Resiliência e Organização: conheça Alexandre Sá, Diretor Geral da MXM Sistemas na unidade São Paulo

alexandre sa blog 01

Alexandre Sá possui uma longa história na MXM Sistemas. Desde 1997, então com apenas 25 anos, integrou o time da consultoria e, hoje em dia, dentre outras atividades atende clientes de ERP e gerencia diversas equipes. Ele afirma que uma das principais habilidades para se atingir o sucesso é saber ouvir, trazer as necessidades do cliente para dentro da empresa e entregar soluções. 

São 18 anos dedicados ao mercado de São Paulo, comercializando e administrando os sistemas de gestão empresarial MXM-Manager e MXM-WebManager. Ele possui um carinho especial pelos módulos contábeis e fiscais, pois grande parte das alterações feitas para se chegar ao formato e funcionalidades atuais tiveram o seu toque, a partir de sugestões baseadas em sua experiência na área. 

1 – Há quanto tempo faz parte da equipe MXM e quais cargos já ocupou nesse período? 

Estou na empresa há 22 anos. Antes trabalhava em uma empresa do setor de telecomunicações que já utilizava o sistema da MXM. Entrei no time da Consultoria da unidade Rio e, em 1999, comecei a atender sazonalmente clientes de São Paulo, de acordo com a demanda. Com a conquista de novos clientes no estado de São Paulo, e também a migração de alguns clientes do Rio de Janeiro para lá, deu-se a necessidade de um atendimento mais próximo. Consequentemente, inauguramos em 2001 a unidade MXM São Paulo, com colaboradores das áreas de Consultoria, Comercial e Desenvolvimento. 

2 – Quais são as principais atribuições do cargo que você ocupa atualmente? 

Atualmente sou responsável pela gestão de diversos profissionais com as mais variadas competências comportamentais e técnicas. Orquestrar estas diversas habilidades individuais de acordo com o planejamento estratégico da organização é motivador. 

Adicionalmente, administrar as necessidades de negócios e expectativas dos clientes é um desafio constante, pois nossa base é composta pelos mais diversos segmentos de mercado, cada um deles com práticas de negócio específicas. Não podemos esquecer do principal personagem deste ambiente, representado pelos orgãos do governo federal, estadual e municipal, que interferem constantemente em nosso dia a dia. 

3 – Quais inovações tecnológicas nos produtos MXM você vivenciou junto a sua equipe?

Lembro que quando comecei na MXM, o MXM-Manager era desenvolvido em Clipper. Depois migramos para a linguagem de programação Delphi com banco de dados relacional e, atualmente, utilizamos a linguagem .NET, que permite que nossa solução seja acessada na Web. 

Não preciso mencionar que as passagens de um ciclo a outro foram desafios ‘homéricos’, pois muitas vezes o ambiente sistêmico – composto de hardware, software e comunicação – não estava preparado para a nova tecnologia. 

Foram várias as mudanças e atualizações dentro do nosso sistema. Novos processos também foram implementados de acordo com as solicitações dos clientes, atendendo a diferentes necessidades. Atuei de perto em diversas implementações em muitos clientes. Foi grande o número de processos manuais automatizados. 

4 – Qual foi o maior desafio profissional dentro da MXM? E sua maior conquista? 

Sem dúvida nenhuma o maior desafio foi realizar a gestão remota dos consultores em São Paulo numa época em que a internet ainda era incipiente no país. Tecnologias para uma comunicação adequada também não estavam disponíveis para laptops. Estruturar uma operação regional requer muito planejamento e atenção aos detalhes, e essa foi a maior conquista. Montei equipes e as treinei de forma profunda em nossos sistemas, consolidando assim todo esse novo processo operacional da MXM para explorar o potencial da região. 

5 – Como você observou o mercado durante sua trajetória e quais suas previsões para 2020? 

Nos estruturamos ao longo dos anos atendendo clientes e desvendando as suas reais necessidades. O investimento em equipes é cada vez maior e os clientes cada vez mais exigentes. Diante das novas solicitações, atuamos na entrega de soluções com um tempo de resposta também cada vez menor. 

Para 2020 estamos bastante animados, pois o mercado é promissor para novos negócios. A economia está aquecida e os empresários confiam cada vez mais em empresas de tecnologia avançada. O MXM-WebManager é constituído por inúmeras inovações e já é um sistema estável, além de uma solução 100% web. Integraremos cada vez mais nosso ERP às novas ferramentas para gerar impactos satisfatórios para pequenas e grandes empresas. 

6 – Quais são suas dicas para profissionais que desejam o mesmo êxito profissional em sua área? 

Ser resiliente é fundamental na área de tecnologia. As dificuldades do dia a dia são enormes e desistir não é uma opção. 

Adicionalmente organização é uma competência comportamental que deve ser trabalhada, pois permite uma gestão de alta performance. 

Por fim, deve-se ‘ouvir mais do que falar’. O consultor tem que entender o que o cliente está falando e solicitando, ter clareza da situação pela qual ele está passando. Com o entendimento da necessidade fica mais fácil oferecer uma solução processual e tecnológica. 

Raio X: Alexandre Sá é Diretor Regional da unidade São Paulo e possui mais de 29 anos de experiência nas áreas administrativa, comercial, financeira e tecnologia. É professor universitário em Instituições de Ensino Superior e de Pós-Graduação lecionando disciplinas como contabilidade internacional, análise das demonstrações financeiras e auditoria operacional. 

Aproveite para fazer o download nosso folheto digital e saiba de todas as vantagens e benefícios que a plataforma de gestão empresarial MXM-WebManager pode oferecer:

whitepaper mxm webmanager 2 01 1024x320 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.