Asset Management Software: o que é e por que adotar?

asset management software 2 Prancheta 1

O Asset Management Software é um aliado fundamental de todo negócio. Isso porque essa solução digital atua diretamente na melhoria da infraestrutura de TI da sua organização e torna os processos mais ágeis e transparentes.

A adoção traz diversos benefícios para a sua companhia, como a redução de custos, maior nível de segurança dos dados e melhoria geral da produtividade. Vamos conhecer mais sobre o conceito, sua importância e suas vantagens. Boa leitura!

O que é o Asset Management Software?

Também conhecido como SAM (ou Software Asset Management), é uma solução digital utilizada para registrar e rastrear um ativo em todo o seu ciclo de vida, desde a aquisição até o descarte.

Ele proporciona mais controle aos gestores, com informações como onde determinados ativos estão localizados, quem os está usando, como estão sendo utilizados e detalhes sobre o ativo. O SAM pode ser usado tanto para gerenciamento de ativos de software como de hardware.

Por que considerar a implantação?

Agora, vamos conhecer bons motivos para a implantação no seu negócio. Confira abaixo os principais impactos positivos quando se implementa o Asset Management Software.

Otimização da infraestrutura

O SAM garante que aplicativos obsoletos, que estejam efetivamente comprometendo o nível de produtividade dentro da empresa, sejam eliminados ou otimizados. Muitas vezes, as empresas operam com licenças em duplicata e as renovam automaticamente.

Um controle maior dos ativos e softwares vai eliminar esses desperdícios. Além disso, outras aplicações não necessárias serão devidamente mapeadas e corrigidas.

Redução de custos

Como as empresas estão aumentando a estrutura de TI para conquistar vantagem competitiva, a complexidade financeira relacionada à tecnologia também aumenta. Desse modo, manter um orçamento bem alinhado e preciso se torna um desafio.

O Asset Management Software atua diretamente para suprir essa necessidade, proporcionando dados relevantes sobre o ciclo de gastos da companhia, além de mapear os investimentos e opções mais relevantes para gerar mais oportunidades de negócio.

Aumento do nível geral de segurança

Com essa solução, será possível identificar e combater riscos que impactem o seu negócio de forma negativa. Isso porque a adoção contribui para que o gerenciamento se torne mais otimizado, corrigindo deficiências na gestão de ativos de softwares.

O Asset Management Software também possibilita a formulação de estratégias eficazes para garantir um nível maior de segurança e padronização nas atividades de tecnologia, integrando os setores.

Qual é a importância do SAM para as empresas?

O Asset Management Software auxilia na administração do negócio de muitas maneiras. Isso porque a implantação do SAM não oferece apenas economia financeira, mas também um meio de lidar com outros tipos de problemas, como a segurança dos dados e produtividade geral dos colaboradores.

Não à toa, o SAM é uma solução recorrente no mercado mundial como um todo. O Gartner, empresa norte-americana de consultoria em tecnologia, utiliza essa solução, assim como a chinesa IDC.

Isso porque esse gerenciamento de ativos tem se tornado cada vez mais presente em companhias que valorizam a tecnologia da informação como um fator gerador de vantagem competitiva, impactando positivamente no crescimento.

Por fim, podemos dizer que o SAM elimina riscos associados ao uso ilegal de softwares, que podem ser instalados por colaboradores sem o conhecimento dos gestores. Esse tipo de pirataria pode prejudicar permanentemente a reputação da companhia.

Como pudemos ver, o gerenciamento efetivo de suas soluções digitais se torna bem mais prática com a adoção do SAM. São benefícios significativos da implantação:

  • maximizar a utilização e o valor dos ativos;
  • tornar o processo de tomada de decisão mais embasado, por meio da transparência de custos;
  • gestão mais responsável das licenças de software.

Percebeu como o Asset Management Software é uma adição valiosa para a sua empresa? Como a tecnologia se tornou uma vantagem competitiva inegável dentro do mercado, gerir os seus ativos digitais da melhor forma é indispensável.


Quer conhecer mais sobre ERP e saber os módulos disponíveis para sua empresa? Então, baixe agora mesmo nosso e-book gratuito Guia dos Módulos ERP e entenda as diferenças e saiba como escolher os melhores módulos para seu negócio:

CTA modulos erp primeira versao com borda 01 1 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.