6 erros de gestão financeira cometidos por empresas sem um sistema ERP

principais erros de gestão financeira
Compartilhe:

Muitas empresas fecham as portas ainda no primeiro ano de funcionamento. Isso acontece porque elas não souberam se posicionar no mercado ou porque suas ideias não tinham fundamento?

Calma! Não é bem assim.

O fato é que provavelmente os gestores não se preocuparam em monitorar gastos ou deixaram de lado práticas importantes de gestão financeira.

Nesse post, apontaremos seis erros de gestão de finanças que devem ser evitados para que não tragam problemas ao crescimento do seu negócio. Em alguns casos, esses erros podem desencadear problemas mais graves até capazes de levar empresas à falência. Vamos conhecê-los?

1. Ignorar pequenas despesas

Uma empresa precisa fazer uma reserva mensal do 13º salário e das férias de seus funcionários. Precisa também de uma reserva para possíveis gastos com rescisões e outras despesas de pequeno valor.

Em outras palavras, é fundamental guardar dinheiro para despesas que certamente virão e também para aquelas inesperadas e imprevistas. Esses gastos, aparentemente pequenos, quando somados podem comprometer o caixa de uma empresa.

Se não estiver ‘preparada’ para eles, é possível que sofra um grande impacto em caixa. A melhor forma de evitar essa surpresa é controlar o orçamento de sua empresa e fazer reservas mensais.

2. Gastar dinheiro que ainda não recebeu

É possível, através de um software de gestão empresarial, prever a receita e calcular quanto dinheiro estará em caixa em determinado dia do mês. Entretanto, imagine que alguém pode atrasar o pagamento em alguns dias ou por um período ainda maior.

Ciente deste risco, é recomendado não cair na cilada de comprometer o dinheiro que ainda não entrou na empresa. Faça investimentos somente quando o dinheiro estiver “em mãos.”

3. Confundir suas contas com as da empresa

Esse é um erro bastante comum e destrutivo. Organização é tudo. Evite tirar dinheiro da empresa para sanar eventuais desejos e necessidades pessoais.

Estabeleça o valor do pró-labore, inclua-o no planejamento financeiro e não exceda o valor fixado. Caso contrário, sua empresa vai arcar com um prejuízo danoso e imperceptível.

4. Não monitorar as contas

É importante controlar gastos com disciplina. Mais do que isso: mantenha sócios e proprietários cientes das movimentações financeiras da empresa e dos recursos disponíveis. Assim, eles saberão o momento oportuno para fazer investimentos e a hora de controlá-los.

É fundamental controlar semanalmente as finanças da empresa. É muito comum que os empresários abandonem essa prática por falta de tempo, mas um sistema ERP eficiente pode evitar um problema financeiro irreversível.

Separe uma parte do dia para resolver esses detalhes gerenciais e logo tudo estará sob controle.

5. Não definir bem o planejamento financeiro

Sua empresa precisa seguir rigorosamente um planejamento financeiro. Algumas organizações costumam não dar a devida importância ao planejamento e se perdem em projeções mirabolantes, que não condizem com a realidade do negócio.

Essa prática de gestão financeira vai orientar gestores a planejar o crescimento do negócio e estabelecer metas palpáveis de crescimento. Sempre que algo começar a dar errado, o planejamento pode trazer a empresa novamente para o seu prumo.

6. Não controlar o fluxo de caixa

Dificuldades com o fluxo de caixa também podem acabar muito rapidamente com uma empresa. É importante que você controle suas receitas e esteja preparado para enfrentar atrasos de pagamentos, que são os maiores problemas no fluxo de caixa.

Por meio de uma política de cobrança apropriada atrelada a um sistema de gestão integrado, é importante contar com processos que controlem atrasos.

E você… Tem mais recomendações para compartilhar? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.


Gostou do artigo? Que tal aprender mais sobre finanças empresariais? Baixe agora o nosso guia para uma gestão financeira de sucesso em seu negócio!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.