Atendimento especializado: experiência e comprometimento à frente da gerência de recursos MXM, com Luciane Moreno

Atendimento especializado: experiência e comprometimento à frente da gerência de recursos MXM, com Luciane Moreno
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Luciane Moreno, Gerente de Recursos da MXM, coordena 17 profissionais entre analistas de implementações e de negócios. Atualmente ela tem se dedicado integralmente à gestão do pool de atendimento aos clientes, formado pelos consultores de negócios da empresa. Reconhecida por sua habilidade em conduzir os assuntos mais diversos, a gestora tem a responsabilidade de atuar diretamente no processo de alocação de recursos na implantação de projetos dentro do planejamento, além de manter os consultores constantemente capacitados e dedicados aos projetos em curso.

Com mais de nove anos de experiência em implantação do MXM-WebManager e há cinco como Gerente de Recursos, ela menciona alguns dos seus desafios profissionais desde a revisão dos processos de negócios iniciada no final de 2014, quando a Diretoria de Serviços sofreu mudanças em toda sua estrutura organizacional.

Nesta entrevista vamos conhecer um pouco mais sobre a trajetória de Luciane na MXM, bem como os desafios e oportunidades de sua função.

Há quanto tempo você faz parte da equipe MXM e quais cargos já ocupou neste período?

Iniciei minha trajetória na MXM em 2005, atuando como Consultora de Implantação na área de Serviços. Após um período de dois anos, assumi a coordenação da unidade Óleo, Gás e Energia, na qual liderei equipes de implantação em clientes de médio e grande porte. Com o passar dos anos novas oportunidades surgiram e coordenei diferentes unidades, tais como Acadêmica e Serviços, até receber a proposta para assumir a Gerência de Recursos. Aceitei o convite sem pensar duas vezes, pois sempre busco desafios que levem ao aprimoramento profissional.

Quais são as principais atribuições do cargo que você ocupa atualmente?

O setor de recursos da MXM tem como objetivo zelar para que o tempo e recursos da empresa sejam utilizados de maneira objetiva, visando aumentar a satisfação tanto dos clientes quanto dos colaboradores da empresa. Atualmente dou suporte ao diretor de Serviços e realizo o monitoramento, apoio e orientação aos consultores, alocando os recursos de acordo com a senioridade e experiência de cada profissional, e em função da complexidade dos projetos.

Também acompanho os cronogramas e disponibilidades para início dos projetos, feedbacks, treinamentos, ações corretivas e preventivas para a melhoria dos serviços prestados, avaliação de desempenho, reuniões de planejamento para demandas fora de projetos e tudo que envolve a área de consultoria.

Quais foram as inovações tecnológicas nos produtos MXM que você vivenciou junto a sua equipe?

Do ponto de vista de soluções, a qualidade do nosso ERP é um ponto a ser destacado. Demos um salto de tecnologia com o lançamento do MXM-WebManager, nosso principal produto, que já é referência no mercado. Operacionalmente, um ponto que contribuiu para a evolução dos processos internos foi a revisão da metodologia.

De uma forma geral, considero que todo o processo de adaptação ocorreu bem. Porém, percebemos a necessidade de realizar pequenas mudanças que estão sendo implementadas.

Qual foi seu maior desafio profissional dentro da MXM? E sua maior conquista?

Ao longo destes quatorze anos muita coisa mudou, principalmente em relação à parte organizacional da empresa. Com a revisão dos processos, implantamos o gerenciamento de indicadores na área de Serviços, com foco na eficiência e a produtividade do time de consultores, contribuindo para o aumento da produtividade na empresa.

Assumir a gerência de recursos foi o maior obstáculo, pois preciso planejar e organizar a rotina dos consultores com intuito de criar um ambiente agradável e motivador sem, é claro, deixar de lado a satisfação dos clientes. A meta é atender às expectativas da empresa de aumentar a produtividade e a qualidade das entregas. Gerenciar recursos é um fator crítico de sucesso para os projetos, bem como para o resultado financeiro da empresa. O grande desafio é maximizar o tanto quanto possível a produtividade dos consultores, monitorando diariamente seu desempenho na execução dos projetos.

Temos a missão de identificar e analisar o perfil de cada consultor para poder desenvolvê-lo profissionalmente. Além disso, estamos trabalhando para manter próxima e constante a interação deles com as demais áreas. Particularmente, vejo toda essa mudança na estrutura como uma oportunidade de contribuir tanto para o alcance dos objetivos estratégicos da empresa quanto para a evolução profissional dos envolvidos.

São programas que atuam em três frentes complementares: a melhora da produtividade, o crescimento profissional e incentivos aos consultores. Os modelos de reconhecimento são importantes, pois demonstram que a empresa valoriza o trabalho de seus colaboradores. Colaboradores motivados, treinados e com estratégia clara de onde a empresa quer chegar formam o tripé básico para o sucesso de qualquer iniciativa.

Como você observou o mercado durante sua trajetória e quais suas previsões para 2020?

O mercado mudou bastante nos últimos anos. A crise no mercado brasileiro fez com que muitos profissionais tivessem que se reinventar e refletir sobre sua atuação, de modo a ser mais assertivos em seu comportamento junto aos colegas, fornecedores e clientes. Se podemos tirar algo de bom da crise, eu destacaria o fato de que ninguém é tão autossuficiente que não precise mudar ou se reinventar. As empresas mudaram, as pessoas mudaram e o mercado também mudou.

Para 2019 vejo grandes oportunidades, tendo em vista as declarações e expectativas positivas dos especialistas. Mesmo que essas mudanças só venham a ocorrer de fato daqui alguns meses, aqueles que durante a crise buscaram novas estratégias e modificaram a sua forma de atuar terão grandes oportunidades para crescer, criar e conquistar.

Quais são suas dicas para profissionais que desejam o mesmo êxito profissional em sua área?

Minha principal dica para todo tipo de função, em qualquer ambiente corporativo, é saber trabalhar em equipe e ter a consciência da importância desse tipo de trabalho. Essa atividade é primordial para o sucesso profissional individual, dos projetos e de toda empresa.

Os profissionais vinculados ao meu setor precisam conhecer bem o seu papel, distinguir quais são os seus limites e ter clareza da sua responsabilidade como fornecedor de soluções. A transparência nas relações, o estabelecimento de limites, a organização, a objetividade na comunicação e o foco não podem se perder durante o tempo em que o consultor estiver atuando em clientes ou projetos.

RAIO-X | Luciane Moreno

Luciane Moreno é uma profissional com experiência na área comercial, administrativa e financeira. Trabalha como gestora de equipes há mais de 15 anos, e como gerente comercial nos setores náutico e de serviços. Em todas as organizações por onde passou, sempre participou de cursos na área de atendimento em serviços.


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