CONVERSA FRANCA MXM | Gestão de Mudanças

Gestão de mudanças
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O “Conversa Franca MXM” é o quadro de entrevista com a presidência, diretores e gestores da MXM Sistemas, onde são abordados diversos assuntos de gestão empresarial e tecnologia.

As transmissões foram realizadas através da plataforma Microsoft Teams e todo o conteúdo já foi divulgado internamente entre todos os colaboradores e PJs de todas as unidades.

CONVERSA FRANCA MXM | ANO I – Nº 3
Entrevistado: Alexandre Sá, Diretor regional da unidade São Paulo
Tema: Gestão de Mudanças

Dando sequência à série de entrevistas, o assunto dessa vez é de extrema relevância quando se trata de conciliar a dinâmica das organizações com a capacidade de adaptação dos colaboradores.

Conheça um pouco mais sobre este profissional da MXM numa conversa descontraída, onde ele mostra que, apesar de desafiador, o tema pode ser visto de maneira simples e objetiva.

1. Tema central:

1.1. Do que se trata?

A Gestão de Mudanças é a abordagem estruturada e intencional que permite que as pessoas adotem as mudanças exigidas por empresas e pelo mercado. Tem a ver com “apoiar as pessoas impactadas pela mudança em suas transições”.

1.2. Quais os benefícios?

Diminuição dos riscos advindos das mudanças, avaliação mais precisa dos custos, maior alinhamento estratégico e mais produtividade.

1.3. Como fazer?

Para que esse processo seja mais eficaz e eficiente, é importante atuar de forma planejada e utilizar as diversas variáveis a seu favor. Para o professor de Harvard, John Kotter, essa gestão deve acontecer em 8 passos principais, descritos a seguir.

Principais etapas da Gestão de Mudanças

  1. Crie um senso de urgência
    Esse senso refere-se à forma como as pessoas avaliam a necessidade da mudança e a importância de agir de forma imediata. Todos na empresa, dos executivos aos operários, devem entender que há uma necessidade real na mudança. Isso despertará a motivação.
  2. Estabeleça um time para liderar
    Todos os objetivos de uma empresa só podem ser conquistados por meio do trabalho conjunto de diversos profissionais. Por isso, é importante criar uma equipe polivalente, capaz de influenciar as pessoas no processo de transformação e eliminar os problemas existentes.
  3. Desenvolva uma nova visão e estratégia
    É preciso criar uma visão de futuro para a empresa, saber onde se quer chegar e como isso será diferente do status quo. Também é necessário estabelecer a estratégia para que isso se torne realidade, falando sobre os diversos recursos que serão aplicados.
  4. Aprimore o processo interno de comunicação
    O diálogo dentro da empresa tem um papel importante. Quando há eficiência, é possível mitigar os erros, conflitos interpessoais e deixar todo o time mais alinhado. Com uma boa comunicação, todos os profissionais entenderão com clareza o processo de transição.
  5. Remova possíveis barreiras e capacite as pessoas
    É preciso eliminar qualquer coisa que possa atrapalhar a mudança, como o excesso de burocracia e a centralização do poder. Sobretudo, é importante capacitar os colaboradores para lidar com as transições que acontecerão na empresa.
  6. Crie vitórias no curto prazo
    Uma mudança pode levar bastante tempo, especialmente as mais complexas. Então, é importante desmembrá-la em pequenas metas, que possam ser alcançadas (com esforço) ao longo do caminho. Isso aumentará a sensação de conquista.
  7. Não diminua o ritmo
    Após as primeiras conquistas, é possível que a equipe diminua o ritmo ou perca o foco do objetivo maior, o que é um grande equívoco. É preciso manter a alta performance dos colaboradores, pois somente assim os objetivos realmente desejados serão conquistados.
  8. Faça a mudança permanecer
    Por uma questão cultural, grande parte das transições de um negócio deixam de existir com o passar do tempo. Para que isso não aconteça, é importante incorporar as novas mudanças ao DNA da empresa, fazendo com que todos os profissionais tenham-na como parte do dia a dia.

2. Considerações finais do entrevistado

2.1. Se você pudesse dar apenas uma dica profissional a alguém, qual seria?

O estudo é o principal alicerce da carreira de um profissional que deseje ter sucesso.

2.2. Qual o maior aprendizado que você teve em sua vida profissional?

Sempre há mais de um ponto de vista sobre um assunto ou conflito. Ouça os dois lados para obter uma visão clara sobre o assunto antes de chegar a qualquer conclusão.

2.3. Para você, qual o valor mais precioso de um profissional?

Resiliência.

3. Qual o seu recado para os colaboradores da MXM?

Devemos ter em mente que, apesar das dificuldades do dia a dia, precisamos trabalhar para manter em equilíbrio as necessidades de três atores no cenário corporativo: Empresa, Cliente e Colaborador.

Clique na imagem abaixo para assistir à entrevista na íntegra.

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