Veja o impacto da tecnologia nos ramos de energia, óleo e gás

Veja o impacto da tecnologia nos ramos de energia, óleo e gás

O uso da tecnologia no setor de energia, assim como a tecnologia no setor de óleo e gás, tem papel essencial no crescimento desses mercados no Brasil. Segundo o Governo Federal, a expectativa para a produção de petróleo até 2030 deve gerar uma receita de até R$ 400 bilhões. O setor de energia, por sua vez, também opera na casa dos bilhões, principalmente em um mercado livre que vem em ascensão.

Ainda assim para acompanhar os padrões mundiais e manter a produtividade em alta, é fundamental manter o investimento em tecnologia no setor de óleo e gás, tanto quanto no de energia. Pensando nisso, criamos este artigo para destacar os 5 principais benefícios da inovação tecnológica nesses mercados. Confira!

Otimização de processos

A tecnologia aliada a métodos e técnicas inovadoras é o melhor instrumento para otimização de processos em qualquer empresa. Por meio de softwares de gestão e ERPs, por exemplo, os ganhos em produtividade nesses setores vão além da rotina dos gestores.

Os próprios profissionais da área são beneficiados, já que transferem para essas soluções algumas tarefas repetitivas e podem focar seu tempo nas tomadas de decisão mais importantes.

Sustentabilidade

O mercado sustentável vem gerando grandes oportunidades nos mais diversos setores, principalmente naqueles com potencial de redução dos danos ambientais. Nesse sentido, poucas áreas têm tanto potencial inovador quanto as de energia, óleo e gás.

Um exemplo disso é que a tecnologia no setor de energia melhora a eficiência energética, são um grande diferencial competitivo. Além de otimizarem o consumo, elas reduzem o custo envolvido no fornecimento, elevando o lucro sobre o serviço.

Vale destacar que cada vez mais empresas estabelecem relações comerciais exclusivamente com parceiras que demonstram responsabilidade ambiental, fazendo disso um diferencial competitivo importante.

Uso inteligente de dados

Segundo a pesquisa Digital Energy Survey, feita pela Accenture, cerca de 80% das empresas de óleo e gás pretendem investir pesado em tecnologia digital. O motivo é simples: ferramentas como cloud computing e Business Intelligence (BI) permitem cruzar dados para otimizar as tomadas de decisão.

Um bom exemplo disso é a aplicação para melhorar a visibilidade dos componentes nas plataformas de extração, tornando mais eficiente a gestão técnica das atividades.

Automatização de processos

Cada vez mais plataformas de extração adotam tecnologias para automatizar o processo de extração, reduzindo o envolvimento de pessoas e, com isso, o risco de falhas humanas. O resultado é uma atividade mais segura, precisa e de alto desempenho.

No setor de energia, a mesma lógica tem sido aplicada em diversos contextos. A transmissão por demanda é um bom exemplo, disso, permitindo o fornecimento otimizado sem risco de sobrecarga do sistema.

Inovação

Investir em tecnologia tem um impacto direto na inovação dos processos de cada setor, algo que gera diferencial competitivo e pode causar um impacto disruptivo no mercado. O uso de insumos agrícolas para geração de energia é um bom exemplo disso. Trata-se de um processo totalmente inovador que vem reavivando as atividades das termelétricas.

No setor de óleo e gás, o impacto também pode ser sentido no que se refere a busca por redução de desperdício e das perdas ao longo dos processos. A tendência é que cada vez mais empresas busquem parcerias duradouras com instituições de pesquisa ou promovam atividades de inovação internamente.

Como você pode ver, o uso da tecnologia no setor de energia deve acompanhar o ritmo mundial de intenso crescimento, assim como vem ocorrendo na tecnologia no setor de óleo e gás. Por isso, não fique para trás. Promova a inovação também na sua empresa e conquiste resultados cada vez melhores no mercado em que você atua!


Quer conhecer mais sobre ERP e saber os módulos disponíveis para sua empresa? Então, baixe agora mesmo nosso e-book gratuito Guia dos Módulos ERP e entenda as diferenças e saiba como escolher os melhores módulos para seu negócio:

CTA modulos erp primeira versao com borda 01 1 5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.