Coordenação em Faturamento: conheça Igor Borges, Gerente de Desenvolvimento de Software na MXM Sistemas

Igor Borges
Compartilhe:

Igor Borges atua na fábrica de software da MXM Sistemas desde 2005. Integrou a equipe de programadores do sistema ERP e, atualmente gerencia uma equipe de analistas no desenvolvimento do módulo de Faturamento e de gestão empresarial de backoffice voltados para o segmento Hospitalar. Igor afirma que devido ao dinamismo e inovações tecnológicas, o ideal é que todos os profissionais da área sempre estudem e se mantenham atualizados o máximo que puderem.

Borges já apoiou no desenvolvimento e modernização dos módulos fiscais e inclusive participou ativamente do projeto de migração do sistema MXM-Manager para sua versão cloud, o MXM-WebManager. Entender as demandas dos clientes, dar suporte a chamados, pensar como funcionalidades podem ser aperfeiçoadas e como tornar tais processos mais intuitivos fizeram e fazem parte da sua história.

1 – Há quanto tempo faz parte da equipe MXM e quais cargos já ocupou nesse período? 

Minha vivência profissional ultrapassa os 16 anos já dedicados à MXM Sistemas. Desde a época da faculdade eu já estagiava em empresas de tecnologia para ampliar meus conhecimentos e adquirir mais experiência. Na MXM iniciei como programador e sempre fui muito dedicado.

O primeiro contato que eu tive com a parte técnica do framework de ERP foi durante o treinamento ministrado pelo Rafael Terra, na época gerente de equipe e hoje Vice-Presidente de Tecnologia na MXM. Eu e Maxuel Sant’ana, Analista de Sistemas e Especialista Fiscal, chegávamos às 7h da manhã para aprender a desenvolver o ERP da MXM e aplicar as atualizações durante o dia. Eu ainda tenho contato com o Rafael Terra, que acompanhou minha trajetória e me ajudou bastante.

Depois de alguns anos fui promovido a analista de sistemas e comecei a trabalhar com o Alan Batista, hoje Diretor de Desenvolvimento, no projeto ECD (Escrituração Fiscal Digital) que integra o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). Além da parceria de trabalho ao longo dos anos, ele se tornou meu amigo e sou o padrinho dos seus filhos. Quando enfrentei uma dificuldade profissional em 2012, já como coordenador, a MXM me ajudou imensamente e o Alan e o Rafael sempre estiveram ao meu lado, me auxiliando. Eles acreditaram em mim, fui promovido, e estou até hoje na MXM Sistemas.

Desde 2013 atuo como Gerente de Desenvolvimento do módulo Faturamento. Nessa trajetória construí um sólido relacionamento com diversos colaboradores da empresa e em 2019, através de uma votação popular e interna, fui eleito presidente da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), representando os trabalhadores da MXM.

2 – Quais são as principais atribuições do cargo que você ocupa atualmente? 

Hoje em dia eu coordeno uma equipe de quinze profissionais, entre analistas e desenvolvedores. Quando eu recebo os Pedidos de Atendimento Técnico, ou PATs, gerados pelos clientes através do SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário), eu realizo a leitura, análise e distribuição desses chamados abertos entre o time. Acompanho de perto as execuções e contribuo para que as solicitações sejam devidamente solucionadas de forma rápida e eficiente.

Gerenciar um time técnico diverso, com diferentes características, saber confiar e desenvolver habilidades comuns a todos é realmente motivador! Diante das demandas dos clientes refletimos internamente e buscamos melhorias contínuas para cada vez mais facilitar as operações.

3 – Quais inovações tecnológicas nos produtos MXM você vivenciou junto a sua equipe?

Quando entrei na MXM a migração do ERP da versão 7 para a 8 estava sendo concluída e isso representava a mudança de uma tecnologia estruturada para uma orientada ao objeto. Realizei a análise dos processos a serem migrados e coordenei a equipe na sustentação dos módulos já migrados. Portanto, me envolvi diretamente na conversão de alguns módulos para essa nova versão, o MXM-WebManager.

