Contabilidade 4.0: entenda o cenário e saiba como se adaptar

contabilidade 40
Compartilhe:
CTA telas mobile mxm webmanager final 01

Um dos aspectos mais marcantes da transformação digital é a capacidade da tecnologia de otimizar diferentes setores e ramos de atuação. A contabilidade também se tornou uma das áreas que se modernizaram com as novas soluções digitais.

Esse fenômeno gerou até um conceito próprio: a contabilidade 4.0. Neste artigo, falaremos mais sobre ele, os benefícios da ação desse modelo de negócio e como os profissionais podem se preparar para esse novo mundo. Boa leitura!

Contabilidade 4.0

O conceito deriva de outra nomenclatura mais ampla: a Indústria 4.0. Nesse novo contexto, a tecnologia se tornou onipresente, até mesmo como forma de integrar processos e eliminar tarefas puramente burocráticas.

Dessa forma, na contabilidade 4.0, os profissionais passam a interagir com as características desse novo cenário. Entre elas, podemos destacar:

  • automatização de diversos processos;
  • integração entre as tecnologias;
  • utilização mais frequente do armazenamento em nuvem e Internet das Coisas (IoT).

Qual a sua importância para as empresas?

Com as inovações tecnológicas introduzidas no universo da contabilidade, alguns benefícios podem ser enxergados claramente.

Aumento da produtividade

Com a Contabilidade 4.0, os profissionais da área conseguem otimizar atividades como o armazenamento e autenticação de livros diários. Portanto, fica fácil lidar com o as notas fiscais eletrônicas, entre outras obrigações fiscais.

Esses serviços agilizam a rotina da empresa e conferem transparência aos processos na hora de transmitir informações aos órgãos públicos. Além disso, como as tarefas são executadas de forma mais rápida, a própria consulta aos arquivos é agilizada.

Atendimento otimizado ao cliente

Os consumidores estão cada vez mais antenados às novas tecnologias. Nada melhor do que acompanhá-los nessa jornada digital. Assim, a contabilidade 4.0 melhora a experiência do cliente de diversas formas.

Além de ter um contato próximo com a empresa, por meio de um atendimento por múltiplos canais, as próprias tecnologias elevarão a produtividade. Consequentemente, a empresa poderá repassar serviços e produtos mais baratos, sem perder o padrão de qualidade.

Automatização dos processos

Quando falamos de automatização, não estamos falando apenas de repassar atividades repetitivas às máquinas, mas também de outras práticas.

Um exemplo interessante é a automatização das cópias de documentos e arquivos realizadas por um sistema na nuvem. Isso dispensa a empresa de ter que ficar salvando manualmente múltiplas vezes.

Impactos da tecnologia no setor contábil das empresas

Algumas estratégias são essenciais para os profissionais interessados em se adequar ao novo contexto. Entre elas, podemos destacar a busca de capacitação para acompanhar as mudanças no ramo, assim como a integração do setor contábil a outras áreas com a utilização de softwares apropriados.

O profissional pode buscar, também, conhecimentos em tecnologia cognitiva e ERP. Desse modo, ele saberá trabalhar com dados não estruturados e gerar conhecimento relevante para a empresa, turbinando as estratégias fiscais.

Como pudemos ver no artigo, a contabilidade 4.0 adota práticas que levam os profissionais do setor a um novo patamar, possibilitando a otimização dos serviços, automatização de rotinas burocráticas e melhora do armazenamento de informações. Isso faz com que a empresa ganhe em produtividade e facilita o acesso a dados essenciais, como aqueles documentos que devem ser repassados ao governo.

Gostou do post e quer ler mais sobre soluções destinadas aos contadores? Então, leia agora mesmo o nosso artigo sobre as vantagens do ERP para escritórios e BPO financeiro!


Quer conhecer mais sobre ERP e saber os módulos disponíveis para sua empresa? Então, baixe agora mesmo nosso e-book gratuito Guia dos Módulos ERP e entenda as diferenças e saiba como escolher os melhores módulos para seu negócio:

CTA modulos erp primeira versao com borda 01 1
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.