Como definir indicadores de performance com base em dados?

Como definir indicadores de performance com base em dados?

Indicadores de performance são ferramentas essenciais para qualquer gestão que almeja alcançar um bom patamar de eficiência. Grosso modo, o objetivo é criar mecanismos capazes de mensurar um determinado evento. Com isso, o gestor é capaz de tomar decisões com base em dados relevantes e confiáveis.

Do contrário, o trabalho passa a depender muito do feeling ou do achismo dos profissionais — o que traz consigo riscos maiores de falhas e imprevistos.

Ainda assim, estabelecer bons indicadores pode ser um desafio. Pensando nisso, criamos este post com algumas dicas que vão ajudar você nessa tarefa. Confira!

Defina indicadores de performance mensuráveis

É possível estabelecer um plano de ações para determinadas situações sem que isso envolva mensurar algo. Entretanto, não é esse o conceito de indicadores. A lógica aqui, como destacamos, é transformar em números algo que você deseja monitorar e gerenciar com mais precisão.

Por isso, siga à risca essa estratégia para manter a confiabilidade das decisões tomadas, mesmo em fatores que parecem ser abstratos, como o comportamento humano. Em um time de vendas, por exemplo, adotar um indicador que mensura a quantidade de atendimentos feitos para cada negócio fechado permite avaliar a eficiência da performance dos vendedores. O foco específico de cada indicador, por sua vez, é o tema da nossa segunda dica.

Alinhe os indicadores à realidade da sua empresa

Mesmo que haja semelhanças entre diferentes organizações, cada empresa tem uma dinâmica de trabalho própria, com suas particularidades. Nesse sentido, a gestão de indicadores deve considerar qual é a sua realidade: seus métodos, seu contexto atual, suas possibilidades etc.

É difícil, por exemplo, tirar proveito de indicadores de performance ideais para grandes corporações se você lidera uma pequena ou média empresa. Por isso, vale a pena estabelecer metas.

Se sua empresa presta serviços, por exemplo, faça levantamentos de performance (média da equipe e individuais para cada profissional). Então, determine qual é a quantidade de atendimentos ideal, dentro das possibilidades da empresa.

A partir desse ponto, estabeleça os indicadores com base nesses dados e utilize-os para identificar pontos a serem melhorados, construindo um trabalho coletivo de aprendizagem.

Adote ferramentas que facilitem a gestão de indicadores

Se os indicadores são ferramentas estratégicas, as informações que eles geram são verdadeiros ativos da empresa. Por isso, é fundamental adotar uma ferramenta de gestão, como um ERP, que permita trabalhar com base em dados centralizados, para que eles estejam protegidos e forneçam os resultados esperados.

A tendência é que cada vez mais atividades da empresa passem por esse filtro de monitoramento que é a gestão por indicadores: produtividade, qualidade, rentabilidade, competitividade, efetividade etc. Consequentemente, o processo passa a envolver dados demais para uma gestão feita no papel ou por planilhas.

Adote um ERP que ofereça módulos específicos para lidar com indicadores e que facilite o uso inteligente dos dados. Isso significa que ela deve gerar relatórios e gráficos, contar com dashboards de acompanhamento das atividades, integrar os dados de diferentes setores etc.

Em pouco tempo, a informação se tornará um diferencial competitivo da sua empresa. Então, coloque essas dicas em prática e defina indicadores de performance baseados nos dados que você coleta. Os resultados, como você viu, são bastante positivos!


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