Como garantir a segurança da informação na sua empresa? Confira estas 4 dicas!

Como garantir a segurança da informação na sua empresa? Confira estas 4 dicas!
Compartilhe:

Ter dados seguros e estratégicos em mãos e priorizar a preservação deles é o objetivo de todo gestor. Para isso, é necessário compreender como garantir a segurança da informação para não deixá-la exposta facilmente a qualquer pessoa mal-intencionada.

Hoje, mais do que nunca, ações maliciosas que visam invadir sistemas empresariais estão ainda mais aprimoradas. Por esse motivo, as empresas que não têm políticas adequadas para se protegerem colocam suas atividades e seus resultados planejados em risco.

Para tornar o ambiente corporativo mais seguro, é preciso entender esses aparatos que, apesar de essenciais, são desconhecidos de maior parte dos gestores. A seguir, você verá o que é a segurança da informação, qual sua real importância e dicas para manter seus dados seguros. Confira!

Qual a definição de segurança da informação?

Defender seus dados e mantê-los em segredo, principalmente os mais sensíveis, não é tarefa fácil. É por isso que existe um conjunto de medidas para assegurar as informações e guardá-las livres de possíveis ataques maldosos que colocam em risco a integridade e o valor delas — medidas chamadas de segurança da informação. 

Por que proteger as informações é tão importante?

É claro que as precauções utilizadas na hora de proteger as informações têm grande importância para as empresas. Sem estratégias adequadas, os riscos com invasões e com fraudes na comunicação são grandes, além de bagunçarem toda a organização.

Os dados levam a tomadas de decisões empresariais relevantes, seja interna, seja externamente, com os clientes, por exemplo. Logo, um ativo tão valioso como esse merece toda a atenção, uma vez que pessoas mal-intencionadas poderão se apropriar dessas informações para obter algum benefício próprio.

Como garantir a segurança da informação na empresa?

1. Utilizar um antivírus

Todos os dias são criados diversos malwares prontos para burlar a segurança dos seus dados. Por isso, é necessário investir na instalação de softwares antivírus que blindam de forma automatizada, sem a necessidade de uma equipe para realizar isso. No entanto, não basta apenas obter um bom programa. É preciso mantê-lo atualizado para garantir a identificação e o combate às mais novas ameaças em tempo integral.

2. Criptografar suas informações

Esse recurso é muito utilizado por grandes negócios, inclusive pelo WhatsApp, que protege os dados dos seus usuários por meio da criptografia. Isso impede que senhas ou outras informações, como conversas, sejam acessadas por hackers ou por outras maneiras.

A ideia por trás dessa tecnologia é embaralhar os caracteres por meio de chaves próprias que inviabilizam a leitura das informações, mesmo que elas tenham sido invadidas. Isso ajuda as organizações a protegerem as credenciais dos seus colaboradores, por exemplo.

3. Utilizar softwares de gestão integrado

Para quem reporta regularmente informações sobre o andamento dos projetos, um sistema integrado é uma boa solução. Os dados ficam armazenados em um único local e só são liberados para as pessoas autorizadas, o que garante a segurança dos processos, sem possíveis manipulações na comunicação.

4. Fazer backup e armazenar dados na nuvem

Incidentes com arquivos acontecem de vez em quando e causam grandes dores de cabeça. Por isso, fazer backup é o ideal, ou seja, ter cópias duplicadas das informações mais relevantes para quando houver esses problemas.

Uma das formas mais eficazes e seguras de realizar o backup é por meio do armazenamento em nuvem, que protege contra danos no computador. Isso significa que, se o usuário perder o meio físico em que estavam as informações, ele ainda sim consegue acessá-las remotamente e pode restaurá-las de forma rápida e fácil.

Os procedimentos para defender as informações precisam ser incluídos na rotina de qualquer empresa, inclusive na sua. Ao logo deste artigo, foi possível entender como garantir a segurança da informação e reforçar a integridade das tarefas organizacionais, o que evita a exposição de dados que causem danos à imagem da marca.

Para se aprofundar ainda mais nesse assunto, baixe o e-book sobre as vantagens de gestão de dados e arquivos em nuvem e coloque em prática tudo que você aprendeu.


Uma boa gestão empresarial só pode ser alcançada se todas as áreas da empresa estiverem alinhadas e bem administradas. Nesse kit separamos alguns ebooks que irão te auxiliar na conquista de uma gestão empresarial mais eficiente. Baixe gratuitamente:

cta kit de ebooks 01 1024x410 1

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.