Se você chegou até este conteúdo enquanto procurava saber quais erros na gestão financeira devem ser evitados, é muito provável que já deva ter percebido que as finanças empresariais exigem muita cautela. Isso porque o menor equívoco pode resultar em prejuízos e colocar a sobrevivência do negócio em risco.
Por isso, preparamos este artigo sobre quais são os principais erros na gestão financeira para evitar em seu negócio. Continue a leitura e saiba mais!
1. Misturar finanças pessoais com empresariais
Esse é um erro muito cometido por pequenos empreendedores, profissionais autônomos, empresas individuais ou negócios gerenciados por famílias. Basicamente, acontece quando o gestor trata o caixa da organização e as finanças pessoais como se não tivessem diferença.
Para evitar esse equívoco é preciso ter disciplina e organização e, se possível, utilizar um bom sistema de gestão financeira para gerenciar as operações do negócio. Afinal, é fundamental saber quanto a empresa lucrou no final de cada mês, quais são os custos operacionais, quanto restou após o pagamento das contas, entre outros detalhes.
2. Não realizar um planejamento financeiro
Por mais que pareça óbvio, não são poucos os gestores de empresas que gerenciam seus negócios sem sequer terem um planejamento financeiro. Ou seja, a tomada de decisões estratégicas é feita totalmente a partir de intuições, em vez de ser pautada em dados e informações realistas e precisas sobre as finanças.
Existem diversas formas de evitar esse erro, entre elas:
- a contratação de um serviço de consultoria contábil;
- a realização de cursos de gestão financeira para dominar as práticas de contabilidade e gerenciamento empresarial;
- a aquisição de um bom sistema tecnológico para lidar com as finanças do negócio.
Além disso, é importante que a empresa seja gerenciada com base em um planejamento financeiro eficiente e que abranja aos mais diversos espectros da organização. Estamos falando desde os processos de produção até a distribuição aos clientes.
3. Não projetar um fluxo de caixa
O fluxo de caixa é um dos aspectos de maior importância na gestão financeira de qualquer empresa, independentemente de qual seja o seu porte ou nicho de atuação no mercado.
De forma simplificada, trata-se de categorizar todos os gastos e as receitas que a organização teve nos últimos meses. Assim, é possível fazer projeções futuras que entrarão nos próximos períodos. Portanto, além de fazer um planejamento financeiro de longo prazo, você também poderá analisar os motivos pelos quais a empresa atingiu ou não seus objetivos.
Como você pôde entender neste conteúdo, existem diversos erros na gestão financeira que são cometidos tanto por falta de conhecimento dos gestores da empresa quanto por negligência desses profissionais. Evitar tais equívocos, entre tantos outros, é fundamental para a saúde e sobrevivência do negócio em meio a um mercado altamente competitivo como o atual.
Entre em contato conosco para saber mais sobre como aplicar nossa ótima plataforma de backoffice para a sua empresa.
Quer saber como reduzir ainda mais os erros na gestão financeira de seu negócio? Então, aproveite para baixar agora mesmo o nosso e-book sobre planejamento contábil de sucesso! Desse modo, você saberá a real situação da empresa e terá como tomar decisões estratégicas.
