O que é DevOps e qual a importância dessa cultura?

O que é DevOps e qual sua importância?

Simplificar processos e atingir resultados melhores e mais rápido: esses são alguns dos propósitos das empresas que implantam a cultura DevOps. A metodologia surgiu com o objetivo de atender a uma demanda da gestão de TI: a integração dos times de desenvolvimento e de operação.

DevOps trata-se de uma cultura que está se popularizando cada vez mais na área de TI. É simplesmente a junção dos termos “development” (desenvolvimento) e de “operations” (operações) e tem como finalidade integrar o trabalho dessas equipes.

Que tal aprender mais sobre o tema? Neste texto, vamos explicar para você o conceito de DevOps e a importância de aplicar essa estratégia na empresa. Continue acompanhando e boa leitura!

O que é DevOps?

Geralmente, os setores de operações e de desenvolvimento necessitam trabalhar em conjunto, mas não é sempre que eles se dão bem. Apesar de ambos fazerem parte da área de TI, eles não “combinam” muito pelo fato de terem culturas de trabalho muito distintas.

Isso porque, em uma equipe de TI tradicional, o time de desenvolvimento basicamente precisa criar soluções criativas, pensando sempre em novas funcionalidades para as aplicações. Já o operacional é bem mais focado na manutenção do pleno funcionamento das plataformas e na resolução de problemas.

Nesse cenário, o DevOps surge como uma solução para que os setores que se sentem tão opostos possam trabalhar em conjunto, proporcionando, assim, bons resultados ao negócio.

Qual a importância de ter essa cultura na empresa?

A principal importância de ter essa cultura na empresa recai, justamente, sobre o que vimos até aqui. Com o DevOps, os dois setores deixam de trabalhar como times separados, passando a pensar em conjunto.

Agora, operadores e desenvolvedores podem compreender a relevância do outro lado e colaborar para que todos produzam com muito mais qualidade e eficiência. A falta de alinhamento gera vários problemas, como falhas, atrasos e retrabalhos, o que resulta em baixa qualidade para o cliente.

Com o DevOps, a ideia de fazer a integração de forma contínua padroniza o ambiente de trabalho, além de facilitar a documentação e a gerência do que foi feito. Isso faz com que o operacional compreenda um pouco mais sobre o software em si, além de possibilitar que o desenvolvimento entenda a respeito da infraestrutura operacional.

Quais os benefícios que o DevOps oferece?

Confira os principais benefícios que essa cultura proporciona para a empresa:

  • processos mais simplificados: o DevOps busca otimizar processos, eliminando todas as burocracias que antes poderiam parecer uma grande pedra no sapato. Reutilizar os módulos de software flexibiliza os projetos, permitindo que sejam adaptáveis às mudanças. Certamente, isso evita refações difíceis, além de reduzir o tempo de entrega;
  • áreas integradas: mais do que unir times de operações e de desenvolvimento, o DevOps também elimina barreiras existentes no negócio, tornando mais ágeis os processos, inclusive para gestores. O objetivo de entregar a solução com real valor para os clientes se sobressalta;
  • automatização de processos e tarefas: a produção manual do projeto e demais processos e tarefas dos times podem ser agilizados a partir da automatização de rotinas na cultura DevOps. Dessa forma, os times podem ser alocados nas melhorias contínuas do projeto;
  • economia de recursos: todos sabem que tempo é dinheiro, não é mesmo? Projetos que não saem do lugar e que ultrapassam o prazo determinado ou precisam ser corrigidos com frequência podem causar sérios prejuízos à empresa. Um setor de TI integrado desenvolve com mais qualidade, erra menos e, consequentemente, gera menos desperdício de recursos, contribuindo para reduzir custos.

Agora que você já sabe o que é DevOps, conseguiu entender que, com ela, a equipe de TI vai funcionar sem ficar à mercê de velhos hábitos, egos ou problemas corriqueiros. Trata-se de uma metodologia cada vez mais empregada nas organizações e que oferece inúmeras vantagens.

Gostou de saber mais sobre DevOps? Quer conferir outros termos de TI importantes? Então aproveite a visita em nosso blog para baixar gratuitamente nosso e-book 8 termos de TI que você precisa conhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.