Como evitar fraudes contábeis na sua empresa?

fraudes contabeis
Compartilhe:
CTA telas mobile mxm webmanager final 01 4

Uma das principais atribuições dos profissionais do setor fiscal é prevenir, detectar e combater fraudes contábeis. Afinal, elas podem comprometer não somente o caixa da empresa, mas também a sua reputação junto ao mercado.

Para que esse objetivo seja alcançado, é fundamental combinar auditorias rigorosas e soluções tecnológicas apropriadas. A chegada da LGPD também exigirá um cuidado maior em relação ao ambiente digital.

Neste post, falaremos mais sobre o conceito de fraude contábil e os meios para detectar e combatê-la. Siga a leitura!

O que é fraude contábil?

Por definição simples, uma fraude contábil é um ato intencional cujo principal objetivo é lesar outra parte ou até mesmo exibir o perpetrador de suas responsabilidades e deveres fiscais. No mundo da contabilidade, esse tipo de prática geralmente envolve a falsificação ou a não transmissão de registros de gastos ou receitas.

Quando a fraude é realizada, o responsável costuma omitir registros ou receitas de modo a direcionar os recursos para si mesmo. Outra prática comum é declarar despesas não existentes a fim de recolher reembolsos indevidos.

Como evitar as fraudes contábeis?

Agora que você sabe o conceito de fraudes contábeis, falaremos sobre os métodos práticos para combatê-las. Acompanhe!

Planejamento contábil

O ideal é que o planejamento contábil seja feito logo no início das operações da empresa, mas nem sempre isso é possível. Ele é responsável pela definição de procedimentos fiscais que nortearão todas as questões relacionadas a essa área da companhia.

Para realizá-lo de forma efetiva, é importante reunir os líderes de outros setores, como financeiro, compras e estoque. Afinal, nele serão definidos pontos que envolvem toda a empresa, desde a gestão tributária e os planos estratégicos de curto e longo prazo, até o gerenciamento de custos.

Auditoria

Já a auditoria contábil consiste na realização de análise da situação financeira adequada, para os gestores se certificarem de que os controles fiscais têm operado de forma correta. A partir desse trabalho será possível avaliar a precisão dos registros feitos, as falhas de controle e as fraudes.

Além disso, ela também identifica irregularidades que possam comprometer a gestão. Para tudo funcionar adequadamente, são analisados todos os documentos contábeis da empresa, englobando um determinado período. Essa prática é combinada às inspeções internas para verificação de informações, sempre comparando com comprovantes originais ou fontes externas.

Softwares especializados

A tecnologia também é uma aliada fundamental na hora de prevenir fraudes. Podemos destacar os softwares integrados e ERPs, que contam com módulos específicos para os gestores manterem tudo sob controle.

Assim, módulos como “contabilidade”, “estoque”, “vendas” e “compras” fornecerão informações embasadas para que o planejamento contábil seja revisto. Ferramentas a exemplo do ciclo PDCA também podem ser combinadas às tecnologias.

Quais são as vantagens de usar um software especializado?

É importante notar que o principal gargalo encontrado na gestão contábil é a ausência de integração entre os outros departamentos da empresa com a área fiscal. Assim, para o planejamento ser conduzido cuidadosamente e as fraudes contábeis serem combatidas, é fundamental investir em uma plataforma de gestão integrada.

Dessa forma, os profissionais de contabilidade terão acesso às informações fiscais mais precisamente. Isso impactará a apuração de tributos e o envio de dados aos órgãos públicos. Com essa agilidade, a empresa evitará multas e outras sanções decorrentes de atrasos, falhas e fraudes.

Como pudemos ver no artigo, as fraudes contábeis são práticas absolutamente nocivas a empresas de qualquer segmento. Para mapear os processos fiscais de maneira mais incisiva e, até mesmo, facilitar a precificação de serviços, é ideal contar com uma plataforma de gestão integrada.

Então, gostou do post e quer saber mais sobre a melhor opção para otimizar a área fiscal da sua empresa? Então, leia agora o nosso material sobre o módulo contabilidade do MXM-WebManager!


Não deixe este manual passar batido! Baixe agora mesmo nosso e-book gratuito e veja dicas para um Planejamento Contábil de Sucesso:

planejamento contabil cta 01 1

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.