Você sabe como elaborar um Balanced Scorecard? Um dos grandes segredos por trás de um empreendimento de sucesso é a capacidade do gestor de dar atenção e acompanhar de perto todos os projetos e equipes sob a sua responsabilidade.
No artigo de hoje, vamos falar sobre uma metodologia que tem ajudado gerentes e diretores de empresas a acompanharem a trajetória da organização rumo às metas e objetivos estabelecidos. Continue a leitura e saiba mais!
Qual a importância do Balanced Scorecard?
O Balanced Scorecard é um sistema prático e ideal para mensurar o desempenho da empresa em relação às metas e objetivos estabelecidos pela alta gestão da entidade. Para isso, ele leva em consideração 4 diferentes perspectivas: financeira, de mercado, de processos internos e de aprendizado.
Isso é importante porque permite a distribuição otimizada de recursos e esforços, levando sempre em consideração o foco nos resultados. É possível movimentar recursos financeiros, humanos e tecnológicos por entre diferentes projetos, a depender da necessidade de cada um.
Como montar um Balanced Scorecard?
A verdade é que não é difícil criar um Balanced Scorecard para a sua empresa. É preciso começar alinhando metas e objetivos vistos sob o prisma das 4 perspectivas: financeira, de mercado (ou clientes), de processos internos e de aprendizado.
Depois disso é só relacionar um indicador de desempenho para cada objetivo, assim é possível saber se alguma coisa não vai conforme o planejado. Por fim, deve-se estabelecer a iniciativa (ou estratégia) que vai dar concretude ao cumprimento das metas.
Parece simples, mas a ideia ainda pode estar um pouco vaga, não é mesmo? Por isso, vamos dar alguns exemplos práticos sobre como estabelecer objetivos, metas, indicadores e estratégias sob as 4 perspectivas em diferentes tipos de negócio. Confira!
1. Perspectiva financeira de um supermercado
Para um supermercado pode ser uma boa ideia ter como objetivo financeiro o aumento da receita da organização, já que isso amplia o volume de mercadorias que ela gira, fazendo com que consiga preços melhores junto aos fornecedores.
A partir disso, é necessário fixar a meta de aumentar o faturamento da loja em 30% durante o período de 6 meses. O indicador, nesse caso, será o próprio faturamento bruto da empresa, apurado pelo contador ou por um relatório emitido pelo software de gestão.
Mas, para chegar até os objetivos e metas, é preciso traçar uma estratégia. Assim, é necessário tirar as ideias do papel! Para isso, é interessante estabelecer como estratégia a criação de promoções.
2. Perspectiva de mercado (ou de clientes) de uma loja de móveis
Notando que o negócio está deixando de atrair o público mais jovem, o gestor pode fixar como objetivo de mercado a conquista de novos perfis de clientes.
A meta aqui é ampliar em 10% o faturamento da empresa, e um bom indicador pode ser o demonstrativo de resultado em exercício. Por fim, para tirar isso tudo do papel, o gestor pode tomar a iniciativa de ampliar o catálogo de produtos, incluindo itens mais modernos.
3. Perspectiva de processos internos de uma confecção
Aqui, um dos objetivos pode ser a abertura de novas praças de vendas. Com isso, espera-se atingir a meta de aumentar o faturamento da organização em 10% em 6 meses. Para medir o desempenho, uma opção é utilizar como indicador o demonstrativo de resultado em exercício.
A iniciativa escolhida pode ser a inauguração de uma loja virtual, fazendo o contato direto com o consumidor final.
Agora que você já sabe como elaborar um Balanced Scorecard, percebe que não há um bicho de sete cabeças escondido dentro da sua matriz, certo? Assim, é hora de colocar as mãos na massa e se tornar um gestor com uma visão mais ampla na tomada de decisões estratégicas.
Este post foi útil para você? Então deixe seu comentário e venha participar deste debate conosco!
Uma boa gestão empresarial só pode ser alcançada se todas as áreas da empresa estiverem alinhadas e bem administradas. Nesse kit separamos alguns ebooks que irão te auxiliar na conquista de uma gestão empresarial mais eficiente. Baixe gratuitamente: