5 dicas para melhorar a segurança de dados da sua empresa

Compartilhe:

Todos os dias, milhares de dados importantíssimos e até confidenciais circulam pelas redes internas das organizações. Os limites dos territórios da empresa foram ultrapassados com a disseminação do uso de serviços em nuvem, e agora o acesso a esses dados pode ser feito de qualquer lugar do mundo.

As novas tecnologias trouxeram, sem dúvidas, muitos benefícios para a produtividade do trabalho e a mobilidade, porém, junto com elas, também cresceram as ameaças à informação, exigindo das empresas uma abordagem mais incisiva para a proteção dos seus dados.

Existem diversos recursos tecnológicos que podem garantir sua segurança de dados. Quer conhecê-los melhor? Acompanhe conosco este post e saiba como proteger as informações privadas na sua empresa!

1. Adote VPNs para segurança de dados

As VPNs (Redes Privadas Virtuais) são um tipo de conexão privada, que utilizam uma rede pública (internet) para acessar a nuvem de dados da sua empresa, bem como a própria internet, a partir do seu computador ou dispositivo móvel. O que a torna tão importante é a criptografia da conexão, com todas as informações que trafegam por ela protegidas, impedindo a interceptação de dados e o rastreamento de IPs.

2. Estabeleça uma política de senhas fortes

Mesmo com a criptografia dos dados, é necessário assegurar que os colaboradores tenham sempre em seus dispositivos códigos o mais difíceis de serem violados possível. Senhas que apresentam sequências numéricas, datas de nascimento ou nomes de animais de estimação são comumente encontradas, mas por serem muito fracas devem ser abolidas. O ideal é determinar que sejam caracteres combinados, com o uso de letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e números, além de estabelecer um período de tempo para que expirem e sejam trocadas.

3. Utilize criptografia nos arquivos

Relatórios de gestão, contratos, planos de desenvolvimento, planilhas financeiras. Cada arquivo contendo dados importantes e sensíveis deve contar com um sistema de criptografia, para que assim só possa ser lido por pessoas autorizadas e conhecedoras da senha atribuída. Muitos dos editores e leitores dos arquivos mais comuns já oferecem essa opção internamente, mas ainda é possível contar com soluções do mercado, algumas até gratuitas.

4. Crie um termo de confidencialidade

Qualquer empresa ou colaborador externo que porventura precisar acessar alguns dos dados confidenciais da sua empresa, especialmente em tarefas de TI, deve assinar termos de confidencialidade. Prevendo as consequências legais para qualquer violação ou vazamento, o grau de comprometimento de quem entra em contato com suas informações aumenta consideravelmente, além de oferecer um resguardo, com maior tranquilidade e confiança para ambas as partes.

5. Invista no treinamento dos seus funcionários

De nada adianta seguir todos esses passos se, no fim, você não tomar alguma medida para treinar aqueles que efetivamente irão manusear seus dados e usar seus sistemas. Portanto, invista em treinamentos de segurança para seus funcionários. Eles não podem, por exemplo, criar senhas e deixá-las anotadas em um pedaço de papel na mesa ou mesmo compartilhá-las com colegas de trabalho.

Além de ensinar esses cuidados de segurança a serem tomados diariamente, é preciso focar na importância da proteção dos dados, para que compreendam o perigo das ameças virtuais e os prejuízos graves que essas podem trazer à trajetória da empresa.

Investir em novas tecnologias é sempre importante para reduzir custos e aumentar a produtividade na organização. Porém, esses investimentos nunca podem perder de vista a segurança de dados internos e devem estar acompanhados de medidas que evitem problemas com vazamento de informações sensíveis


E então, gostou das nossas dicas? Não deixe de seguir as MXM Sistemas nas redes sociais (Facebook, Twitter,LinkedIn, YouTube) para conferir outras novidades e artigos como esse!

Compartilhe:

1 comentário em “5 dicas para melhorar a segurança de dados da sua empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.