Como o ERP ajuda sua empresa em tempos de crise econômica?

criseeconômicablog
Compartilhe:

Em plena crise econômica desencadeada pela pandemia do Coronavírus, você pode estar se perguntando se há relação entre ERP e crise econômica. A resposta é: sim! Os sistemas de gestão, chamados de ERPs (Enterprise Resource Planning), são fundamentais para manter o controle de setores, como comercial e financeiro, garantindo que toda operação esteja bem alinhada.

Se em épocas de abundância os números enchem os olhos dos empresários com lucros e estimativas de crescimento, em períodos de crise econômica eles são usados como alternativa para cortar custos e acompanhar as atividades home office dos funcionários.

Ao longo deste texto trazemos para você como ERP e crise econômica se relacionam e como a ferramenta pode ajudar em épocas difíceis. Acompanhe!

Como o ERP ajuda sua empresa na crise econômica?

Um sistema de gestão integrado pode ser um forte aliado para identificar as possibilidades de ajustes e até mesmo cortes de custos. Isso ajuda a elevar a eficiência da empresa e garante, em casos mais extremos, a sobrevivência do negócio, até os ventos turbulentos passarem.

Para que você tenha uma visão ampla de como um ERP pode ajudar a sua empresa a enfrentar uma crise econômica, listamos as principais vantagens dessa ferramenta. Acompanhe!

Melhor gestão da informação

Uma gestão baseada em dados é essencial para a sustentabilidade e crescimento de qualquer negócio. Em épocas de crise, esse acompanhamento se torna mais primordial para garantir a eficiência dos processos, reduzir custos e otimizar processos.

Com um ERP, você tem acesso a dados de todos os setores da empresa. Os sistemas emitem relatórios didáticos, ajudando a agilizar as decisões pertinentes, o que pode significar mais vantagem competitiva nesse momento crítico.

Armazenamento de dados na nuvem

Hoje em dia já é possível acessar os sistemas de onde quer que você esteja, bastando para isso ter acesso à internet e aos dados de acesso à ferramenta, como login e senha. Isso porque todas as informações ficam em servidores online.

Assim, em momentos como o que estamos vivendo hoje, isso possibilita manter a produtividade no home office, e você ainda pode acompanhar o desempenho de cada funcionário por meio de recursos da ferramenta.

Tomada de decisão acertada

Momentos turbulentos exigem mais das lideranças, e contar com as ferramentas mais eficientes para a tomada de decisão ajuda a mitigar erros, fator primordial para uma tomada de decisão acertada e que possa beneficiar todos os públicos de relacionamento da empresa, garantindo a sobrevivência do negócio.

Aumento da produtividade

Garantir a produtividade em épocas de crise é um desafio para todo gestor, mas isso se torna mais fácil com a ajuda de um ERP. Isso porque você pode monitorar as horas trabalhadas dos funcionários, as ações executadas e fazer o acompanhamento da produção de onde quer que você esteja.

Além disso, com a ajuda dos relatórios, pode antever demandas e reduzir a probabilidade de erros, diminuindo as chances de perdas.

Mais qualidade para os processos

Além dessas vantagens, não podemos esquecer que um sistema ERP também garante mais qualidade aos processos, uma vez que todas as atividades são documentadas. Isso torna mais fácil o acompanhamento de todas as etapas de produção da empresa e reduz falhas que podem acarretar em prejuízo para as organizações.

Como vimos ao longo deste post, ERP e crise econômica se relacionam porque a ferramenta proporciona um melhor acompanhamento das atividades, promovendo uma melhor gestão das informações, entre outras vantagens.

Se você gostou das dicas e quer saber mais sobre sistemas ERP, entre em contato para conhecer a nossa solução!

____________________________________________________________________________________________

A MXM está disponibilizando gratuitamente um Ebook sobre 7 formas pelas quais o uso de um sistema ERP vai fazer sua empresa crescer e se destacar entre os concorrentes. Baixe gratuitamente aqui:

Call to action 7 formas erp 01 4
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.