4 dicas para desenvolver inteligência emocional no trabalho

4 dicas para desenvolver inteligência emocional no trabalho

O estudo do comportamento humano oferece reflexões importantes para o ambiente corporativo. No contexto atual, a discussão sobre o papel da inteligência emocional no trabalho é um bom exemplo disso. A conscientização dos profissionais sobre esse assunto se tornou uma das estratégias das empresas. Afinal, todos são beneficiados nesse processo.

Em qualquer área de atuação, ter inteligência emocional significa saber equilibrar as coisas para se manter organizado e com bom desempenho. Entretanto, mudar a própria rotina pode ser um desafio.

Pensando nisso, mostraremos aqui algumas dicas que vão ajudar você a ter inteligência emocional no seu dia a dia. Confira!

1. Desenvolva seu autoconhecimento

Antes de tentar mudar a si mesmo, é preciso refletir sobre o quanto você realmente se conhece. A rotina da vida contemporânea é tão atarefada que nem sempre temos tempo para pensar em nós mesmos. Entretanto, mudar nosso comportamento deve começar pelo desenvolvimento do autoconhecimento.

Estamos falando de compreender nossos estados de ânimo, nossas emoções, de que forma elas influenciam na nossa rotina e na nossa capacidade de lidar com situações adversas. Valores, habilidades e metas também são relevantes.

Portanto, seu primeiro passo deve ser observar a si mesmo, sem tentar bancar o advogado de defesa: reflita diariamente sobre suas experiências e tente perceber como você reage às situações, principalmente no trabalho.

2. Controle seu ego

Um dos pontos essenciais da inteligência emocional é o controle do nosso ego. Trata-se de aplicar uma autorregulação das nossas atitudes, o que pode ser um desafio. O objetivo é usar isso a nosso favor, em vez de lutar contra nós mesmos.

Vale lembrar que o desafio de mudar está sempre à nossa frente. Pouco adianta simplesmente dizer “eu sou assim mesmo, nunca vou mudar”, se você que aquele comportamento pode comprometer sua capacidade de lidar com certas situações.

3. Trabalhe sua autoconfiança

A síndrome do impostor é um vilão curioso, pois costuma afetar em maior grau quem tem mais sucesso na carreira que escolheu. Resumidamente, é o sentimento de que você não merece estar onde está, de que tem apenas sorte e, em último instância, você é uma farsa e pode ser descoberto a todo momento. Essa ilusão aflige até mesmo grandes artistas e gênios da ciência.

Trabalhar a autoconfiança significa não só saber lidar com as críticas, mas aceitar os elogios quando eles são merecidos. Feedbacks positivos devem fazer parte da nossa rotina e aceitá-los é essencial para se manter confiante, principalmente em momentos de grandes mudanças ou nas tomadas de decisão mais difíceis.

4. Mantenha a motivação

Manter a motivação é mais do que se contentar com pouco. No sentido de desenvolver sua inteligência emocional no trabalho, essa medida deve partir do estabelecimento de metas mais exigentes para você mesmo. O resultado é uma maior concentração nas atividades importantes, possibilitando um desempenho cada vez melhor.

Por fim, vale destacar que essas dicas envolvem, em geral, um trabalho interior, mas a relação interpessoal também merece a devida atenção. Habilidades sociais como a empatia, que é a capacidade de compreender os sentimentos e as emoções dos outros, são fundamentais para interagir de forma colaborativa e construtiva com os colegas.

Como você pode ver, é possível fortalecer sua inteligência emocional no trabalho com medidas simples, mas que exigem atenção diária. Em pouco tempo, você colherá os frutos desse esforço, a começar pela melhora do seu desempenho. Coloque em prática essas dicas e veja os resultados acontecerem!


Aproveite para baixar nosso kit de e-books, uma boa gestão empresarial só pode ser alcançada se todas as áreas da empresa estiverem alinhadas e bem administradas. Nesse kit separamos alguns ebooks que irão te auxiliar na conquista de uma gestão empresarial mais eficiente. Baixe gratuitamente:

cta kit de ebooks 01 1024x410

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.