Conhecimento e habilidade de ensino. Conheça Fabiana Pereira, Coordenadora de Treinamento e e-Learning da MXM Sistemas.

Conhecimento e habilidade de ensino. Conheça Fabiana Pereira Coordenadora de Treinamento e e-Learning da MXM Sistemas.

Fabiana Pereira, Coordenadora de Treinamento e e-Learning da MXM Sistemas, afirma que treinamentos e programas de reciclagem para colaboradores são muito importantes, pois a plataforma MXM-WebManager sofre constantes atualizações. As funcionalidades dos módulos são aprimoradas regularmente para manter a qualidade e aumentar a eficiência dos módulos do sistema. “Uma equipe treinada estará melhor preparada para solucionar as dúvidas dos clientes. Assim, sinto-me grata por compartilhar todas as informações de que disponho com a equipe. Estou sempre disponível para ajudar.”

Seu conhecimento em sistemas de gestão empresarial é bastante profundo. Desde que começou a fazer parte do time MXM, trabalha diretamente com os produtos da empresa, da etapa de testes até a produção dos manuais destinados ao usuário final, função que desempenha até hoje.

Conheça um pouco mais sobre a Fabiana nesses 14 anos de MXM. Nesta entrevista ela compartilha sua história e o modo como traduz de forma pedagógica a enorme quantidade de rotinas que compõem as soluções da empresa através do Centro de Treinamento.

1. Há quanto tempo você faz parte da equipe MXM e que cargos já ocupou durante esse período?

Estou na equipe da MXM há 14 anos, desde junho de 2005. Fazia o curso de Ciência da Computação e iniciei minhas atividades como estagiária na área de Qualidade de Software realizando testes de “caixa preta” (testes de usuário, sem acesso ao código fonte do sistema). Fui contratada pela então coordenadora da área, Sulara Pestana, atualmente Gerente de Contas. Depois de um ano fui contratada pela empresa.

Fiquei nessa área por 3 anos realizando testes do MXM-Manager, sistema desenvolvido exclusivamente em Delphi na época. Recebi duas promoções nesse período. Na sequência, Fernanda Guimarães, Gerente de Treinamento, que hoje atua como Analista de Qualidade, convidou-me para integrar a área de Treinamento. Tive a oportunidade de desenvolver diversos manuais do MXM-Manager e elaborar estruturas de treinamentos internos, de acordo com o público alvo. A Fernanda foi uma das principais responsáveis por minha formação nesta área e contribuiu de forma significativa para que eu desenvolvesse a expertise necessária para organizar meus conhecimentos de acordo com as especificidades de cada público (colaboradores, parceiros, clientes, etc.), de modo a melhor transmiti-los.

2. Quais são as principais atribuições do cargo que você ocupa atualmente?

Hoje estou dedicada a desenvolver conteúdos para a plataforma EAD sobre os módulos do MXM-WebManager, sob a supervisão do Maurício Felgueiras, presidente da MXM Sistemas. Além desses materiais, realizo treinamentos internos para todos os setores e filiais da MXM. Faço manuais tanto para as equipes internas quanto para clientes. Também auxilio com dúvidas específicas sobre a utilização do sistema para os colaboradores via e-mail, chat, telefone e, claro, presencialmente.

3. Quais inovações tecnológicas nos produtos MXM você vivenciou junto a sua equipe?

Quando ingressei na MXM presenciei a mudança da versão desenvolvida em Delphi 7 para Delphi 8, e atuei no processo de homologação. Na época esta foi considerada uma das versões mais estáveis até então. Depois acompanhei a passagem desta tecnologia para a plataforma de gestão integrada e on-line MXM-WebManager. No início da migração para a versão web fui convidada a auxiliar os trabalhos de homologação.

4. Qual foi o maior desafio profissional dentro da MXM? E sua maior conquista?

Tive alguns desafios ao longo da carreira. Um deles foi capacitar colaboradores da unidade da MXM em São Paulo (foi a primeira vez que viajei a trabalho). Outro desafio foi a participação no Programa de Desenvolvimento de Estagiários, onde os novos colaboradores, estagiários em formação nas áreas de administração e ciências contábeis, são treinados durante 3 três meses. Nas últimas duas edições conduzi praticamente sozinha o processo, do início ao fim. Fico feliz por alguns desses profissionais continuarem até hoje na empresa, como David Oliveira, que é Diretor Comercial na unidade na Bahia; Thiago Almeida, Diretor de Projetos Especiais; Erik Oliveira, consultor de sistemas; Tainá Evangelista, Evandro Franco e Suiane Silva, analistas de implementação. Esses são alguns dos meus ‘menininhos’, e tenho muito orgulho de ter contribuído na formação dos que ainda estão na empresa e daqueles que já passaram por aqui.

Mas destaco como principal conquista as amizades que adquiri ao longo dos anos. A MXM me deu muito amigos. Conheci pessoas excelentes e que sei que vou levar para a vida toda. Me orgulho por realizar um trabalho que contribui com a vida de diversos profissionais e de colaborar com eles na resolução de problemas, como por exemplo, quando surge alguma dúvida na utilização do sistema.

5. Como você observou o mercado durante sua trajetória e quais suas previsões para 2020?

Sinto hoje o mercado em constante crescimento, principalmente na área de ensino à distância (EAD). Nossos concorrentes cada vez mais trabalham em diferentes métodos para capacitar e avaliar estudantes e usuários utilizando este recurso. Na MXM disponibilizamos o acesso à plataforma EAD primeiramente aos nossos colaboradores, para que além de serem capacitados, nos deem feedback ajudando a validar o conteúdo. Uma das expectativas para o próximo ano é a entrega completa da plataforma EAD com as soluções ERP para os nossos clientes. Ainda estamos desenvolvendo o EAD da MXM, e alguns profissionais terceirizados estão focados na execução e criação de um ambiente on-line que dê muito mais força ao programa de capacitação e ensino para os usuários do MXM-WebManager.

6. Quais são suas dicas para profissionais que desejam o mesmo êxito profissional em sua área?

Ter conhecimentos de gestão empresarial. Buscar especialicações em contabilidade, finanças e tributos é uma necessidade inerente à área de treinamento, que contribui para um melhor entendimento da solução MXM-WebManager. Outro ponto importante é a capacidade de ajustar o que vai ser ensinado de acordo com o público alvo e compreender que as pessoas possuem necessidades diferentes e diferentes formas de absorver o conteúdo. Digo isto tanto do estagiário quanto de um diretor. Por isso acho a empatia uma qualidade importante para se dar bem nesta área.

Raio X

Fabiana Pereira é Coordenadora de Treinamento e e-Learning na MXM Sistemas. Graduada em Ciência da Computação, já realizou diversos cursos nas áreas de contabilidade e administração. Trabalhou antes na ong Viva Rio, em um projeto voltado para as comunidades carentes, e uma de suas atribuições foi dar aulas de informática em um dos primeiros cyber cafés da cidade do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.