CONVERSA FRANCA MXM | Dicas de Gestão do Tempo

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O “Conversa Franca MXM” é o quadro de entrevista com a presidência, diretores e gestores da MXM Sistemas, onde são abordados diversos assuntos de gestão empresarial e tecnologia.

As transmissões foram realizadas através da plataforma Microsoft Teams e todo o conteúdo já foi divulgado internamente entre todos os colaboradores e PJs de todas as unidades.

CONVERSA FRANCA MXM | ANO I – Nº 5
Entrevistado: David Oliveira – Executivo de contas da MXM-BA
Tema: Dicas de Gestão do Tempo

Dando sequência à série de entrevistas, o assunto dessa vez expõe opiniões, do profissional, sobre sua relação entre disciplina, foco no que é importante, aumento da produtividade e redução do estresse.

Conheça um pouco mais sobre este profissional da MXM numa conversa descontraída, onde ele mostra que, apesar de desafiador, o tema pode ser visto de maneira simples e objetiva.

1. Trajetória profissional

Comecei na MXM em 2010 como estagiário e após essa etapa fui efetivado como consultor. No ano seguinte fui convidado para atender aos clientes em Salvador. Lá me tornei coordenador e em 2014 executivo de contas Norte / Nordeste

2. Tema central

2.1 – Do que se trata?

Todo mundo tem as mesmas 24 horas por dia, se pararmos para pensar, na forma literal, não é possível fazer a gestão do tempo, porque o tempo não muda! Gestão do tempo é saber organizar e gerenciar suas atividades dentro dessas 24 horas, com atenção ao seu nível de energia para executá-las da melhor forma possível.

2.2 – Quais os benefícios?

Utilizar de forma efetiva as 24 horas disponíveis, tornando seu dia mais produtivo, pois afinal, tempo é dinheiro. Ter uma boa gestão do tempo, nos ajuda a conseguir fazer mais coisas em menos tempo. Além disso irá ajudar a ter disciplina e foco no que é importante para aquele momento, melhorando assim a produtividade e reduzindo o estresse.

2.3 – Como fazer?

Antes de qualquer coisa, você precisa conhecer a si mesmo e saber seus limites. A filosofia socrática nos ensina isso “conhece a ti mesmo”. Saber a correta relação entre o tempo e a sua capacidade, permite que você entenda seus limites. Se você lê bem 1 página por minuto, você saberá que precisará de 1 hora para ler um relatório de 60 páginas. Desta forma você poderá dividir as atividades em bloco e executá-las de forma eficaz aplicado o tempo necessário e correto. Atrelado a isto você precisa ter o poder do desejo. Sem desejo, nada conseguirá, mesmo se aplicado da melhor forma. Não adianta ter disciplina e foco se não possuir o desejo.

2.4 – Dicas

• Planejamento! Planeje seu dia prevendo imprevistos.

• Transforme seus desejos em metas. Estudos mostram que apenas 14% das pessoas
possuem suas metas definidas. Estabelecer rotinas (diárias, semanais, mensais etc.)
ajudam a transformar o planejamento em realidade e alcançar a meta.

• Monitore suas rotinas. Você não pode medir o que não monitora e consequentemente
não consegue gerenciar e melhorar processos. Por exemplo, se você quer emagrecer 10
quilos em 5 meses, você precisará emagrecer 1 quilo por mês, se você não estiver
monitorando, você não vai chegar em sua meta final. Hoje existem diversas ferramentas
que lhe auxiliam a definir metas e monitorar suas rotinas. Tenha uma agenda para
poder gerenciar os vários papéis que você possui.

• Aprenda a dizer não! Principalmente para pessoas que querem sugar o seu tempo. Sabia diferenciar quando dizer sim e quando dizer não. Faça pelos outros quando você tiver terminado sua atividade.

• Importante ou urgente? Eles não são sinônimos! Sabia diferenciar o que é importante,
mas não urgente e o que importante e urgente.

• Use o ócio criativo! Depois de um tempo, o cérebro entra em automático e você não
consegue mais resolver uma questão. Veja Newton observando a maçã! Mas entenda
que ócio criativo não é procrastinar, e sim deixar seu cérebro em standy by, sem
grandes atividades para que ele seja estimulado.

• E por fim, tenha hábitos saudáveis. Uma vida saudável fazendo o que você gosta de
forma organizada nos ajuda a viver melhor.

3. Perguntas feitas pelos colaboradores

3.1. Como otimizar meu tempo?

Foque em coisas pequenas que geram mais resultados! Por que gastar muito tempo em uma atividade que vai gerar um resultado insignificante? 80% do seu sucesso vem de 20% das suas atividades. Descubra esses 20% e foque neles.

3.2. Como saber qual tarefa devo realizar primeiro?

Aprenda a dividir o que o importante do urgente. A matriz de Eisenhower nos ensina isso:

• É Importante e urgente? Faça imediatamente;
• É importante, mas não é urgente? Decida quando você vai fazer;
• Não é importante, nem urgente? Faça mais tarde;
• Urgente, mas não importante? Delegue para outra pessoa

4. Considerações finais

Busque o equilíbrio entre as diversas áreas da nossa vida, não somente o embate em pessoal e profissional. Afinal, somos uma pessoa com diversas frentes para atuar e todas essas precisam estar equilibradas e em harmonia. Quanto maior a organização, maior o equilíbrio e uma área não irá brigar ou competir umas com as outras.

Clique na imagem abaixo para assistir à entrevista na íntegra.


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