EFD-Reinf 2020: prazos e mudanças

efdreinf
Compartilhe:

A EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais) é um complemento do eSocial e faz parte do módulo pertencente ao SPED Fiscal. O seu objetivo é reunir de forma simples e em um único lugar o cumprimento das obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias, o que facilita o trabalho dos empresários e contadores.

Todas as informações prestadas são integradas em um banco de dados ao qual o Fisco tem acesso, em tempo real, para uma apuração mais rápida sobre as declarações. O intuito é saber se há falhas ou inconsistências em cada uma delas.

No entanto, o processo de entrega dos dados sofreu uma mudança em 2020, para um grupo específico. Entenda o que mudou, qual será o novo prazo, quem deve transmitir a EFD e como o MXM-EFD-Reinf pode ajudar nesse processo. Confira!

Quem deve entregar?

Para saber quem deve entregar a EFD-Reif você pode consultar o Art. 2º da Instrução Normativa RFB 1.701/2017. Estes são alguns contribuintes que estão sujeitos à declaração obrigatória:

  • organizações em que os serviços são tomados/prestados mediante cessão de mão de obra ou empreitada;
  • organizações que patrocinam eventos desportivos, que mantenham equipe de futebol profissional ou recursos desses eventos;
  • associações desportivas;
  • pessoas jurídicas e agroindústrias que coletam a Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB);

Quais são os prazos e as mudanças?

A data para entrega do documento estava prevista para 10 de janeiro de 2020. No entanto, foi adiada pela Receita Federal para o 3º grupo, descrito na Instrução Normativa RFB 1.701/2017, como as empresas optantes pelo Simples Nacional. O novo prazo será divulgado em breve por uma publicação no site da RFB.

Como o MXM-EFD-Reinf pode ajudar a entregar a declaração?

A solução MXM-EFD-Reinf valida a transmissão das notas fiscais, dispensando o validador próprio da RFB. O processo é realizado via web e tem retorno no mesmo instante, organizando a numeração dos recebidos por CNPJ para os clientes e fornecedores. O sistema abrange todos os eventos, como o R-2050, o que evita problemas com o Fisco, que são desnecessários para a empresa.

Estar ciente sobre as mudanças da EFD-Reinf 2020 é de suma importância para não ter surpresas negativas quando for entregar as obrigações. Não vale a pena arriscar. Por isso, estude e se prepare para adaptar-se às alterações que entrarão em vigor ainda este ano.

Agora que você sabe sobre a EFD-Reinf, conheça o módulo MXM-EFD-Reinf para transmitir as informações de forma segura para o Fisco.

     _____________________________________________________________________________________________________________________

Não deixe de baixar o folheto digital do módulo MXM EFD-Reinf e descubra mais sobre como ele pode ajudar sua empresa a ficar em dia com esta obrigação fiscal! Baixe gratuitamente:

CTA efd reinf 01

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.