4 vantagens que sua empresa ganha ao criar um portal do cliente

O consumidor moderno vive em uma era digital em que estão cada vez mais conectados em dispositivos e aplicativos graças à sua necessidade de acesso à informação e a respostas imediatas.

Essa facilidade conquistada por meio da tecnologia transformou os clientes em críticos dos produtos que compram e dos serviços que contratam. Com esse comportamento imediatista, ele basicamente precisa que, ao identificar um problema ou desejo, a marca já tenha apresentado a solução.

Ter um bom relacionamento com os clientes traz grandes benefícios à empresa e é tão importante quanto a qualidade dos serviços ou dos produtos oferecidos. Investir em fidelização garante destaque no mercado, voz aos seus defensores de marca e continuidade nos negócios.

Para cultivar e consolidar a relação e fidelizar seu cliente, algumas estratégias de marketing digital e de conteúdo devem ser adotadas, como a criação de um bom portal do cliente, por exemplo.

Quando bem planejado e alimentado, facilita a rotina, permite divulgar informações importantes e disponibiliza materiais, além de dar espaço para envolvimento dos clientes em grupos de discussão e facilitar o suporte ao serviço.

Para você entender os resultados obtidos com essa ferramenta, preparamos uma lista com 4 motivos para investir em um portal do cliente.

1. Diminuição de custos

Conquistar novos clientes custa mais do que fidelizar e manter felizes os que a empresa já tem. Deixar um cliente plenamente satisfeito faz com que ele indique seus serviços e retorne futuramente para novas compras, diminuindo o ciclo de compra e aumentando a lucratividade da marca. Para isso, você deve estar atento às necessidades do cliente e incorporar três atitudes: perguntar, ouvir e enxergar.

Ao construir uma base sólida de clientes fiéis você coloca em prática o marketing de defensores e deve levá-los em consideração na hora de definir estratégias promocionais ou o lançamento de campanhas.

2. Oportunidades de contato com os clientes

Contar as novidades e disponibilizar conteúdo interessante no blog do portal do cliente faz com que a sua marca também se torne fonte de informações e de soluções. Use as redes sociais como suporte para identificar as necessidades do seu cliente e para enxergar quem são os formadores de opinião.

A principal jogada aqui é despertar o interesse do cliente por meio de uma conversa direta e não apenas divulgar preços reduzidos, vantagens do produto e promoções. Seguindo uma linha inteligente e interessante, você terá um bom posicionamento na mente dele antes mesmo que a necessidade apareça.

3. Proximidade de relacionamento

Atualmente, uma das maiores necessidades do cliente é sentir que a marca que ele escolheu se importa com sua opinião e com sua satisfação. Dê voz ativa ao consumidor, permita que ele dê sugestões e faça reclamações, seja no ambiente físico da empresa, nas redes sociais ou no portal do cliente.

É importante ouvir e responder. Deixar o cliente falando sozinho está fora de questão! Agradeça as opiniões e, em hipótese alguma, ignore qualquer reclamação, em vez disso, seja atencioso e use a situação para reverter a situação a seu favor. De forma resumida, note, valorize e reconheça seu cliente para estabelecer vínculos.

4. Criação de valor

Satisfação e conexão dão valor à marca, por isso, o cliente fiel tende a sentir menos a variação de preço do produto. Ele leva em consideração as experiências positivas que ele próprio — ou outro consumidor — teve e se torna disposto a pagar um pouco mais pelo serviço por já conhecer a marca, se identificar com as práticas e apreciar a reputação.


Crie seu portal online

Por meio da tecnologia do MXM-Connect, o aplicativo Canal do Cliente permite que a sua empresa tenha um Portal de Relacionamento personalizado.

Canal do Cliente MXM-ConnectAlém dos recursos disponíveis na plataforma web, todo documento gerado através do seu sistema ERP, seja ele qual for, será publicado em uma tela de consulta. As informações incluídas ou alteradas em seu sistema serão automaticamente atualizadas no Canal do Cliente.

Você também acompanha prazos de pagamentos, valores, status, períodos, datas de vencimento, etc. O seu cliente será notificado sobre publicações e, com usuário e senha em mãos, terá acesso à relação de documentos liberados para ele. Com os arquivos organizados, atualizados e disponíveis é possível maior controle sobre as informações e administração de prazos.

Entre em contato com nossa equipe comercial para saber mais sobre como o aplicativo Canal do Cliente pode auxiliar no relacionamento com seus clientes: comercial@mxm.com.br


Agora que você sabe mais sobre as vantagens que a sua empresa terá ao criar um portal do cliente, queremos saber a sua opinião. Escreva nos comentários qual o seu objetivo em criar um site e quais ações você vai colocar em prática!

Um comentário em “4 vantagens que sua empresa ganha ao criar um portal do cliente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.