Como realizar tomadas de decisão baseadas em dados?

Como realizar tomadas de decisão baseadas em dados?
Compartilhe:

Tomar decisões com base em dados acabou se tornando uma prática muito valorizada pelos gestores. A tomada de decisão com base em dados, uma ação conhecida como data-driven, pode elevar os níveis de precisão das estratégias empresariais, gerando resultados mais satisfatórios para o negócio.

As decisões sempre fizeram parte do dia a dia das empresas, sendo uma grande responsabilidade dos seus gestores e diretores. A questão é que hoje em dia as organizações que se dão ao luxo de tomar decisões com base em achismos acabam correndo o risco de fracassar. Afinal, há muito tempo já é possível contar com o auxílio da tecnologia para dar suporte no processo eficiente de tomada de decisão baseada em dados reais e concretos.

Quer saber mais sobre a importância dos dados para a tomada de decisão e conhecer as melhores dicas para que você possa tomar suas decisões, sempre com base em dados sólidos? Então continue a leitura e confira!

Qual a importância dos dados para a tomada de decisão?

Essencialmente, a tomada de decisão baseada na análise de dados correta acaba valorizando as escolhas apoiadas em informações verificáveis e consistentes. As empresas não precisam depender de colaboradores capacitados para interpretar números e estatísticas. Hoje, os próprios executivos e os profissionais de todos os níveis podem conseguir esses indicadores sozinhos, com a ajuda de ferramentas apropriadas.

Por que se basear em dados pode ser bem mais seguro do que ter confiança apenas na empresa?

Apesar de a experiência ajudar a não cometer os mesmos erros e a escolher o melhor caminho, basear-se em dados inteligentes acaba tornando o processo de tomada de decisão muito mais sistemático, pois eles independem de emoções. Dados, de forma geral, são objetivos e racionais. Eles apresentam o que de fato está acontecendo, independentemente se vão contra ou não às expectativas do negócio.

Nesse sentido, tomar decisões importantes com base em dados pode embasar melhor as estratégias e também alterar o que for necessário onde realmente seja preciso.

Como tomar decisões baseadas em dados?

Colocando em prática a cultura de tomar decisões com base em dados, trouxemos algumas dicas simples que podem ser o início dessa mudança de paradigma. Confira a seguir!

Identifique o problema

Alguma vez você parou para pensar que estava direcionando todos os seus esforços para um problema que não estava claro? Pois bem, se você respondeu sim, fazemos parte do mesmo grupo de pessoas que acabam cometendo esse erro. É a partir daí que começamos a compreender a importância de identificar o problema.

Tomar decisões com base em dados exige de forma essencial o conhecimento do problema que deve ser solucionado. Desse modo, fica bem mais fácil explorar as informações e os dados disponíveis em suas mãos.

Definir indicadores

Ao identificar o problema, o passo seguinte é definir indicadores que possam ser usados para análise e que vão ser o seu verdadeiro norte para mapear possíveis soluções. Toda e qualquer ação pode ser mensurada com a revolução digital. É preciso que você se faça as seguintes perguntas:

  • o que realmente preciso mapear para solucionar meu problema?
  • como vou mapear?
  • o quanto uma determinada informação é importante para possíveis soluções?

Agrupar dados padrões

Agrupar os dados acaba passando pelo processo de estruturação. Sabe-se que em sua maioria, um gestor não vai ter tempo para agrupar as informações e os dados. Uma solução simples para esse caso é identificar ferramentas que podem coletar e estruturar dados, classificando-os de maneira padronizada e extraindo valor real deles.

Possuir um software de gestão confiável

Um software confiável é focado no monitoramento de atividades de negócio, tendo a tarefa de apresentar indicadores em tempo real, por isso é importante contar com um em sua empresa.

Quanto mais a tecnologia avança, mais temos que trabalhar com grandes volumes de dados. Não há desculpa para usá-los durante um processo decisório. A tomada de decisão baseada em dados garante que você alcançará os resultados esperados. Não perca mais tempo, use os dados como base do seu processo decisório e acompanhe o sucesso do seu negócio!

Gostou do texto? Então aproveite para assinar a nossa newsletter para continuar recebendo conteúdos ricos que ajudem você na análise de dados e tomada de decisão!


Uma boa gestão empresarial só pode ser alcançada se todas as áreas da empresa estiverem alinhadas e bem administradas. Nesse kit separamos alguns ebooks que irão te auxiliar na conquista de uma gestão empresarial mais eficiente. Baixe gratuitamente:

cta kit de ebooks 01 1024x410 1
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.