Credibilidade: compreenda a importância de ter um software auditado regularmente

auditoria de software
Compartilhe:

Viabilizamos soluções eficazes de tecnologia para empresas superarem os desafios da gestão empresarial e governança de TI, garantindo sempre a integridade dos clientes e sua conformidade de acordo com a legislação brasileira, formada por uma variedade de leis que integram nossa Constituição Federal.

Desenvolvemos produtos e serviços com as melhores tecnologias do mercado para executar projetos que proporcionam valor e inteligência aos processos de empresas líderes em seus segmentos.

Em razão disso, nossa solução de gestão conta com recursos modernos e eficientes para atender as mais diversas demandas do mercado corporativo.

Para entender a importância de uma auditoria de software e de ter um software auditado regularmente e conhecer nossas soluções para otimizar negócios, continue a leitura.

Auditoria de sistemas e ferramentas

A auditoria de software tem por intuito analisar informações e documentos, propondo padrões de controle de desempenho e recomendações para garantir as boas práticas nas empresas. Durante este processo são emitidos documentos com pontos de auditoria e certificações para que as empresas alcancem os objetivos definidos no planejamento da auditoria.

Os auditores utilizam diversas ferramentas para completar os procedimentos de auditoria sistêmica com êxito. Contudo, a maioria das soluções oferecidas pelo mercado são generalistas e utilizadas de forma superficial.

Para auxiliar neste processo, existem softwares de gestão mais robustos que contam com recursos de auditoria para o controle das atividades de funcionários, permitindo o gerenciamento das redes e comunicações. Desta forma a empresa evita a espionagem industrial, a manipulação dos dados na fonte, a engenharia social e o envio displicente de informações estratégicas da empresa.

Esses softwares oferecem serviços como rastreamento e registro automático dos dados, auditoria da máquina de usuários remotos por meio de qualquer conexão IP, criação de regras de notificação para quando o sistema de um computador for alterado e permite a geração de relatórios que mostram o nível de acesso aos computadores.

Essas ferramentas são essenciais na auditoria de software pois automatizam processos e auxiliam na análise de resultados e geração de relatórios.

Como funciona a auditoria de software na MXM?

Na MXM Sistemas, a auditoria é dividida em duas frentes. A primeira é referente às empresas terceirizadas especializadas em auditoria sistêmica, que realizam auditorias frequentes nas aplicações do sistema. Contamos com instituições renomadas para avaliar a estrutura dos dados da aplicação em períodos determinados.

Devido ao conjunto de regras existentes na concepção da nossa aplicação de gestão, garantimos que todas as informações trabalhadas dentro do sistema mantenham suas estruturas referenciais intactas. Nosso sistema de gestão é também auditado por auditores independentes e assegura que as informações não sejam manipuladas ou alteradas desde a sua entrada no sistema até o registro nos livros contábeis e envio de arquivos à Receita Federal Brasileira.

A segunda frente é relativa aos recursos de auditoria e regras de cadastros existentes na plataforma MXM-WebManager, que é completamente aderente às principais normativas de compliance, tais quais:

  • Separação de funções por meio do cadastro de usuários, restringindo o acesso deles apenas às rotinas, empresas e filiais que lhe competem;
  • Controle de documentação do fornecedor, com a possibilidade de anexar documentos que possuem validade;
  • Relatórios de auditoria de todos os cadastros e processos, possibilitando identificar o responsável por cada registro dentro do sistema.
  • Todos os cadastros são homologados por uma segunda pessoa, para que ocorra o processo de dupla verificação;
  • Armazenamento das documentações utilizadas nos processos, cadastros ou qualquer outra informação que seja útil para garantir o compliance dos dados;
  • Histórico de transações para auditar todos os dados que foram transacionados com clientes e fornecedores;
  • Fluxos de aprovação em todos os processos do sistema, com regras flexíveis que podem ser configuradas por tipo de produtos, valores ou hierarquia corporativa;
  • Controle orçamentário on-line, para certificar que nenhuma compra seja efetuada sem orçamento aprovado pelo centro de custo;
  • Delegação de alçada, permitindo que um usuário possa se ausentar e transferir suas funções para outra pessoa de forma temporária;
  • Bloqueio de período em todos os módulos, que impossibilita qualquer alteração nas informações após o encerramento do tempo contábil, para que assim não ocorra a manipulação dos dados;
  • Não é permitido que os lançamentos contábeis gerados pelos módulos do ERP sejam manipulados pelo usuário.

É importante destacar que, além desses recursos, o sistema de gestão da MXM não permite alterações no código. Toda solicitação de informação é realizada diretamente pelo usuário ou por meio de APIs, com autenticação por login e senha ou autenticação de duplo fator (MFA).

Mantenha foco no seu negócio

A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) divulgou a atualização do estudo “Mercado Brasileiro de Software 2022”, que aponta que o Brasil segue como referência entre os países considerados emergentes, apresentando um alto grau de maturidade em investimentos em TI, priorizando estes valores para o desenvolvimento de softwares e aprimoramento das ofertas de serviços.

É fundamental escolher um sistema de gestão completo e de qualidade para a sua empresa, pois será ele o responsável pela automação, organização e desenvolvimento do seu negócio.

A plataforma de software ideal possibilita que gestores se concentrem no que realmente é necessário para o sucesso da companhia.

A MXM tem a solução

Para certificar que todos os procedimentos ocorram bem e de forma eficiente, disponibilizamos aos clientes tudo o que eles precisam em termos de Sistemas de Gestão e Serviços Gerenciados de TI.

Além de ser auditado regularmente, o software MXM-WebManager é altamente integrado, 100% web e não necessita do contato presencial com profissionais da MXM para sua implantação. Em consequência disso, elimina diversos fatores que atrasam os procedimentos.

Atualmente o MXM-WebManager é um dos sistemas de gestão mais completos do mercado, ideal para as instituições que precisam de auditoria frequentes e de regras rígidas de compliance. Nós temos a solução que o seu negócio precisa.

Tem interesse em implantar nosso software no seu empreendimento? Entre em contato com a nossa equipe.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.