Módulos do SPED: Conheça mais sobre o EFD-Importador

efd importador
Compartilhe:

O módulo EFD-Importador importa notas ficais de mercadorias, serviços, conhecimentos de transporte e cupons eletrônicos que não foram gerados no sistema de gestão utilizado pela empresa para apuração, validação e posterior envio à Receita Federal.

Durante a importação ele gera a base de dados de produtos, clientes, fornecedores e prepara as parametrizações fiscais para serem complementadas e utilizadas em importações futuras.

O que se espera de um bom sistema é o reconhecimento dos registros previamente cadastrados em importações anteriores, agilizando a escrituração do documento.

Portanto, o sistema deva evoluir conforme é utilizado, aumentando a base de dados e diminuindo o trabalho de parametrização, até que somente seja necessário um novo cadastramento quando da importação de documentos que contenham dados de uma nota de um novo fornecedor, ou de um item que nunca havia sido comercializado antes.

Esta base é o alicerce para a operação integrada e online entre os escritórios e seus clientes, que é o grande objetivo a ser atingido. A Escrituração Fiscal Digital EFD engloba (PIS/COFINS, ICMS/IPI) + Contribuições + EFD Importador + REINF

Dentre diversos outros documentos eletrônicos, o EFD-Importador importa Notas Fiscais eletrônicas, Conhecimentos de Transporte eletrônicos e Notas Fiscais de Consumo eletrônicas.

SPED Fiscal

Grande parte das empresas no Brasil está sujeita a emitir relatórios legais, que devem ser apresentados sazonalmente. Estes relatórios são submetidos aos controles fiscais municipais, estaduais e da Receita Federal, e as leis mudam de empresa para empresa. Os requisitos exigidos mudam de acordo com o tipo de negócio e tamanho, no entanto, a obrigatoriedade de escrituração das notas fiscais e realização de determinados controles é comum a todas elas.

O SPED – Sistema Público de Escrituração Digital – foi criado pelo Governo Federal na esteira do Programa de Aceleração do Crescimento, com o intuito de informatizar a relação entre os contribuintes e o fisco.

A entrega do SPED Fiscal é obrigatória e mensal. Descumprir com esta exigência do órgão controlador pode resultar na aplicação de multas e sanções. Atualmente o cumprimento das obrigações assessórias conta com sistemas modernos, que facilitam o processo de geração dos dados a serem declarados e garantem a sua validade jurídica do formato digital.

As principais características do SPED Fiscal são:

• Envio eletrônico da escrituração de documentos fiscais e outras informações sobre o fluxo de apuração industrial, comercial e financeiro da empresa, de interesse da Receita Federal e outras entidades estaduais e municipais.

• A recepção e autenticação das informações é feita inteiramente em formato digital, dispensando a impressão e armazenamento físico de livros contábeis e fiscais. Isto trouxe mais transparência para a relação entre empresas e órgãos públicos, facilitando a fiscalização, reduzindo a sonegação e ampliando o controle da Receita Federal.

Evite riscos desnecessários: prepare sua empresa para as obrigatoriedades do EFD e utilize o EFD-Importador.

MXM-WebManager, mais que um simples Sistema de Gestão ERP

As soluções MXM acompanham as alterações feitas pela Receita Federal do Brasil (RFB), garantindo que estejam sempre de acordo com a legislação brasileira vigente.

Com o módulo MXM-EFD, parte da plataforma MXM-WebManager, sua empresa é capaz de gerir e obedecer os prazos de entrega das obrigações fiscais de maneira segura e completa, da geração à validação e consolidação das informações dos arquivos.

Desde o primeiro ano de operação do sistema SPED, todas as obrigatoriedades dos clientes MXM foram entregues dentro do prazo.

Ter um sistema de gestão eficiente, organizado e atualizado, facilita a entrega das obrigações fiscais, deixando para trás o controle por planilhas e a inclusão manual de dados no programa validador e assinador PVA da RFB.

É muito mais fácil usar os dados já registrados no sistema, e toda a otimização de processos em seu negócio é uma oportunidade de maximizar lucros e evitar prejuízos.

Além da entrega dos arquivos, contamos também com relatórios para facilitar a análise de resultados da empresa.

Benefícios do MXM-EFD

• Atendimento: Suporte com equipe de especialistas.

Compliance: A validação está de acordo com as regras da Receita Federal. A segurança dos dados é feita pela integração com informações geradas em sua origem.

• Banco de dados: Robusto, ideal para empresas com volume muito grande de dados.

Integração: Se sua empresa utiliza outro sistema ERP, nossa solução pode ser comercializada e integrada de forma independente.

• Evite penalidades: O sistema gera todo o processamento de forma ágil e automatizada. Dessa forma, nossos clientes não correm risco de perda de prazos e multas.


Além do EFD-Importador conheça também as outras obrigatoriedades fiscais da MXM. Não deixe de baixar gratuitamente o folheto digital do módulo MXM EFD-Reinf e descubra mais sobre como ele pode ajudar sua empresa a ficar em dia!

CTA efd reinf 01

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.