Fique de olho: 5 tendências de gestão em 2019

A empresa que não se atualiza acerca das novidades de mercado tem seus dias contados. Sendo assim, estar atento às tendências de gestão se tornou uma questão de sobrevivência.

Essas novas alternativas colaboram para a modernização da sua estrutura, além da otimização de processos e do avanço do desempenho.

Por isso, neste artigo, você vai conhecer as principais tendências de gestão em 2019 e entender as vantagens de cada uma delas. Confira a seguir!

1. Armazenamento em nuvem

Como armazenar e organizar o grande volume de dados que circula diariamente em uma empresa? Esse é um questionamento importante, feito pela maioria dos gestores.

No entanto, existe uma solução simples e bastante adotada nos dias atuais. Trata-se da cloud computing, ou computação em nuvem. Esse método permite, por meio de um provedor remoto, o armazenamento de dados na internet.

Tal inovação garante benefícios como a redução de custos, a otimização da infraestrutura e agilidade nos processos, uma vez que o acesso às informações é feito de qualquer lugar.

2. Inteligência Artificial (IA)

Quando citamos a Inteligência Artificial, é comum que o imaginário popular associe a expressão com as tecnologias megalomaníacas dos filmes de ficção científica. No entanto, essa realidade é bem mais simples do que parece e está crescendo no mercado.

Exemplos disso são o IBM Watson, uma plataforma de serviços cognitivos da IBM para negócios. Outro exemplo empresarial está nos chatbots nos sites das marcas, que permitem uma comunicação direta com o consumidor.

3. Flexibilidade no trabalho

Assim como diversas outras áreas, o universo do trabalho também está sofrendo mudanças nos últimos anos. Nesse sentido, uma das tendências de gestão está relacionada ao aumento da flexibilidade das jornadas de trabalho.

Esse aumento não está associado apenas à carga horária mas também à possibilidade de trabalho em casa e ao crescimento de espaços como os coworkings.

Essa nova realidade transformará a cultura organizacional das empresas, exigindo também o uso de tecnologias para alcançar êxito. Nessa perspectiva, será necessário um maior investimento em ferramentas que permitam aos funcionários o acesso remoto.

Dito isso, espera-se uma redução nos custos de infraestrutura, além de indicadores cada vez mais positivos acerca de fatores como a produtividade e a satisfação dos colaboradores.

4. Análise preditiva

Por meio do Big Data, a análise preditiva é uma metodologia que avalia os padrões empresariais com o objetivo de realizar estimativas para o futuro. Essa tendência auxilia a gestão na tomada de decisões e possibilita a antecipação de problemas, bem como a identificação de oportunidades de negócio.

Com isso, a gerência tem alternativas para elaborar planejamentos estratégicos mais eficazes e coerentes com suas metas, necessidades, objetivos e dificuldades.

5. Plataformas colaborativas

As plataformas colaborativas são sistemas online que permitem o registro e a partilha de informações e documentos relevantes para uma empresa. Nesses meios, também é possível discutir ideias, gerir tarefas, elaborar projetos e verificar suas realizações.

Vale ressaltar a importância da comunicação interna e externa para um negócio, independentemente da sua área de atuação. Assim, por meio dessas plataformas, você também terá a oportunidade de reforçar seus valores, visão e objetivos para a sua equipe de trabalho.

Fica claro que as tendências de gestão têm muito a contribuir para as empresas nos próximos anos. Essas tecnologias trazem uma série de benefícios para um empreendimento e demonstram o seu compromisso com a sua evolução. Dessa forma, se você deseja alinhar sua organização com os novos métodos, considere começar investindo em um software de gestão.

Você tem alguma dúvida ou deseja indicar outra tendência de gestão importante para 2019? Então, deixe um comentário no post. Queremos saber a sua opinião!


Quer conhecer mais sobre ERP e saber os módulos disponíveis para sua empresa? Então, baixe agora mesmo nosso e-book gratuito Guia dos Módulos ERP e entenda as diferenças e saiba como escolher os melhores módulos para seu negócio:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *