Controle de fornecedores: como a tecnologia pode ajudar nesse processo?

Controle de fornecedores: como a tecnologia pode ajudar nesse processo?

Você já parou para pensar no quanto a relação entre sua empresa e seus fornecedores pode ser uma fonte de otimização, economia e crescimento?

Mesmo que o processo de gestão de compras seja operacional e burocrático, incluir nele inteligência por meio de tecnologia dá mais visão de estoque, proximidade na comunicação e planejamento para melhores condições de negociação.

Como isso é possível? Neste artigo, queremos convencer você a investir no controle de fornecedores, apresentando boas práticas para o apoio tecnológico nessa rotina. Veja como ferramentas e serviços podem ajudar!

Acabando com o controle manual

Quando citamos o uso de tecnologia nessa relação com fornecedores, falamos principalmente de softwares e sistemas capazes de integrar informações e facilitar a análise de dados por parte do diretor ou empresário.

Muitos profissionais ainda fazem controle de compras e estoques utilizando planilhas com inserção manual de dados. Isso aumenta o risco de erros de conta, equívocos na comparação de valores e outras questões que podem prejudicar a empresa.

Os sistemas empresariais, ou ERPs, automatizam a coleta e registro de informações, tirando esse peso e esse risco da mão de gestores. O diretor tem sempre a poucos cliques de distância o estado atual do estoque, a saída ou utilização de itens em tempo real, a previsão de duração, etc.

O resultado é uma administração mais inteligente e sem perder tempo debruçando em números. Com as horas que sobram, você pode investir em relacionamento, pesquisa e otimização da operação para conseguir a aquisição de recursos com preços cada vez mais vantajosos para o negócio.

Mantendo um contato mais direto com o fornecedor

Falando nesse relacionamento, a tecnologia não serve apenas para economizar tempo e esforço — que você pode usar para se aproximar de seus parceiros. Ela oferece ferramentas para uma comunicação mais constante e efetiva.

E não estamos falando apenas de Whatsapp. Serviços robustos de gerenciamento de projetos e times podem ser incluídos nessa relação para simplificar e facilitar a reposição de estoques.

Você perde menos tempo hoje e cultiva uma parceria mais significativa que traga vantagens no futuro.

Usando visão de estoque como apoio às compras

Boa parte do sucesso na relação empresa-fornecedor vem da sua capacidade de gerir o seu próprio estoque — mesmo que ele seja exclusivo para uso interno do escritório.

Saber sempre quantos itens estão disponíveis e com que frequência estão saindo dá uma noção bem clara de qual é a melhor hora para repor. Seu estoque nunca esvazia ou fica desnecessariamente cheio com capital parado.

A grande vantagem da tecnologia nesse caso é dar monitoramento em tempo real por meio de softwares sem que alguém precise ficar responsável em fazer a contagem manual todos os dias. O tempo desse colaborador pode ser muito melhor utilizado para funções mais impactantes dentro do negócio.

Acompanhando a evolução do controle de fornecedores

O objetivo de toda empresa é crescer: lucrar mais, ter mais clientes, ter mais visibilidade, contratar mais. A meta é evoluir sempre.

Mas, para acompanhar e perceber essa evolução, você sabe bem a importância dos indicadores de performance. Com a integração de dados por meio de ferramentas tecnológicas, você pode ter o mesmo benefício no contato com fornecedores.

Você monitora em tempo real e de forma automatizada o impacto dos custos de aquisição no fluxo de caixa, as margens de negociação que podem existir e percebe se está melhorando ou piorando o gasto com compras ao longo do tempo.

É aqui que entendemos de vez essa importância da tecnologia no controle de fornecedores. Inteligência na gestão significa uma visão completa de todos os seus aspectos, é uma ferramenta capaz de agir e se adequar sempre visando aproximar parcerias e otimizar contratos.


Quer conhecer mais sobre ERP e saber os módulos disponíveis para sua empresa? Então, baixe agora mesmo nosso e-book gratuito Guia dos Módulos ERP e entenda as diferenças e saiba como escolher os melhores módulos para seu negócio:

CTA modulos erp primeira versao com borda 01 1 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.