4 tendências de impacto no setor financeiro em 2018

O mundo financeiro vem evoluindo consideravelmente nos últimos anos. A quantidade de novos investidores tem crescido bastante à medida que o mercado se torna mais acessível. E, logicamente, novas tendências estão se formando no setor financeiro com a chegada de 2018. Diante desse cenário, para manterem-se relevantes, as instituições financeiras precisam se modernizar.

A questão aqui é: por onde começar. Mudanças são parte do dia a dia de qualquer empreendimento, afinal. Porém, saber onde focar para as grandes alterações ainda é muito importante. Pensando nisso, trouxemos aqui uma lista com as 4 principais tendências que devem impactar seu trabalho em 2018. Acompanhe:

1. Menos intermédio entre investidor e mercado

A criação de novos aplicativos e recursos dentro do setor financeiro já permite que muitos investidores façam suas operações sem a necessidade de um intermediário. Isso altera cada vez mais o valor que os profissionais de mercado possuem dentro desse esquema, o que é praticamente irreversível.

Naturalmente, isso impacta o papel que consultores e outros players têm nos investimentos que ocorrem diariamente. Para se manter relevante, uma instituição financeira pode precisar de mais do que uma licença de intermédio. Informação privilegiada para todos os clientes terá um valor cada vez mais alto a partir de agora.

2. Maior presença da Inteligência Artificial

Boa parte do trabalho de operação de mercado já é automatizada por softwares. Muitas aplicações hoje em dia são tão rápidas que não poderiam ser realizadas por um ser humano em tempo hábil. Porém, ainda é uma pessoa quem determina os critérios de cada ação, não a máquina em si.

Com o crescimento da inteligência artificial, pode ser que isso mude. A maior autonomia e capacidade de aprendizado das inteligências artificiais as torna ainda mais indicadas para lidar com oportunidades de investimento. Um diferencial muito forte para vários players de mercado.

3. Preocupação com segurança virtual

Junto com o aumento da tecnologia, o setor financeiro também ficou mais suscetível a ameaças virtuais. Hackers e malwares são cada vez mais comuns na internet, e eles podem encontrar seu caminho até grandes empresas e causar vários estragos. Roubo, falsificação, sequestro de dados, entre outros crimes.

Felizmente, há muitos recursos para se proteger contra esse tipo de ameaça. Os sistemas se tornam cada vez mais inteligentes a cada dia, detectando o perigo mais rápido e neutralizando a ameaça preventivamente. Se você já possui bastante tecnologia no seu negócio, saiba que seus investimentos em segurança serão ainda mais importantes.

4. Personalização aprofundada de serviços e produtos

Mais do que nunca, os clientes desejam um produto que atenda especificamente às suas necessidades. Por isso, a demanda cada vez maior por personalização e flexibilização de certos esquemas.

Investir nessas vantagens pode destacar bastante o seu negócio diante da concorrência, atraindo leads e fidelizando clientes de alto valor. O quanto antes você puder oferecer esse diferencial, melhor.


Agora que você conhece as principais tendências do setor financeiro para 2018, é hora de se preparar para ter um ano mais rentável. Quer mais dicas sobre o que deve fazer? Então consulte nosso artigo sobre a agenda fiscal para deste ano e veja exatamente o que precisa saber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *