Quais são os impactos econômicos da COVID-19 e como minimizá-los?

impactos economicos covid19 blog mxm 01 1
Compartilhe:

As empresas brasileiras já vinham enfrentando uma crise que se arrastou por alguns anos, mas que nos últimos tempos apontava um cenário otimista com o crescimento discreto do PIB. No entanto, com a nova pandemia rompendo fronteiras, os impactos econômicos da COVID-19 trouxeram a retomada da crise nos negócios.

Com as medidas preventivas para amenizar os casos de contaminados em todo o mundo, a economia foi e será ainda mais afetada, direcionando para um novo modelo de vida, com menos circulação das pessoas nas ruas, menor consumo, aumento no home office e outras ações.

Para entender melhor sobre a influência do Coronavírus nas organizações, continue a leitura. A seguir, você conhecerá o panorama global e brasileiro, o que essa doença ocasionou e como atenuar os efeitos negativos causados por ela. Confira!

Um panorama sobre os impactos econômicos da COVID-19

Com a pandemia se alastrando por todo o mundo, inclusive no Brasil, a economia de todos os segmentos foi abalada. No início da crise, as medidas envolviam o cancelamento de viagens, shows e outros eventos culturais. Com o passar dos meses, a situação se agravou, transformando um cenário estável em um cheio de incertezas.

As Bolsas tiveram quedas drásticas em fevereiro e março, levando o dólar ao patamar de R$ 5,25 e o Ibovespa — índice de desempenho das ações no Brasil — chegou aos 100 mil pontos. Tudo isso porque os investidores não querem aplicar recursos sem uma previsão certa de retorno.

Para vários especialistas no assunto, a economia global desacelerará neste ano e muitos países entrarão em recessão, que será acompanhada por um conjunto de medidas para reduzir as consequências dos altos índices de desemprego e de outros prejuízos provocados pela crise.

Os impactos do Coronavírus nas empresas

Desde o começo, os empreendimentos vêm enfrentando dificuldades na sua linha de produção e exportação, fazendo com que os seus colaboradores tivessem que ser dispensados, reduzindo departamentos pela metade. Isso significa que tudo que não é de primeira necessidade foi afetado e foi preciso encontrar saídas para que os trabalhos continuassem.

Nesse novo contexto, as organizações em que seus serviços podem ser prestados de qualquer lugar adotaram o trabalho remoto, para que as demandas dos clientes não fossem prejudicadas e nem a saúde financeira da empresa.

Além disso, com esse isolamento social, houve grandes mudanças no comportamento de consumo, pois sem poder sair de seus lares, os consumidores compram apenas o necessário pela internet. Isso acontece porque as pessoas sentem receio de praticar atividades que as expõe ao risco de adquirir a doença, como sair para fazer compras.

As ações estratégicas para minimizar os impactos nos negócios

Antes de qualquer coisa, é preciso refletir sobre a situação em que o negócio está inserido. Por isso, pense em como reduzir os efeitos econômicos enxergando oportunidades que antes não eram aproveitadas pela companhia.

Em resumo, você pode fazer uma reflexão sobre quais receitas pode gerar no pior dos cenários e quais despesas podem ser adiadas. Ou seja, repense sobre o seu planejamento anual e reveja como será o processo de vendas, pelo menos no primeiro semestre de 2020, para fazer uma gestão financeira estratégica.

Assim, comece a potencializar sua presença digital para que os consumidores saibam dos produtos e serviços que você oferece e dedique-se para trabalhar em casa ou por entregas. Além disso, reconsidere os seus processos ao mapear os gastos que podem ser cortados, analise a possibilidade de adiantar as férias dos colaboradores e renegocie dívidas com os seus clientes e fornecedores.

Apesar de todos esses impactos econômicos da COVID-19, a crise vai passar. É preciso que todos os empreendedores trabalhem para que os resultados sejam positivos e para que a recuperação seja rápida. Por isso, não deixe de procurar soluções para o seu empreendimento.

Quer conhecer mais sobre ERP e saber os módulos disponíveis para sua empresa? Então, baixe agora mesmo nosso e-book gratuito Guia dos Módulos ERP e entenda as diferenças e saiba como escolher os melhores módulos para seu negócio:

CTA modulos erp primeira versao com borda 01 1 1
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.