Conheça os 4 erros mais comuns no fechamento contábil

Conheça os 4 erros mais comuns no fechamento contábil

Todo bom gestor sabe da importância de cuidar da saúde financeira da empresa, visto que, sem ela, o negócio não pode sobreviver por muito tempo. Nesse sentido, realizar o fechamento contábil da maneira correta é uma atividade fundamental para garantir que os processos continuem em atividade.

Por mais que a necessidade de realizar lançamentos e planejar as finanças pareça óbvia, ainda é bastante comum que erros atrapalhem o sucesso do negócio. Por conta disso, listamos a seguir alguns dos principais erros no fechamento contábil, para que a sua empresa possa estar atenta. Confira!

Quais são os principais erros no fechamento contábil?

Apesar dos erros contábeis possuírem uma certa diversidade, devido às possibilidades de problemas dentro da área, confira abaixo os erros que são mais comuns ao realizar essa atividade.

1. Desconsiderar atrasos nos pagamentos

Um erro típico cometido no controle financeiro é o de considerar ganhos que ainda não entraram no caixa do negócio. Por mais que queira ser evitada, é fundamental dar atenção ao risco de atrasos de pagamento, ainda que esse problema não ocorra com frequência.

A importância aqui se mostra alta quando imprevistos acontecem e não há dinheiro disponível no caixa para cobri-los. Isso gera cobrança de juros, multas e outros problemas que podem comprometer a saúde financeira da companhia.

2. Não organizar os lançamentos

Não basta apenas realizar lançamentos, eles também precisam estar em ordem. Assim, o fechamento do caixa deve ser realizado de forma periódica, seja por dia, semana ou mês. Além disso, quanto maior for a movimentação financeira do negócio, mais recorrente esse fechamento deve ser.

Assim, além de evitar perdas de valores importantes, o número de inconsistências é reduzido. Também vale mencionar que é necessário que os fechamentos estejam organizados por categorias, o que facilita a localização de dados, quando for preciso.

3. Fazer previsões pouco realistas

Finanças precisam de exatidão para funcionar bem. Assim, não é recomendado manter dados em planilhas imprecisas e genéricas, muito menos realizar previsões a partir delas, já que esse método não é confiável.

A dica aqui é realizar todos os registros, acompanhar relatórios, desenvolver estratégias e previsões realistas e, ainda, ter bastante cuidado com os erros nesse aspecto, visto que o mercado muda constantemente e falhas podem levar tempo para serem corrigidas.

4. Não investir em tecnologia

As planilhas manuais estão defasadas há muito tempo e não são mais suficientes para gerar bons resultados. Assim, se a sua empresa ainda conta com esse modelo de registro, é importante que seja atualizada, já que um software pode realizar essa atividade de modo muito mais prático.

Além disso, sistemas desse tipo proporcionam muito mais segurança e precisão, pois contam com técnicas de backup para prevenir a perda de documentos, realizam cálculos de forma instantânea e permitem que os colaboradores tenham muito mais tempo para realizar tarefas com foco estratégico.

Portanto, ao compreender quais são os erros mais comuns no fechamento contábil de um negócio, é possível ter um norte rumo à otimização de processos e ao crescimento da empresa no mercado. Os benefícios dessa melhoria podem ser vistos diariamente e, por meio de um bom software ERP, a agilidade poderá se tornar um diferencial para os clientes, colaboradores e executivos.

Compreendeu como o fechamento contábil correto é importante para o presente e o futuro da empresa? Então compartilhe esse post com seus amigos e colaboradores para que eles também saibam quais são esses erros e como corrigi-los!


Uma boa gestão empresarial só pode ser alcançada se todas as áreas da empresa estiverem alinhadas e bem administradas. Nesse kit separamos alguns ebooks que irão te auxiliar na conquista de uma gestão empresarial mais eficiente. Baixe gratuitamente:

cta kit de ebooks 01 1024x410 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.