Dinamismo, produtividade e excelência em atendimento ao cliente com Francimar Nunes, supervisora do SAU

dinamismo produtividade francimar sau mxm 01
Compartilhe:

Francimar Nunes, supervisora do SAU (Serviço de atendimento ao Usuário), costuma dizer que o seu setor é um dos mais importantes da empresa porque realiza o primeiro atendimento ao cliente. “Resolvemos dúvidas, encaminhamos os PATs (Pedidos de Atendimento Técnico) para atendimento, acompanhando todo o processo até a sua conclusão. Somos a ponte entre os clientes e a Fábrica de Software, TI e Banco de Dados.”

Seu conhecimento em sistemas de gestão empresarial é anterior à sua chegada na empresa. Antes de fazer parte do time da MXM ela já utilizava o MXM-Manager como colaboradora em um de nossos clientes.

Conheça um pouco mais sobre a Francimar nesses 13 anos de MXM. Nesta entrevista ela fala também dos diversos avanços tecnológicos do sistema para a área contábil.

1. Há quanto tempo faz parte da equipe MXM e que cargos já ocupou neste período?

Há 13 anos fui contratada para trabalhar no SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário), onde permaneço até hoje. Durante seis anos ocupei o cargo de atendente. Depois disso fui promovida a supervisora.

Na época o SAU contava com quatro atendentes. Atualmente são nove colaboradores desempenhando esta função. 

2. Quais são as principais atribuições do cargo que você ocupa atualmente?

Gerencio 12 colaboradores divididos em 3 equipes, cada uma composta por 1 coordenador e 3 atendentes. Cada equipe possui uma carteira de clientes que é distribuída entre os atendentes. 

Realizo atendimentos, interajo com os clientes, monitoro o andamento das solicitações e os e-mails trocados com eles.

3. Quais inovações tecnológicas nos produtos MXM você vivenciou junto a sua equipe?

Quando comecei a trabalhar com o MXM-Manager utilizando a versão 1.008.

Vivenciei, dentre várias inovações, a implementação da nota fiscal eletrônica, dos módulos do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e da plataforma MXM-WebManager.

A equipe do SAU precisa estar em constante atualização para cumprir sua função de prestar suporte aos usuários do sistema.

4. Qual foi o maior desafio profissional dentro da MXM? E sua maior conquista?

De 1994 a 2004 trabalhei em um grupo composto por uma empresa de transporte marítimo e apoio portuário e outra do ramo de construção naval, que adquiriu o MXM-Manager em 1998.

Quando iniciei o meu trabalho na MXM possuía experiência como usuária dos módulos Financeiros e de Contabilidade.

Constatei que havia muito a aprender, pois não conhecia os demais módulos do sistema. Desafiei-me a aprender seus conceitos e utilização, o que foi possível graças ao apoio de outros colaboradores e da realização de testes nas bases disponibilizadas com esta finalidade.

Outro desafio foi assumir a gestão do SAU, o que considero uma grande responsabilidade por se tratar de um setor cujo foco principal é a satisfação do cliente.

5. Como você observou o mercado durante sua trajetória e quais suas expectativas para 2020?

As empresas desenvolvedoras de softwares enfrentaram grandes desafios, sobretudo com as mudanças tecnológicas, contábeis e tributárias impostas pelo governo, com a criação do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), que engloba diversos módulos: CT-e (Conhecimento de Transporte eletrônico), ECD (Escrituração Contábil Digital), ECF (Escrituração Contábil Fiscal), EFD Contribuições (Escrituração das contribuições para o PIS/PASEP e COFINS), EFD ICMS IPI (Escrituração das contribuições para o ICMS e IPI), EFD-Reinf (Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial), MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais), NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica), NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) e NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica). Essas alterações tiveram início em 2008 com a implantação da NF-e.

A MXM Sistemas, contando com profissionais altamente qualificados, conseguiu atingir o objetivo de adequar os seus produtos a todas essas exigências.

Em 2019 foram realizadas implementações nos módulos ECD (Escrituração Contábil Digital), ECF (Escrituração Contábil Fiscal) e Faturamento (Nota Fiscal Eletrônica – Nfe) para adaptá-los aos novos layouts.

Encontra-se em fase de planejamento a entrega referente à Nota Técnica 2019.001. Ela compreende a criação e a atualização de regras de validação da Nota Fiscal Eletrônica e entrará em vigor no dia 02/09/19.

6. Quais são suas dicas para profissionais que desejam o mesmo êxito em sua área?

Seriedade, comprometimento e disponibilidade para contribuir no que for necessário para o crescimento da empresa.

Um grande profissional precisa ter como principal objetivo a excelência do seu trabalho, procurando otimizar o seu tempo para melhor desempenhar as atividades pertinentes à sua função.

Ter em mente que sucesso e fracasso são consequências de escolhas e atitudes, e que todas as decisões devem ser tomadas de forma consciente, considerando todas as possibilidades.

RAIO X

Francimar Nunes iniciou a sua trajetória profissional em um escritório contábil, quando a escrituração dos livros contábeis era realizada de forma manuscrita, com caligrafia cuidadosamente desenhada. Considera-se privilegiada por ter acompanhado a evolução da área, sobretudo com o surgimento dos ERPs, que trouxeram mais agilidade na tomada de decisões e planejamento empresarial. Possui experiência na área financeira, na qual trabalhou durante 8 anos como tesoureira. Há 13 anos atua no setor de tecnologia e atualmente ocupa a função de supervisora do SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário).


Uma boa gestão empresarial só pode ser alcançada se todas as áreas da empresa estiverem alinhadas e bem administradas. Nesse kit separamos alguns ebooks que irão te auxiliar na conquista de uma gestão empresarial mais eficiente. Baixe gratuitamente:

cta kit de ebooks 01

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.