Como fazer análise de dados de forma eficiente e estratégica?

Como fazer análise de dados de forma eficiente e estratégica?

Graças às tecnologias que surgiram no mercado nos últimos anos, produzir informação relevante para otimizar o negócio se tornou essencial. Neste post, vamos mostrar como fazer análise de dados se tornou uma vantagem competitiva indispensável.

O trabalho com dados fornece meios para entender as necessidades dos clientes e fortalecer padrões de sucesso dentro da empresa. Isso porque as ferramentas operam tanto nas redes sociais como no histórico digital da companhia, por exemplo. Agora, vamos entender mais sobre o conceito e como aplicá-lo. Confira!

O que é a análise de dados?

É a técnica de extrair conhecimento de volumes de dados que, no estado bruto, não dizem muita coisa. Com o auxílio de ferramentas digitais, é possível produzir informações relevantes que possam agregar valor à companhia e transformar o resultado em inteligência de mercado.

Esse procedimento já é bastante recorrente, tendo se tornado fundamental em áreas muito diversas, como saúde e contabilidade, por exemplo. Para atender às novas exigências do mercado, o trabalho com dados integra várias metodologias e abordagens dedicadas a criar insights mais precisos.

Qual sua importância?

A análise de dados é cada vez mais fundamental. Isso porque as operações podem incluir a identificação e verificação de estratégias em potencial e o teste da viabilidade das soluções propostas, gerando estratégias mais completas.

O objetivo principal é extrair informações relevantes, precisas e confiáveis. Pode parecer bastante difícil, e é por isso que operações estatísticas são empregadas para produzir valor para o negócio.

Em resumo, a análise de dados é a utilização das tecnologias da informação para verificar padrões e tendências e auxiliar os gestores no desenvolvimento da empresa como um todo.

Como fazer análise de dados eficiente?

Agora, vamos entender as principais etapas do processo de análise de dados. É importante entender que é possível treinar os próprios colaboradores ou contar com consultores e ferramentas fornecidas por consultores terceirizados para esse trabalho.

Defina um objetivo

Inicialmente, é importante esclarecer que a análise de dados é um trabalho complexo e deve ser realizada de acordo com objetivos bem definidos. Você pode utilizá-la para descobrir mais sobre os padrões de consumo de consumidores de uma determinada região, por exemplo

Desse modo, podemos dizer que uma pergunta deve ser respondida. Essa questão precisa ser clara e relevante para auxiliar o processo geral de tomada de decisão e gerar novas oportunidades.

Escolha os indicadores

Como mencionamos, a análise de dados pode assumir as mais diferentes abordagens, variando de acordo com o assunto e o objetivo.

Assim, é preciso mensurar objetivamente se o negócio está realmente avançando. Indicadores e métricas devem ser escolhidos e aplicados no início do processo.

Escolha as fontes dos dados

Alguns dados podem ser colhidos em fontes como redes sociais e histórico de compras dos clientes, o que confere mais agilidade ao processo. Mais elementos — especialmente de fontes diversas — proporcionam correlações, padrões de comportamento e a extração de mais insights valiosos.

É importante determinar uma metodologia para armazenamento e nomeação de arquivos, como meio de auxiliar a equipe responsável. Assim, é possível economizar tempo e evitar o retrabalho.

Limpe os dados

Agora, é hora de melhorar a qualidade dos dados. Desse modo, é possível corrigir falhas humanas e eliminar informações que não acrescentem valor.

Essa é uma etapa especial e exige bastante atenção. Mesmo com os melhores analistas, dados pouco utilizáveis podem gerar insights enganosos e atrapalhar toda a estratégia de produção de conhecimento.

Realize a análise definitiva

Depois de coletar os dados mais valiosos, é hora da análise efetiva. O Microsoft Excel pode ser uma ferramenta eficiente, mas não conta com o mesmo poderio de linguagens de programação como R ou Python.

Além disso, outros softwares existentes no mercado, como Minitab ou JMP, são valiosos para realizar um trabalho mais avançado de análise e garantir um maior nível de confiabilidade dos seus dados.

Percebeu como fazer análise de dados de forma eficiente otimiza toda a produção de conhecimento relevante para o seu negócio? Além dos instrumentos que mencionamos, ferramentas de Business Intelligence também oferecem um meio bastante intuitivo de extrair informações importantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.