Resiliência e Organização: conheça Alexandre Sá, Diretor Geral da MXM Sistemas na unidade São Paulo

alexandre sa blog 01
Compartilhe:

Alexandre Sá possui uma longa história na MXM Sistemas. Desde 1997, então com apenas 25 anos, integrou o time da consultoria e, hoje em dia, dentre outras atividades atende clientes de ERP e gerencia diversas equipes. Ele afirma que uma das principais habilidades para se atingir o sucesso é saber ouvir, trazer as necessidades do cliente para dentro da empresa e entregar soluções. 

São 18 anos dedicados ao mercado de São Paulo, comercializando e administrando os sistemas de gestão empresarial MXM-Manager e MXM-WebManager. Ele possui um carinho especial pelos módulos contábeis e fiscais, pois grande parte das alterações feitas para se chegar ao formato e funcionalidades atuais tiveram o seu toque, a partir de sugestões baseadas em sua experiência na área. 

1 – Há quanto tempo faz parte da equipe MXM e quais cargos já ocupou nesse período? 

Estou na empresa há 22 anos. Antes trabalhava em uma empresa do setor de telecomunicações que já utilizava o sistema da MXM. Entrei no time da Consultoria da unidade Rio e, em 1999, comecei a atender sazonalmente clientes de São Paulo, de acordo com a demanda. Com a conquista de novos clientes no estado de São Paulo, e também a migração de alguns clientes do Rio de Janeiro para lá, deu-se a necessidade de um atendimento mais próximo. Consequentemente, inauguramos em 2001 a unidade MXM São Paulo, com colaboradores das áreas de Consultoria, Comercial e Desenvolvimento. 

2 – Quais são as principais atribuições do cargo que você ocupa atualmente? 

Atualmente sou responsável pela gestão de diversos profissionais com as mais variadas competências comportamentais e técnicas. Orquestrar estas diversas habilidades individuais de acordo com o planejamento estratégico da organização é motivador. 

Adicionalmente, administrar as necessidades de negócios e expectativas dos clientes é um desafio constante, pois nossa base é composta pelos mais diversos segmentos de mercado, cada um deles com práticas de negócio específicas. Não podemos esquecer do principal personagem deste ambiente, representado pelos orgãos do governo federal, estadual e municipal, que interferem constantemente em nosso dia a dia. 

3 – Quais inovações tecnológicas nos produtos MXM você vivenciou junto a sua equipe?

Lembro que quando comecei na MXM, o MXM-Manager era desenvolvido em Clipper. Depois migramos para a linguagem de programação Delphi com banco de dados relacional e, atualmente, utilizamos a linguagem .NET, que permite que nossa solução seja acessada na Web. 

Não preciso mencionar que as passagens de um ciclo a outro foram desafios ‘homéricos’, pois muitas vezes o ambiente sistêmico – composto de hardware, software e comunicação – não estava preparado para a nova tecnologia. 

Foram várias as mudanças e atualizações dentro do nosso sistema. Novos processos também foram implementados de acordo com as solicitações dos clientes, atendendo a diferentes necessidades. Atuei de perto em diversas implementações em muitos clientes. Foi grande o número de processos manuais automatizados. 

4 – Qual foi o maior desafio profissional dentro da MXM? E sua maior conquista? 

Sem dúvida nenhuma o maior desafio foi realizar a gestão remota dos consultores em São Paulo numa época em que a internet ainda era incipiente no país. Tecnologias para uma comunicação adequada também não estavam disponíveis para laptops. Estruturar uma operação regional requer muito planejamento e atenção aos detalhes, e essa foi a maior conquista. Montei equipes e as treinei de forma profunda em nossos sistemas, consolidando assim todo esse novo processo operacional da MXM para explorar o potencial da região. 

5 – Como você observou o mercado durante sua trajetória e quais suas previsões para 2020? 

Nos estruturamos ao longo dos anos atendendo clientes e desvendando as suas reais necessidades. O investimento em equipes é cada vez maior e os clientes cada vez mais exigentes. Diante das novas solicitações, atuamos na entrega de soluções com um tempo de resposta também cada vez menor. 

Para 2020 estamos bastante animados, pois o mercado é promissor para novos negócios. A economia está aquecida e os empresários confiam cada vez mais em empresas de tecnologia avançada. O MXM-WebManager é constituído por inúmeras inovações e já é um sistema estável, além de uma solução 100% web. Integraremos cada vez mais nosso ERP às novas ferramentas para gerar impactos satisfatórios para pequenas e grandes empresas. 

6 – Quais são suas dicas para profissionais que desejam o mesmo êxito profissional em sua área? 

Ser resiliente é fundamental na área de tecnologia. As dificuldades do dia a dia são enormes e desistir não é uma opção. 

Adicionalmente organização é uma competência comportamental que deve ser trabalhada, pois permite uma gestão de alta performance. 

Por fim, deve-se ‘ouvir mais do que falar’. O consultor tem que entender o que o cliente está falando e solicitando, ter clareza da situação pela qual ele está passando. Com o entendimento da necessidade fica mais fácil oferecer uma solução processual e tecnológica. 

Raio X: Alexandre Sá é Diretor Regional da unidade São Paulo e possui mais de 29 anos de experiência nas áreas administrativa, comercial, financeira e tecnologia. É professor universitário em Instituições de Ensino Superior e de Pós-Graduação lecionando disciplinas como contabilidade internacional, análise das demonstrações financeiras e auditoria operacional. 

Aproveite para fazer o download nosso folheto digital e saiba de todas as vantagens e benefícios que a plataforma de gestão empresarial MXM-WebManager pode oferecer:

whitepaper mxm webmanager 2 01 1024x320 3
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.