ERP e o futuro das empresas: entenda melhor essa relação

erp futuro empresas
Compartilhe:

A velocidade com que os sistemas de gestão empresarial estão se popularizando demonstra muito sobre os resultados que tais sistemas trazem para qualquer negócio, independentemente do setor. Nesse cenário, o futuro das empresas está diretamente relacionado à transformação digital, que tem sido tão fundamental para o desenvolvimento das organizações e será diretamente responsável pelo sucesso de marcas daqui em diante.

Como você está se preparando para isso? Neste post, queremos conversar um pouco sobre o futuro das empresas e mostrar como o investimento em tecnologia está conectado com as suas próximas estratégias. Acompanhe!

ERP e o seu papel em empresas mais inteligentes

Um ERP é um sistema de gestão capaz de integrar e automatizar o gerenciamento de dados em um negócio e, de forma inteligente, segmentar, analisar e apresentar informações relevantes baseadas nesse processo. Essa capacidade de transformar um volume enorme de dados em respostas para as suas perguntas é o que gestores, diretores e empresários buscam para o futuro.

Por que isso é tão relevante? A tecnologia vem permitindo a exploração mais objetiva de nichos de mercado e de demandas que mudam muito rápido — e, por isso, eram difíceis de serem identificadas e abraçadas no passado.

O ERP é a ferramenta que possibilita essa nova inteligência para empresas do futuro. E quem demorar a perceber o movimento dificilmente terá fôlego para correr atrás.

ERP como otimizador e impulsionador de produtividade

Quer ver um exemplo interessante de como está se dando a relação entre ERP e o futuro das empresas? É só ver como negócios no mundo inteiro estão deixando de focar tanto em expansão para investir em otimização.

Para sobreviver no mercado, é exigida cada vez mais a capacidade de adaptação e espaço para manobra quando uma nova oportunidade surge. Por essa forma que startups estão fazendo tanto sucesso com tão pouco investimento e recursos.

Nesse cenário, um ERP é fundamental. Sua capacidade de centralizar a gestão permite otimizar processos e aumentar a produtividade de todos os colaboradores, fazendo muito mais com bem menos. Isso sem contar que a troca de uma infraestrutura interna por serviços de entrega remota deixam a empresa mais fluida e flexível aos humores do mercado.

ERP e o futuro das empresas

Pense em todas as vantagens que um ERP pode trazer para a sua empresa:

  • redução de custos;
  • aumento de produtividade;
  • otimização de processos;
  • tomadas de decisão mais acertadas;
  • maleabilidade para atender novas demandas do público;
  •  flexibilidade nas estratégias de negócio;
  • acompanhamento em tempo real de indicadores de performance;
  • comunicação e colaboração facilitada entre funcionários;
  • uso remoto do sistema.

Esses são apenas alguns dos benefícios que você colhe de um sistema de gestão e já são suficientes para qualquer profissional experiente perceber: contar com esse tipo de solução interfere diretamente na consolidação do negócio.

E a maior questão é que essa vantagem competitiva torna-se rapidamente uma necessidade de sobrevivência. A relação entre ERP e o futuro das empresas tem a ver com gestão saudável, eficácia e inteligência. E se isso é inevitável, quem sair na frente tem vantagem.

O que é esperado para o futuro das empresas?

Robôs e inteligência artificial têm alterado a rotina de trabalho nas empresas e também a maneira como os gestores administram seus negócios. O futuro das empresas está nas inovações tecnológicas e também na forma com que essas organizações lidam com seus funcionários, parceiros e clientes. Veja como a tecnologia já tem impactado o futuro das empresas!

Automatização de processos

Chatbots comandados por inteligência artificial e outros sistemas cada vez mais inteligentes têm tomado conta das empresas de todos os segmentos e tamanhos. A Indústria 4.0 é um exemplo de como o futuro das empresas já é uma realidade, com a automatização de tarefas e a própria realidade virtual. Nesse cenário, é possível prever que a mão de obra será cada vez mais estratégica do que operacional.

Mais segurança da informação

Cada vez mais as informações serão geridas por sistemas. Contar com um software eficiente e que garanta a segurança das informações é indispensável para manter seguros os dados das empresas e de clientes, assim como a eficiência da sua operação, afastando ameaças como invasores e hackers.

Adequação às normas de proteção de dados

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) visa definir parâmetros para a obtenção, para o tratamento, para a proteção e para a verificação de dados pessoais de clientes e de qualquer pessoa no ambiente on-line.

A intenção é que essa norma proteja as informações de pessoas físicas e jurídicas, de direito privado ou público, para o alinhamento do direito à privacidade. Para isso, os sistemas de gestão da empresa devem estar parametrizados para garantir a confidencialidade dessas informações. Caso contrário, a empresa fica à mercê das sanções penais.

Maior previsibilidade

O futuro das empresas, com certeza, contará com os dados para a tomada de decisão. Isso garantirá processos mais eficientes e a redução de erros. Ela também vai possibilitar prever falhas antes que elas aconteçam. Isso é possível com um eficiente sistema de gestão.

A poucos cliques você tem relatórios de todos os processos, inclusive integrados entre os setores, se você precisar. Nessa mesma perspectiva, pode prever outras demandas do dia a dia da empresa, como a necessidade de comprar insumos e até mesmo prever uma demanda do seu consumidor final.

Uso de tecnologias disruptivas

Tecnologias disruptivas são aquelas que substituem as anteriores, conferindo mais eficiência, agilidade e, em alguns casos, redução de custos. Devido a essas características, esses recursos fazem parte do futuro das empresas. São exemplos de tecnologias disruptivas a Internet das Coisas, realidade aumentada, robótica avançada, inteligência artificial e Big Data.

Vantagens do uso do ERP nas empresas nesse cenário

Com um sistema de gestão, também conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning), você pode trazer várias vantagens para as empresas, como uma gestão baseada em dados. As funcionalidades não param por aí! É possível destacar um maior controle de todos os processos organizacionais, da compra de insumos à gestão de estoque e logística.

Um software de gestão é uma ferramenta ideal para:

  • otimizar os seus processos;
  • conferir mais eficiência à operação;
  • fazer um melhor gerenciamento dos recursos;
  • garantir uma maior previsibilidade;
  • assegurar adequações jurídicas importantes, como aquelas referentes à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entre outras vantagens.

Ao acompanhar todos esses cenários, sua companhia estará mais preparada para trilhar o futuro das empresas com sucesso!

Se você gostou deste artigo e quer conhecer mais sobre as nossas soluções para potencializar os resultados da sua empresa, entre em contato!


Quer conhecer mais sobre ERP e saber os módulos disponíveis para sua empresa? Baixe agora mesmo nosso e-book gratuito Guia dos Módulos ERP e entenda as diferenças e saiba como escolher os melhores módulos para seu negócio:

CTA modulos erp primeira versao com borda 01 1 1

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.