Arquitetando soluções: conheça o trabalho da área de consultoria de vendas da MXM

O profissional Edson Alves já passou por diversos setores da MXM Sistemas S/A, tais como: TI, SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário), Pré-Vendas e Treinamento. Atualmente é responsável por realizar apresentações técnicas, entendendo as necessidades dos clientes e definindo os melhores caminhos para aprimorar o desenvolvimento dos projetos realizados pela MXM.

Com vasta experiência em implantação do sistema de gestão empresarial MXM-Webmanager e relacionamento com clientes, o Consultor de Vendas contou um pouco sobre sua trajetória na empresa, rotina diária do setor em que atua e, ainda, deu dicas àqueles que pretendem reproduzir seu caminho de sucesso dentro da MXM.

Confira a seguir a entrevista de Edson Alves e fique por dentro dos desafios e funções de um Consultor de Vendas na MXM Sistemas:

 

1 – Há quanto tempo faz parte da equipe MXM e quais cargos já ocupou durante esse período?

Em novembro último completei 23 anos de casa. Isso me deu uma “bagagem” de conhecimento dos processos e produtos da empresa. Minha primeira função na MXM foi ser implantador de uma nova ferramenta – na época – chamada “Internet”. Sim, eu implantei os e-mails e acesso on-line em vários clientes da época. Inclusive, ministrava cursos na própria empresa para público externo.

Também, fui da equipe de suporte à TI e esse conhecimento foi ampliado pelo tempo que atuei como Gestor de Unidade na Consultoria, participando da implantação de processos importantes em grandes clientes da MXM.

Depois disso, vim para a Consultoria atuar com o MXM-Manager (ainda na sua versão DOS), e a partir daí fui passando à Coordenador e Gestor de Carteira de clientes (termo que hoje em dia se equivale ao Executivo de Contas). Dalí passei um tempo na área de Treinamento, até vir para a área Comercial.

Devido à experiência adquirida ao longo dos anos, fui convidado pelo então Diretor Comercial, Renato Costa, para atuar como pré-vendas na reformulação que ele estava realizando na área.

 

2 – Quais são as principais atribuições do cargo que você ocupa atualmente?

O “Consultor de Vendas” hoje, na MXM, é uma função específica dentro da área Comercial. O profissional é responsável não só por realizar as apresentações técnicas do ERP MXM-WebManager aos prospects, mas principalmente em entender as necessidades do cliente e desenhar quais os pacotes de módulos, ferramentas e customizações deverão ser ofertados, de acordo com as necessidades específicas de cada negócio.

Também é incumbido por definir o esforço necessário para realizar a implantação e treinamento. Mediante estas informações, o Gerente Comercial pode preparar a proposta para ser apresenta ao prospect. Por isso, a função também é conhecida no mercado como “Arquiteto de Soluções”. Além disso, mantenho a base de apresentação da área Comercial, e ainda presto apoio às outras Unidades da MXM.

A minha atuação no processo de vendas ocorre logo após o primeiro contato de um Gerente Comercial com o prospect, onde são levantadas informações básicas sobre este e suas necessidades em tecnologia. Com base nesse levantamento, o Gerente solicita uma apresentação para este contato.

Neste momento tem início o meu trabalho, estudando o cenário no qual o prospect se encontra, quais são os principais processos, dificuldades e necessidades. Em seguida, são apresentadas as funcionalidades e processos da solução MXM-WebManager que atendem às demandas especificadas.

No dia a dia, no intervalo das apresentações em prospects, preparo a base para novas apresentações agendadas ou gero as documentações solicitadas pelos Gerentes Comerciais para que possam trabalhar na precificação da solução desenhada.

 

3 – Quais inovações tecnológicas nos produtos MXM você vivenciou junto a sua equipe?

Ao longo dos anos a MXM Sistemas evoluiu continuamente, tanto em produtos quanto em processos. Acompanhei duas mudanças de plataforma do ERP (DOS e ‘Cliente/Servidor’) até chegarmos a uma ferramenta totalmente WEB através do MXM-WebManager.

Além disso novas tecnologias nos permitiram agregar novos produtos como MXM-BI, ferramenta de inteligência de negócios e o MXM-Process, software de automação de processos.

 

4 – Qual foi o maior desafio profissional dentro da MXM? E sua maior conquista?

Meu desafio foi, e continua sendo, manter-se atualizado com as constantes mudanças em Gestão empresarial que um país como o nosso exige. Outro desafio é entender as necessidades dos prospects para estruturar as soluções adequadas.

Na maioria das vezes, eles se enquadram em duas categorias: aqueles que não possuem um Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa (ERP), e realizam todos os seus controles em planilhas Excel, e aqueles que já possuem um ERP, mas este não atende mais a sua operação.

No primeiro caso, o levantamento dos processos do prospect precisa ser mais criterioso, caso contrário, tem-se dificuldade para desenhar a oferta de serviços. No segundo caso, a empresa já tem a cultura de uso de sistemas, conhece suas necessidades e problemas com mais precisão.

Já minha maior conquista é fazer parte do crescimento da MXM durante todo este tempo!

 

5 – Como você observou o mercado durante sua trajetória e quais suas previsões para 2019?

As empresas têm procurado cada vez mais se profissionalizar, pois as demandas fiscais e de mercado mudam constantemente. Hoje até uma padaria não sobrevive sem um sistema ERP que se conecte com órgãos governamentais, bancos, fornecedores, etc. E em tempos de crise é necessário diminuir custos e aumentar produtividade.  

Sendo assim, eu sei que esse ano vindouro será repleto de oportunidades. Vários sinais apontam que a cadeia de Óleo & Gás (área onde sempre tivemos grande atuação) deverá voltar a crescer. Acredito muito na MXM em 2019!

 

6 – Quais são suas dicas para profissionais que desejam o mesmo êxito profissional em sua área?

Em primeiro lugar estar sempre atento e atualizado com o mercado.  Estude e leia muito, pois devido às tecnologias que crescem em ritmo exponencial, a gestão empresarial está cada vez mais dinâmica. Assim, novos procedimentos e desafios surgem quase diariamente.

Outro ponto é conhecer muito bem a metodologia, produtos e/ou serviços da empresa em que atua. Para finalizar, é muito importante saber ouvir e interpretar o que cliente diz, pois muitas vezes ele não consegue ter total consciência de suas necessidades e como estas poderão ser atendidas.

O que o consumidor espera da MXM não é só um sistema ou uma “máquina de calcular sofisticada”, mas apoio em práticas que sejam mais eficientes. Nossa missão é atuar como consultores de negócio e mostrar que podemos agregar valor à operação deles, e não só resolver problemas pontuais.

RAIO-X | Edson Alves

Edson Alves é Consultor de Vendas da MXM Sistemas. Formado em Administração de Empresas, possui certificações ITIL/COBIT e já trabalhou em empresas no segmento de bancos e transporte.

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