Escolha um sistema ERP adequado para sua empresa em 5 passos

Compartilhe:

como-escolher-um-erp-mxm-01Para saber como escolher um sistema de gestão ERP, o primeiro ponto a ter em mente é não avaliar as opções no mercado colocando o preço como o fator principal.

Como é uma aquisição de extrema relevância para melhorar a gestão da sua empresa e para usar em longo prazo, é preciso olhar com mais atenção para outros critérios, como a qualidade do sistema e os atributos do fornecedor.

Nas próximas linhas, você descobrirá o que se deve levar em conta ao contratar um sistema ERP para a sua empresa. Confira!

1. Escolha um sistema que se adapte às suas necessidades

Você deve analisar se o sistema se adequa aos processos da sua empresa. Cada organização demanda um ERP específico, por exemplo: um hospital, uma instituição de ensino e um varejista não trabalham com um software com as mesmas características.

O mesmo vale para companhias de diferentes portes, até porque uma grande empresa precisa gerir uma quantidade maior de setores, funcionários, fornecedores e clientes do que um micro empreendimento. Logo, modelos de negócios diferentes precisam de soluções adaptáveis.

Procure por fornecedores de ERP que atendam todas as necessidades atuais e futuras. Aliás, esse último detalhe é importante, pois os sistemas precisam ter a capacidade de crescer de forma escalável junto com o cliente.

2. Identifique os seus problemas

Para saber onde o software de gestão terá um papel mais relevante, é preciso fazer um diagnóstico sobre os seus processos internos. O objetivo é levantar falhas e mapear os pontos de maior necessidade de intervenção, visto que são ações que facilitam a escolha de fornecedores com base nas funcionalidades dos sistemas. Assim, você poderá até economizar ao contratar um ERP com uma menor quantidade de módulos ou perceber que deverá investir mais com integrações.

3. Consulte a opinião de outros clientes

Essa dica geralmente é válida para a contratação de qualquer serviço e no caso de um ERP não é muito diferente. Você pode conferir os cases mostrados pelos fornecedores (priorize as empresas contratantes do mesmo segmento que o seu), o tempo e a tradição no mercado, o histórico de crescimento e conversar com antigos e atuais assinantes do serviço. As experiências vividas por outros clientes são importantes porque passam uma dimensão real da contribuição dos sistemas.

4. Avalie o suporte oferecido

Esse é um dos critérios mais considerados por quem escolhe um sistema ERP. Isso porque como é uma solução tecnológica, ela pode sofrer atualizações, mudanças nas funcionalidades e por vezes demanda um certo tempo até que seus colaboradores se adaptem ao seu funcionamento. Para isso, ter um suporte qualificado e com uma cobertura abrangente é fundamental para que sua empresa não fique na mão quando mais precisar.

5. Verifique a facilidade do sistema

Se o objetivo de um software ERP é facilitar a gestão em sua empresa, logo, por uma questão de coerência, ele deve ter uma operação simples. Uma implementação rápida, interface intuitiva e funcionalidades descomplicadas, além de tornar o aprendizado mais rápido, fácil e menos traumático, diminui a dependência de treinamentos — assim, evita-se que o investimento se torne maior e problemático com o tempo.

Para entender como escolher um sistema ERP, deve-se primeiro analisar os pontos fracos na gestão e operação em sua empresa. São eles que determinarão as funcionalidades que você precisará levar mais conta.

Por exemplo: se identificar que haverá uma certa resistência/dificuldade dos colaboradores com o uso de um sistema, então o treinamento, suporte e atendimento terão um peso maior na avaliação. No mais, procure outros trabalhos feitos pelos fornecedores e veja quais estarão preparados para atender ou superar suas expectativas.


call-to-action-blog-erp-01

E aí, você agora já sabe como escolher um sistema ERP para a sua empresa?
Deixe o seu comentário e não deixe de tirar as suas dúvidas!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.