico completo dos processos da empresa, permitindo que ocorra um acompanhamento eficiente da saúde financeira empresarial em tempos de crise econômica, por exemplo.
Pensando nisso, preparamos este texto com o objetivo de mostrar como essas métricas financeiras são importantes para o negócio. Confira agora!
O que são KPIs financeiros?
KPI é uma sigla em inglês para Key Performance Indicator, que em português quer dizer Indicador Chave de Desempenho. Sua função é mensurar a performance, resultado e desempenho das estratégias utilizadas por uma empresa. Eles são essenciais para averiguar os esforços e se as ações desenvolvidas estão produzindo o retorno almejado.
Essas métricas visam a análise e o desempenho do setor financeiro, apresentando eficientes relatórios e contam com diversos indicadores para isso. Cada um deles apresenta um determinado objetivo e você deve utilizar aqueles que melhor possam suprir com as necessidades da sua empresa.
Qual a importância desses KPIs?
A grande vantagem dos KPIs financeiros é a possibilidade de analisar seus resultados reais, os custos despendidos, a qualidade dos serviços e o desempenho do seu setor de finanças. Tudo isso permite que você tenha uma melhor tomada de decisão com base em informações verídicas, garantindo, dessa forma, uma melhor opção.
É preciso salientar que essas métricas devem ser aplicadas considerando o seu segmento de atuação, levando em conta seus dados anteriores, visto que não é benéfico para a empresa criar metas altas ou impossíveis e que gerem resultados negativos ao negócio.
Quais são os principais KPIs financeiros?
EBITDA
Esse é um dos KPIs financeiros mais importantes, pois demonstra o desempenho e produtividade do seu negócio levando em conta influências externas. É basicamente uma geração operacional do caixa do empreendimento somente com as atividades operacionais.
Para o seu cálculo, é preciso utilizar a seguinte fórmula:
Lucro Operacional Antes do Imposto de Renda e Receitas ÷ (Despesa Financeira + Depreciação + Amortização) = EBITDA
Ticket médio
Esse KPI se relaciona ao valor médio de suas vendas. Entender esse número auxilia o gestor na otimização de suas estratégias comerciais. Além disso, permite que ele compreenda qual sua média por cada compra realizada pelos clientes. Você encontra esse custo com a seguinte fórmula:
Faturamento bruto ÷ Total de vendas = ticket médio
Geração de caixa
A geração de caixa demonstra o valor líquido gerado em um certo período. No entanto, não necessariamente ele será positivo. O negócio pode estar com uma geração de caixa abaixo dos seus ganhos, o que quer dizer que a performance está negativa e que a empresa não consegue se manter ao ponto de gerar caixa e arcar com suas dívidas.
Para contar com um indicador de geração de caixa é preciso controlar o fluxo de caixa. A última linha do fluxo será a sua geração de caixa, seja ela positiva ou negativa.
Rentabilidade
A rentabilidade é um KPI que se refere ao retorno de investimento. Além do mais, ele permite que você entenda a capacidade que um projeto tem de “se pagar”. No entanto, não há um padrão determinado, uma vez que a rentabilidade depende de características e condições de investimento. Seu cálculo se baseia na seguinte fórmula:
Rentabilidade = Lucro Líquido ÷ Investimento Total x 100
Faturamento
Essa métrica é bastante simples, uma vez que, de forma objetiva, ela se baseia na soma de todas as suas receitas e apresenta a meta de compreender o desempenho em vendas de sua empresa. Veja sua fórmula:
Todas as Receitas = faturamento Bruto do Período
É importante ter uma base realística para otimizar o desempenho da sua empresa e o uso dos KPIs financeiros permite isso. Eles são capazes de garantir um melhor desempenho, além de melhorar o controle de todas as suas operações.
Entre em contato conosco para saber mais sobre nosso ERP e como aplicar essa ótima ferramenta de gestão financeira na sua empresa.
____________________________________________________________________________________________
E aí, gostou deste texto? Que tal baixar o nosso e-book e saber como realizar uma gestão financeira empresarial de sucesso?