4 desafios da migração para nuvem que precisamos superar

Compartilhe:

Não foi por acaso que a cloud computing se tornou tão popular em ambientes corporativos na última década: é uma tecnologia transformadora que oferece recursos como plataforma para a otimização e automação de processos, além de apoio para decisões mais inteligentes de negócio.

No entanto, muitos gestores confundem antecipação de mercado com pressa e acabam lidando com alguns desafios da migração para nuvem. Neste post, vamos apresentar os 4 principais, como surgem e o que fazer para se preparar e não ter que lidar com eles. Confira:

1. Qualidade da internet

Quando se contrata uma nuvem para o negócio, o seu meio de acesso a ela será exclusivamente pela internet. Por esse motivo, muita gente perde a oportunidade de alcançar o potencial da tecnologia sem se preocupar com o básico: a qualidade do seu link de acesso.

Para contar com todos os benefícios que os serviços em nuvem oferecem, é interessante que a empresa invista em sua internet, de preferência em um link dedicado corporativo e ferramentas VPN, as Redes Privadas Virtuais, que criptografam, centralizam e protegem a sua troca de dados com o provedor.

2. Confiabilidade e estabilidade do sistema

A qualidade da internet é tão importante porque afeta também um dos maiores desafios da migração em nuvem: a capacidade de a empresa oferecer a todos os colaboradores um meio de trabalho confiável e estável.

Ou seja, o sistema e seus dados precisam estar sempre disponíveis para visualização, análise e edição. Boa parte dos benefícios da nuvem passam pelo aumento da produtividade e da colaboração em tempo real. Por isso, focar em estabilidade desde a concepção e a implantação da nuvem vai facilitar esse retorno lá na frente.

3. Alocação de recursos e ferramentas

Duas das grandes características da nuvem são a flexibilidade e a escalabilidade. A empresa contrata apenas os recursos que precisa e, caso a demanda aumente, consegue aumentar com alguns cliques. Entretanto, o problema dessa liberdade é que, em alguns casos, o TI e outros diretores administrativos perdem o foco da eficiência e utilizam mal os recursos que recebem da nuvem.

O que você pode fazer? Exigir planejamento para a tecnologia e monitoramento constante com indicadores de performance. A identificação de cada gargalo ou desperdício tornam o seu negócio mais otimizado. Somando tudo isso, você ganha uma nuvem que se encaixa perfeitamente na operação e libera orçamento para outras áreas.

4. Segurança da nuvem

Hoje, a cloud computing já amadureceu o suficiente para se tornar até mesmo mais segura que infraestruturas on-premises. Contudo, é quando nos sentimos mais seguros que cometemos os erros mais bobos. Apoiados na segurança de um bom provedor de nuvem, muitos diretores de empresas se descuidam dessa proteção na ponta de cá do sistema.

Colaboradores despreparados, TI com poucos recursos para monitoramento, softwares desatualizados, qualquer brecha pode ser suficiente para pôr todo o sistema em risco. Portanto, apostar em treinamentos, políticas de uso e controle de acesso é fundamental para garantir que a transformação digital aconteça conforme o planejado.

Uma dica final para vencer todos esses desafios é focar em planejamento e preparação para que a organização elimine os desafios da migração em nuvem antes mesmo de ela acontecer. Inclusive, contar com uma empresa especializada será de grande ajuda nesse momento.

Gostou deste post? Mesmo que você já tenha implementado um sistema de nuvem em seu negócio, é sempre importante se manter atualizado sobre a área. Por isso, continue em nosso blog e confira como garantir a segurança da informação em sistemas hospedados na nuvem.


Quer entender melhor sobre este assunto? Este e-book gratuito contribuirá para aumentar seus conhecimentos em gerenciamento de dados e arquivos em nuvem e discutirá algumas das razões pelas quais adotar essa solução pode ser uma boa alternativa para seu negócio. Baixe-o aqui:

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.