Gestão Guiada por Dados: mais que uma tendência, uma cultura eficiente

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Data Driven ou “guiado por dados” é uma metodologia que se baseia em dados e análise de informações, contrapondo-se às decisões que foram tomadas por feeling ou intuição. Podemos chamar de “cultura data driven” a prática institucional de coleta e análise de dados e estatística para extrair informações relevantes a fim de orientar estratégias em qualquer setor empresarial.

As maiores companhias do mundo implementam a cultura data driven em suas respectivas gestões. Podemos citar como exemplos os serviços de streaming como Spotify e Netflix; E-commerces como Amazon e Walmart e empresas de software e serviços online como o Google.

Essas empresas utilizam dados de mercado e de seus clientes para produzir inteligência e informação e tomar decisões somente baseando-se nelas. Ao fazer isso, os gestores contam com a segurança de que suas decisões estão baseadas em números e dados confiáveis e não apenas em impressões subjetivas de mercado.

Continue lendo este artigo, produzido em parceria com a Opini.One, e descubra os quatro motivos para implementar uma cultura data driven em seu negócio:

Intuição x Informação

À medida que a tecnologia e a capacidade de armazenamento de dados criada por ela evoluiu, as metodologias e instrumentos de análise de dados tiveram que se adaptar. Decisões que antes eram tomadas com base em exemplos da concorrência, experiências anteriores, intuição da equipe gestora e até mesmo uma análise pura de mercado, hoje são tomadas por empresas data driven com base no cruzamento, análise e interpretação de uma série de dados colhidos e armazenados pela empresa.

O grande volume de dados colhidos e armazenados, quando analisados, podem oferecer previsões de cenários múltiplos sobre os mais diversos setores, não somente os de tecnologia. Portanto, é equivocado considerar que a cultura data driven só é possível para empresas de tecnologia e informação. Se orientar por dados é necessário para qualquer tipo de empreendimento que deseja atuar no mercado de forma segura e baseada em pilares de informação.

4 Motivos para implementar a cultura data driven no seu negócio

1. Segurança

O principal motivo para se implementar uma gestão guiada por dados é a segurança que a informação pode garantir. Grandes corporações planejam suas ações à longo prazo e para isso, os dados de mercado e dos usuários ajudam a traçar estratégias para construir pontes para o futuro.

2. Rapidez e otimização de processos

O Big Data lida com um volume de informações muito robusto que leva tempo para ter seu cruzamento, extração e análise concluídos. No entanto, os gestores não necessitam de todos os dados, apenas os relevantes para a construção de sua estratégia e tomada de decisão. Isso faz com que a gestão de dados fique sob responsabilidade de profissionais e setores especializados, que levam ao gestor as informações necessárias. Essa prática garante rapidez na tomada de decisões, já que não necessita de uma coleta de dados diária por parte da gestão, além de otimizar os processos que dependem de números e dados objetivos para seu encaminhamento.

3. Produtividade e competência

Quanto maior a rapidez e otimização de processos, maior a produtividade de uma empresa. Os processos ágeis permitem maior produção de resultados em menor tempo e com menor esforço. Esses fatores segmentados aos respectivos setores garantem a prestação de serviços eficiente e a construção de uma autoridade de mercado sinônimo de qualidade.

4. Conhecer seus clientes

Os dados colhidos e analisados dentro da metodologia data driven incluem os dados de mercado segmentados, clientes e personas. Isso permite que os setores de marketing, qualidade e comercial construam as estratégias de branding, segmentação de clientes, campanhas e vendas, todos voltados para o público-alvo que converge com os dados de pesquisas feitas pela empresa. 

Pesquisas de Satisfação 

Podemos citar como exemplo de ferramenta para conhecer melhor o cliente a pesquisa de satisfação, que têm por objetivo mensurar a experiência do cliente com um determinado produto ou serviço e colher sua opinião. Dessa forma, a opinião do cliente serve como dado do qual se pode extrair pontos de melhoria para o empreendimento, compreender melhor a jornada de consumo do cliente, além de se tornar uma excelente oportunidade de fidelização.

Atualmente já é possível coletar a opinião do cliente e verificar em tempo real os resultados das pesquisas em relatórios simplificados para a melhor visualização dos dados. Além disso, é possível obter um dashboard com diversas funcionalidades como a personalização, automação e programação do envio de pesquisas. Após o recebimento das pesquisas, pode-se ainda filtrar os dados de acordo com as notas de avaliação dos clientes para escolher a melhor estratégia para tratar a base de detratores, neutros ou promotores. 

Conheça o Opini.One

O Opini.One é a solução de tecnologia NPS desenvolvida pela Maxpar que realiza pesquisas de satisfação de clientes. O diferencial do Opini é sua central de atendimento humanizado com profissionais treinados que realizam tratativas com a base de detratores de uma empresa.

Ou seja, quando um cliente responde uma pesquisa de satisfação com uma avaliação negativa de um produto ou serviço, a central de atendimento do Opini entra em contato com o cliente para escutar sua dor e compreender sua avaliação.

Dessa forma, além de pesquisas de satisfação, o time do Opini é o único que realmente escuta seu cliente por meio de um diálogo empático para que você possa fidelizá-lo e se tornar uma autoridade do seu segmento no mercado.

Oferta exclusiva para clientes e parceiros da MXM Sistemas

Após firmar uma parceria estratégica com a MXM Sistemas, a Maxpar está oferecendo 15% de desconto na contratação da sua solução de pesquisa, o Opini.One, e a oferta é exclusiva para os clientes e parceiros da MXM.  

Os benefícios da parceria incluem:  

• Envio ILIMITADO de pesquisas via e-mail;
• Até 400 disparos de SMS/mês*;
• Até 100 tratativas mensais com detratores*;
• Customização de e-mails;Função Like e Dislike; e
• Treinamento para a equipe usar a solução.  

*Condições referentes ao “Plano Básico Plus Opini.One”, sujeitos à alteração conforme período de contratação.  

Quer escutar e fidelizar seus clientes? Use Opini e transforme a experiência do seu cliente! Saiba mais em: Site | Facebook | Instagram | LinkedIn

cta opini one mxm

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