Eu sempre integrei muitas atividades na empresa. Participei do desenvolvimento da primeira versão do NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) e NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica). Também desenvolvi sistemas para atender algumas prefeituras e proporcionar mais facilidade em operações manuais. Depois fui convidado para ajudar na conclusão do módulo ECD (Escrituração Contábil Digital), e em seguida participei da criação do módulo EFD (Escrituração Fiscal Digital). Neste último atuei em sua sustentação até 2013.

Sempre busco propor novas funcionalidades à plataforma MXM-WebManager e administro os módulos de Faturamento, Estoque, Vendas, Contrato de Vendas, Frete, Importação e Comissão. Em especial, também coordeno os chamados desses módulos para atender os clientes do segmento de Saúde Humana, principalmente empresas que comercializam materiais hospitalares.  

4 – Qual foi o maior desafio profissional dentro da MXM? E sua maior conquista? 

A minha maior conquista foi a criação do módulo EFD. Com ele eu pude desenvolver essa funcionalidade totalmente do zero, onde pude aplicar meus conhecimentos técnicos e aprender as operações. Através deste projeto consegui uma boa visibilidade dentro da empresa e conquistei o meu primeiro cargo como coordenador.

O meu maior desafio foi assumir a liderança da equipe do faturamento, em 2013. O time era composto por colaboradores que na época eu não conhecia, um cenário completamente diferente de quando eu coordenei o SPED e onde tive a oportunidade de criar uma equipe com profissionais que haviam participado comigo no projeto do EFD e já conhecia de perto o trabalho de todos. 

O Faturamento é um dos módulos mais críticos e sensíveis do Sistema de Gestão Empresarial, pois envolve a emissão de notas fiscais e está diretamente relacionado na geração das receitas dos clientes. Dessa forma, a equipe é obrigada a estar sempre alerta e assertiva nas correções, para evitar prejuízos às empresas. Apesar dos percalços ocorridos, o desafio citado se tornou uma nova conquista. Com o meu amadurecimento, juntamente ao apoio de diversos colaboradores e outros gestores da fábrica de software da MXM Sistemas, todos os obstáculos e problemas de adequação foram superados.

5 – Como você observou o mercado durante sua trajetória e quais suas previsões para 2022? 

O mercado sempre está um passo à frente, e frequentemente surgem novas tecnologias de desenvolvimento, formas de abordagem na execução de projetos e na gestão de colaboradores. Ser proativo e estar antenado diante das mudanças existentes é um diferencial cada vez mais exigido pelas companhias, portanto, sempre estímulo meus colaboradores a investirem tanto na reciclagem de conhecimento quanto na aquisição de novos saberes.

Pretendo continuar fazendo a diferença na MXM e espero contribuir para a nova fase de mudanças,  prevista para 2022. Contudo, por enquanto, não posso dar muitos detalhes, mas virão muitas novidades por aí!

6 – Quais são suas dicas para profissionais que desejam o mesmo êxito profissional em sua área? 

Acredito que o profissional de tecnologia da informação precisa ter dedicação, responsabilidade e vontade de aprender coisas novas. Eu sempre busco estar atualizado e desejo prosseguir com meus estudos visando o aperfeiçoamento contínuo para aplicá-lo nas atividades do meu dia a dia. Todos deveriam buscar o mesmo, independente da área de atuação.

Durante as reuniões de análise das novas implementações tenho a oportunidade de ter contato direto com Mauricio Felgueiras, Presidente e CEO da MXM Sistemas. Ele é um grande professor, sempre possui uma sacada que ninguém antes pensou e eu aproveito para desenvolver justamente esses olhares. Com isso, uma dica que eu recomendo é que os profissionais conversem mais com seus gestores, pois o ganho de experiência é considerável!

Raio X: Igor Borges é Gerente de Desenvolvimento de Sistemas e possui grande experiência nos módulos Faturamento e SPED. Formado em Análise de Sistemas e com MBA em Gerenciamento de Projetos, antes de ingressar para a MXM Igor desenvolvia sistemas de front-office para empresas de gestão hospitalar e consultórios médicos e dentários.


Aproveite para fazer o download nosso folheto digital e saiba de todas as vantagens e benefícios que a plataforma de gestão empresarial MXM-WebManager pode oferecer:

whitepaper mxm webmanager
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.