A competitividade de um modelo de negócio é determinada pelo benefício que ele consegue alcançar em relação aos seus concorrentes de mercado. Essa vantagem pode ser explicada por meio de uma série de questões que coloquem seu negócio em posição de destaque. Nessa perspectiva, os indicadores de competitividade são ferramentas que auxiliam no dimensionamento da força de uma empresa.
Preparamos este texto como o objetivo de esclarecer o que são esses indicadores e como implementá-los na empresa. Confira agora!
O que são indicadores de competitividade
Os indicadores de competitividade podem ser conceituados como um modelo de indicador de desempenho que atua na otimização da gestão, ajudando a analisar a posição de mercado da empresa, notadamente em comparação com outros negócios.
Existem diversas maneiras de mensurar a competitividade, seja por meio de indicadores de produtividade, qualidade, parcela de mercado, retorno sobre investimento, entre outros. Na verdade, cada gestor é responsável por escolher os indicadores de competitividade que sejam mais eficazes na averiguação da situação do negócio, departamento ou equipe.
Dessa forma, a tendência é que os KPIs sejam utilizados para simplificar e otimizar os processos da empresa, levando em conta a qualidade de cada um em vez de apenas quantidade.
Conheça os principais
Market Share
Em um mercado tão competitivo, o sucesso empresarial é apontado pelo Market Share. Esse indicador demonstra o quanto a empresa domina seu nicho e sua posição em comparação aos seus concorrentes. Cada negócio utiliza meios eficientes para estimar seu pedaço de mercado e a dos concorrentes, como a receita líquida, cartela de clientes, quantidade de vendas etc.
Gestão de pessoas
Esse índice está diretamente ligado aos talentos que seu negócio consegue captar. Por exemplo, a partir do monitoramento da rotatividade de funcionários, você pode rever o investimento em capital humano e as políticas de RH utilizadas na empresa.
ROI
O Retorno Sobre o Investimento demonstra o quanto seu negócio conseguiu captar de retorno a partir de investimentos de terceiros ou próprios. Com esse índice, é possível detectar quais problemas podem ter levado a um eventual retorno negativo do dinheiro aplicado em um determinado segmento.
Eficácia
Os índices relacionados à eficácia mensuram a quantidade de produção realizada em relação à produção almejada, sem levar em conta os recursos empregados e os meios utilizados. Dependendo do setor da empresa, o indicador de eficácia pode se embasar no volume de itens fabricados, número de serviços oferecidos, faturamento de vendas, entre outros.
Como implementá-los
É importante selecionar quais índices farão parte da sua gestão de indicadores, considerando o processo que você está gerenciando, como também a periodicidade da análise, para que o esforço em acompanhá-los seja efetivo.
A partir disso, você pode começar a acompanhar esses indicadores no dia a dia do seu negócio. Para comunicar os resultados que estiverem sendo obtidos, é importante promover reuniões de performance dos processos, que são ocasiões em que seu time de colaboradores se reúne para analisar e refletir sobre os indicadores.
Essas reuniões são essenciais, uma vez que, além de alinhar todos os envolvidos sobre o desempenho desses índices, ajuda a criar um compromisso com a qualidade dos indicadores.
Agora que você entendeu o que são indicadores de competitividade é preciso colocá-los em prática. Para isso, é necessário determinar os parâmetros avaliados conforme as particularidades da sua empresa. Ou seja, quais são as áreas problemáticas, e aquelas que mais geram valor ao negócio. Com essa análise em mãos, certamente será mais fácil a escolha dos seus indicadores.
E aí, o que achou deste post? Deixe seu comentário com suas dúvidas e impressões!
Entre em contato conosco para saber mais sobre ERP e como e aplicar esse ótimo recurso para a sua empresa.
Aproveite para baixar nosso Guia de BI e saiba como implementar o Business Intelligence em seu negócio! Não perca: